O Dacia Sandero é hoje o carro mais vendido do mercado europeu e também é um dos carros mais baratos que alguém pode adquirir no velho continente. O compacto da marca romena é um importante Player no mercado europeu por ir na contramão do segmento, onde os principais produtos apresentam tecnologia e acabamentos superiores.
Essa interessante característica do Dacia Sandero faz com que ele seja um alvo da eletrificação, haja visto que o seu volume de vendas exigirá dele um corte substancial nas emissões de CO2. No momento, a dácia consegue manter o Sandero como um carro comum, não exigindo dele qualquer tipo de eletrificação que seja mais custosa.
Mas isso mudará nos próximos anos, visto que a eletrificação da Europa e a pressão da comissão Europeia sediada em Bruxelas , pressionar a dácia para que o Sandero e outros modelos da marca sejam eletrificados de alguma forma Não importando a tecnologia que seja empregada.
O que se sabe agora é que o próximo Sandero, que deve aparecer por volta de 2028, surgirá como um carro elétrico de extremo baixo custo. Essa é uma característica imprescindível para que o Dacia Sandero continue a ser um carro acessível para os consumidores europeus, ou seja, precisa ter um preço muito baixo para competir com os carros chineses que chegam com preços bem agressivos.
O projeto da divisão Ampere da Renault prevê o uso da plataforma elétrica AmpR Small, que compartilha elementos com a CMF-B do modelo atual, incluindo partes estruturais. Assim, a carroceria do Sandero elétrico e do “Stepway” não deve diferir de seus irmãos com motor de combustão interna.
Segundo o site FCE, é muito provável que a sua chegada signifique o desaparecimento do veterano elétrico Dacia Spring, que hoje é importado da China. Aliás, a produção desse novo Sandero elétrico deve ocorrer no Marrocos, reduzindo ainda mais os custos de produção com a mão de obra mais barata.
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