
O Volkswagen Golf já teve um motor VR6 dentro de seu cofre e até mesmo um W12 foi colocado na cabine do hatch médio de sempre dos europeus, mas isso foi só uma brincadeira… Bem, agora a coisa voltou a ficar séria.
Segundo a revista britânica Autocar, o próximo Golf R deixará o tradicional EA888 2.0 TSI de 333 cavalos e usará o poderoso EA855 que, para quem não sabe, é o último cinco em linha do grupo alemão.
Como se sabe, a VW-Audi já teve diversos motores de cinco pistões em linha e até em “V” de 15 graus, chegando mesmo a vir ao Brasil nas formas da icônica Audi RS2 e da raríssima VW Caravelle.
No caso do Golf R, ele nunca usou o EA855, que já equipou o Audi TT-RS, assim como o atual Audi RS3 e até mesmo o Cupra Formentor VZ5, por exemplo.
Veja também

Em 2023, Sebastian Grams, ex-diretor administrativo da Audi Sport, revelou que haveria um longo caminho para o EA855 no mercado europeu, apesar das preocupações relativas ao Euro 7.
Na época, o RS3 Performance Edition foi o mais potente com o 2.5 TFSI, entregando 407 cavalos e 50,8 kgfm, mas apenas 300 exemplares foram feitos nessa calibração, retornando aos 400 cavalos e 48,8 kgfm.
Hoje, o RS3 vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, enquanto o Golf R atual consegue o mesmo em 4,6 segundos, mas isso pode mudar com o uso do 2.5 TFSI que, mesmo que o hatch best-seller da VW alcance 3,9 segundos, já será uma vitória enorme para o popular.
Diferentemente do Golf GTI e de seus irmãos GTD e GTE, o Golf R só existe com tração permanente nas quatro rodas 4Motion, dispondo de um conjunto calibrado para alta performance em pista ou estrada.
Com a adição do EA855, o Golf R precisará somente de ajustes para entregar o que sabe fazer com muito mais força que atualmente…
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias