Proposta sugere carteira específica para dirigir SUV na Europa

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Uma proposta de lei será analisada pela Comissão Europeia por meio do Parlamento Europeu, que pode mexer com o mercado de veículos no velho continente.

A deputada francesa do Parlamento Europeu, Karima Delli, apresentou uma proposta que cria uma licença de motorista adicional a atual carteira B, sendo esta chamada de carteira B+.

Trata-se de uma licença adicional para veículos acima de 1.800 kg de peso e que tem como alvo os SUVs, categoria que Delli entende que tem impacto ambiental maior na Europa.

Com peso excessivo e pouco aproveitamento de espaço, os SUVs são vistos na proposta como carros ineficientes que precisam ser contidos no mercado europeu.

O mesmo se vale das picapes, consideradas da mesma forma pela eurodeputada, mas a proposta incorre em um erro que certamente gerará uma alteração no texto ou mesmo sua rejeição.

Acontece que entre os veículos que pesam mais de 1.800 kg estão os carros elétricos… A maioria deles pesa perto de duas toneladas e muitos ultrapassam isso com facilidade, tendo os mais pesados em torno de 2,5 toneladas.

Acreditamos que Delli não tenha pensado nisso, já que a Comissão Europeia e o próprio parlamento do continente empurram enorme pressão sobre os fabricantes para colocarem cada vez mais carros elétricos no mercado, mas eles pesam muito devido às enormes baterias.

Isso também afetaria os motoristas profissionais, já que a carteira B na Europa é como aqui, usada para atender também veículos comerciais leves de até 3,5 toneladas.

Além disso, a proposta também impede que novos condutores rodem acima de 90 km/h em estradas e não antes dos 21 anos, assim como também há restrição de circulação para motoristas novos entre 00:00h e 06:00h para reduzir os sinistros.

Para idosos, a proposta francesa reduz de 10 para 7 anos, a renovação da licença de dirigir com exame médico e psicotécnico para pessoas acima de 60 anos, 5 anos para quem tem mais de 70 anos e 2 anos para acima de 80 anos.

[Fonte: Político ]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X