Próxima geração do Nissan GT-R pode chegar dentro de 3 anos, e super esportivo vai ter algum tipo de propulsão elétrica

nissan gtr gt r (5)
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Após mais de 15 anos de reinado absoluto, o lendário Nissan GT-R R35 saiu de cena em fevereiro, encerrando uma era marcada por alto desempenho e forte presença no imaginário dos entusiastas.

Mas, ao contrário do silêncio e mistério que vinham marcando os últimos meses, a marca japonesa finalmente começou a revelar seus planos para o sucessor. E sim, o futuro GT-R será híbrido.

O diretor de planejamento da Nissan na América do Norte, Ponz Pandikuthira, confirmou que a próxima geração do superesportivo japonês combinará um motor V6 turbo com algum tipo de propulsão elétrica .

A previsão de lançamento gira em torno de três a cinco anos, ou seja, entre 2027 e 2029 — uma data bastante simbólica, já que coincide com o 20º aniversário do R35.

nissan gtr gt r (2)
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Essa decisão por um conjunto híbrido vem após mais de um ano de especulações sobre a possibilidade de o novo GT-R ser totalmente elétrico.

A própria Nissan alimentou essa expectativa com o conceito Hyper Force, revelado em 2023, que trazia um logotipo estilizado remetendo ao GT-R atual.

Porém, segundo Pandikuthira, os testes com protótipos 100% elétricos mostraram limitações importantes, principalmente quando se fala de desempenho em pista.

“É como se ele conseguisse dar uma volta em Nürburgring e depois você tivesse que recarregar.

E essa recarga levaria tempo. Simplesmente não é autêntico”, explicou o executivo, apontando a pouca autonomia sob uso extremo como um entrave para um GT-R elétrico puro.

nissan gtr gt r (7)
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Com isso, o foco passou a ser o desenvolvimento de uma motorização híbrida que mantenha a alma do GT-R: alto desempenho, durabilidade e capacidade de uso intenso em pista.

Pandikuthira revelou que a Nissan ainda está estudando qual tipo de sistema híbrido utilizará: uma configuração convencional ou um híbrido plug-in.

O executivo disse também que gostaria de ver o novo GT-R oferecendo até 110 km de autonomia elétrica, o que exigiria uma bateria de aproximadamente 30 kWh de capacidade — um número expressivo para um esportivo.

Mesmo sem uma definição exata de arquitetura, já é possível prever o caminho que o novo GT-R vai seguir: manterá o lendário motor de seis cilindros biturbo, agora aliado a um sistema elétrico de apoio que deve elevar ainda mais sua performance.

Além disso, o uso de eletrificação permitirá que o esportivo atenda às regulamentações de emissões, principalmente na Europa e Japão.

Com isso, o R36 GT-R promete preservar a tradição de brutalidade e inovação do modelo, ao mesmo tempo que se adapta às novas exigências do mercado automotivo global.

Se a promessa se cumprir, a próxima geração do Godzilla não só manterá sua reputação de carro matador em pista, mas também será mais eficiente e alinhada com o futuro da mobilidade.

Agora, resta aos fãs da linhagem GT-R aguardar — com alguma ansiedade — a chegada do sucessor do R35. A julgar pelas informações reveladas até agora, a espera poderá valer cada segundo.


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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.