Proposta vai exigir mais segurança dos carros nos EUA

Abre F250
Abre F250

Uma proposta está sendo feita por um regulador da NHTSA e, se aprovada, pode impactar fortemente o desenvolvimento de veículos essencialmente feitos nos EUA, como as picapes grandes, por exemplo.

A proposta é de um redesenho desse tipo de veículo, assim como de SUVs grandes, de modo a reduzir os ferimentos em pedestres atropelados.

A questão ano após ano é levantada nos EUA, onde esses veículos, classificados como caminhões, no caso das picapes, sempre geram apreensão quanto à proteção de pedestres.

Na Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário, a proposta tem ganhado força e o argumento interno é: “Esta proposta garantiria que plataformas exclusivamente americanas, como picapes, forneceriam o nível proposto de proteção para a cabeça de pedestres”.

Sobre a nova proposta, a associação dos fabricantes ainda não se pronunciou, mas anteriormente, quando a questão das picapes e SUVs grandes foi levantada, eles disseram que isso “exigirá sistemas mais caros que não melhorarão a segurança do motorista ou do pedestre”.

Por ora, o assunto ainda não passa de uma discussão interna na NHTSA, mas as discussões na agência sempre vão parar no congresso americano e se os congressistas levantarem a bandeira, refletindo nas ações da Casa Branca, as picapes terão mudanças substanciais.

A NHTSA, por exemplo, já conseguiu que uma resolução obrigue carros, picapes e SUVs vendidos nos EUA, a terem sistemas de frenagem automática de emergência até setembro de 2029.

Mesmo com tais sistemas, as frentes elevadas das picapes grandes ainda são um grande risco para pedestres e mesmo para veículos pequenos.

A pressão por mais segurança sempre coloca os fabricantes de veículos nos EUA no dilema de implementar mudanças ou tentarem atrasá-las o maior tempo possível.

Os custos sempre são a primeira barreira encontrada pelos fabricantes para introduzir sistemas e tecnologias que reduzam os riscos de morte dos pedestres.

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Categorias EUA

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X