A colaboração entre Volkswagen e Rivian está avançando, mas os frutos dessa parceria levarão mais tempo para aparecer nas ruas.
De acordo com Thomas Schäfer, CEO da marca VW, o primeiro modelo Volkswagen a incorporar a tecnologia da Rivian será o icônico hatchback Golf, que ganhará uma versão elétrica em 2029.
O Golf, que há anos é um dos carros mais populares na Europa, será o ponto de partida para a integração da nova arquitetura elétrica desenvolvida em conjunto pela Volkswagen e Rivian.
Schäfer chamou o modelo de “produto de grande volume” e disse que a versão elétrica marcará a nona geração do veículo.
Embora o Golf seja um sucesso na Europa, o modelo atualmente não é vendido nos EUA, exceto nas versões esportivas GTI e R. Isso significa que a chegada da tecnologia Rivian para consumidores americanos poderá demorar ainda mais.
Antes do Golf EV, a nova plataforma será introduzida em modelos premium das marcas Porsche e Audi, com previsão de lançamento já em 2027.
Schäfer não revelou quais modelos específicos receberão a tecnologia, mas rumores apontam para possíveis atualizações no Porsche Taycan ou um novo SUV elétrico de três fileiras posicionado acima do Cayenne.
Inicialmente, esperava-se que a parceria com a Rivian fosse inaugurada com o projeto Trinity da Volkswagen, uma nova linha de veículos com foco em condução autônoma avançada.
No entanto, o lançamento do Trinity foi adiado para 2032, quase uma década após a data originalmente prevista.
Segundo Schäfer, o adiamento ocorreu porque o Trinity nunca foi projetado como um veículo de alto volume, enquanto o Golf oferece uma oportunidade mais ampla para a introdução da tecnologia.
A nova arquitetura elétrica e eletrônica desenvolvida por Volkswagen e Rivian será altamente versátil, planejada para ser utilizada em veículos de diversos tamanhos, desde compactos urbanos até SUVs grandes.
A Volkswagen já é conhecida por sua expertise em plataformas modulares, como a MQB, que suporta uma ampla gama de veículos.
Com a colaboração Rivian-VW prometendo uma revolução nos sistemas eletrônicos e na conectividade dos veículos, a expectativa é que a Volkswagen mantenha sua liderança em tecnologia e se fortaleça contra concorrentes como Tesla.
No entanto, o longo prazo para implementação pode testar a paciência dos consumidores e a capacidade da empresa de se manter relevante em um mercado automotivo em rápida evolução.
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