
Nem toda provocação publicitária termina bem — e, desta vez, a BYD sentiu isso na pele após cutucar um ponto fraco da Stellantis.
A montadora chinesa teve uma campanha publicitária suspensa na Itália depois de uma denúncia feita pela rival, que se sentiu diretamente atacada.
A promoção, chamada de “Operação Purefication”, oferecia bônus de até R$ 66.700 para quem comprasse um carro da BYD e trocasse um modelo com correia banhada a óleo.
Coincidência ou não, esse é justamente o sistema utilizado nos motores PureTech da Stellantis, alvo de diversas críticas e recalls nos últimos anos.
Veja também
A campanha utilizava peças digitais e impressas com frases provocativas como: “Tem uma correia banhada a óleo? Sentimos muito que toda segunda-feira seja azul pra você.”
O órgão responsável pela regulação da publicidade na Itália, o IAP, considerou a ação desleal e difamatória, proibindo imediatamente a veiculação do conteúdo.
Segundo o IAP, a campanha infringia regras sobre comunicação enganosa, publicidade comparativa injusta e desvalorização de concorrentes.

A Stellantis comemorou a decisão como uma vitória pela proteção dos consumidores e contra práticas comerciais agressivas e desleais.
A BYD, por sua vez, não se manifestou oficialmente sobre a censura, embora o impacto da marca no mercado italiano seja inegável.
Em apenas um ano, a empresa saltou de pouco mais de 2 mil unidades vendidas em 2024 para 23.621 carros comercializados em 2025.
Por trás da campanha, está Alfredo Altavilla, ex-executivo da Fiat e FCA, hoje liderando a ofensiva europeia da BYD.
O crescimento acelerado da marca chinesa tem chamado a atenção da concorrência, que agora reage não apenas no mercado, mas também nos tribunais e conselhos reguladores.
A estratégia de destacar defeitos alheios para vender mais EVs pode até ser eficaz, mas exige cuidado com os limites legais e éticos da publicidade.
Resta saber se a BYD vai recuar ou preparar uma nova resposta à altura, agora com um tom menos agressivo e mais difícil de ser barrado.
Por enquanto, a ação serviu para acirrar ainda mais os ânimos entre as montadoras e mostrou que, na guerra por espaço na Europa, toda jogada será observada de perto.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










