Pulse Abarth: esportivo com motor 1.3 Turbo de 185 cv

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O Pulse Abarth chegou ao mercado brasileiro no final de 2022 com uma grande responsabilidade: atuar num concorrido segmento carregando o famoso sobrenome da marca de esportivos.

Essa aposta da Fiat envolveu acrescentar mudanças exclusivas em sua parte mecânica, além do motor 1.3 turbo que a marca já usava em outros modelos. Será que a receita deu certo?

Confira tudo sobre o Pulse Abarth!

Pulse Abarth – versões

  • Pulse Abarth Turbo 270 AT 0km
  • Pulse Abarth Turbo 270 AT 2023

Cores disponíveis: Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional); Branco Banchisa com teto Preto Vulcano e Vermelho Montecarlo com teto Preto Vulcano (sólidas, R$ 990); Cinza Strato com teto Preto Vulcano (especial, R$ 1.490).

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Veja nosso teste do Pulse Abarth.

Pulse Abarth – equipamentos

Pulse Abarth Turbo 270 AT 2023 – motor 1.3 turbo, com 180/185 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira.

SEGURANÇA: ADAS: AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (comutação automática de farol alto), airbags (4) – frontal (2), tórax e cabeça (2), alarme antifurto, alerta de não utilização do cinto de segurança (5) – motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3), apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, ASR (controle eletrônico de tração), brake-light, cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura, cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos, ESP (controle eletrônico de estabilidade), ESS (sinalização de frenagem de emergência), freios ABS com EBD, Isofix, Hill Holder (assistente de partida em rampa), alertas de limite de velocidade e manutenção programada, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, estepe temporário, freio de estacionamento eletrônico, iTPMS (monitoramento de pressão dos pneus), Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), travas elétricas com travamento automático a 20 km/h, entre outros.

CONFORTO: espelho no para-sol lados motorista e passageiro, abertura elétrica do bocal de abastecimento, alto-falantes dianteiros (2), alto falantes traseiros (2) e antena, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis, bancos revestidos em couro, console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos, direção elétrica, limpador e lavador do para-brisa com intermitência, luz de cortesia nos espelhos retrovisores externos (luz de poça), piloto automático (cruise control), retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, saída de ar para o banco traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, volante em couro com regulagem de altura e profundidade, entre outros.

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TECNOLOGIA: ar-condicionado automático e digital, câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, central multimídia com tela de 10,1 polegadas touchscreen, com Apple Carplay e Android Auto wireless, comandos de voz, Bluetooth, MP3, rádio AM/FM, portas USB (2) do tipo A e tipo C, painel de instrumentos de 7 polegadas full digital com medidor de pressão do turbo, comandos de áudio e painel de instrumentos no volante, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Connect////me – serviços conectados, Key less Entry’n go, hodômetro digital (total e parcial), modo poison com botão de acionamento no volante, paddle-shifters, partida remota via chave canivete, sistema de navegação GPS, USB traseira (tipo A), wireless charger (carregador do celular por indução), entre outros.

EXTERIOR: emblemas Abarth, Fiat Flag na grade, faixas decorativas, para-choque exclusivo, ponteira dupla do escapamento, faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps, faróis e lanternas em LED, luzes diurnas (DRL) em LED, repetidores de seta laterais em LED, retrovisores externos com rebatimento elétrico, regulagem elétrica e função tilt down, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 215/50 R17, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, teto bicolor, entre outros.

Pulse Abarth – preços

Confira o preço do Pulse Abarth nas concessionárias, bem como o valor do único modelo usado que temos atualmente no mercado (com base na tabela Fipe):

  • Pulse Abarth Turbo 270 AT 0km – R$ 149.990
  • Pulse Abarth Turbo 270 AT 2023 – R$ 138.945

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Pulse Abarth – motor

O grande destaque do Pulse Abarth, lançado pela Fiat no Brasil em novembro de 2022, é seu motor 1.3 turbo. Mas não foi apenas isso que a marca italiana fez para tornar esse modelo um esportivo digno do nome.

Antes disso, porém, vamos falar sobre seu conjunto mecânico. Já conhecido por aqui de outros carros do grupo, o motor de 1,3 litro transversal tem turbocompressor, injeção direta, 4 cilindros em linha e 16 válvulas.

Ele entrega 180 cavalos na gasolina e 185 cv com etanol, a 5.750 rpm, além de 27,5 kgfm de torque com qualquer um dos dois combustíveis, a 1.750 rpm. Ligado a ele está o câmbio automático Aisin de 6 velocidades, com conversor de torque.

Dito tudo isso, vamos falar sobre as mudanças exclusivas do Pulse Abarth. Elas começam pelo modo Poison, com botão no volante que altera a resposta do acelerador e os parâmetros do sistema de comando de válvulas.

O câmbio automático também foi ajustado, assim como o controle de estabilidade (no modo Poison). Para melhorar sua dirigibilidade, o italiano ainda recebeu uma suspensão 10 mm mais baixa, molas e amortecedores mais firmes, entre outros ajustes.

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Pulse Abarth – desempenho

O desempenho de um carro é algo importante em qualquer situação, mas isso se torna ainda mais relevante quando falamos de um modelo esportivo.

Confira o tempo de aceleração até os 100 km/h e a velocidade máxima do Pulse Abarth:

  • Pulse Abarth Turbo 270 AT – 7,6 segundos e 215 km/h

Pulse Abarth – consumo

CONSUMO CIDADE

  • Pulse Abarth Turbo 270 AT – 6,8 km/l com etanol e 10 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

  • Pulse Abarth Turbo 270 AT – 8,8 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina

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Pulse Abarth – manutenção e revisão

A Fiat oferece uma garantia de 3 anos para o Pulse Abarth, assim como faz com outros modelos em sua linha. Seu plano de manutenção, necessário para manter essa cobertura, envolve paradas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Confira os valores de cada revisão do esportivo italiano:

  • 10.000 km ou 1 ano – R$ 760
  • 20.000 km ou 2 anos – R$ 880
  • 30.000 km ou 3 anos – R$ 760
  • 40.000 km ou 4 anos – R$ 1.080
  • 50.000 km ou 5 anos – R$ 792
  • 60.000 km ou 6 anos – R$ 1.452

Pulse Abarth – ficha técnica

Motor

1.3 Turbo

Tipo Dianteiro, transversal, turbo e flex
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1.332
Válvulas 16
Taxa de compressão 10,5:1
Injeção eletrônica de combustível Direta
Potência Combinada 180 cv (G) e 185 cv (E) @ 5.750 rpm
Torque Combinado 27,5 kgfm (G) e 27,5 kgfm (E) @ 1.750 rpm
Transmissão
Tipo Automático de 6 marchas, com conversor de torque
Tração
Tipo Dianteira
Freios
Tipo Disco ventilado / Tambor
Direção
Tipo Elétrica
Suspensão
Dianteira Independente, McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve de 17 polegadas
Pneus 215/50 R17
Dimensões
Comprimento total (mm) 4.115
Largura sem retrovisores (mm) 1.777
Altura (mm) 1.544
Distância entre os eixos (mm) 2.532
Capacidades
Porta-malas (litros) 370
Tanque (litros) 47
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 400
Peso em ordem de marcha (kg) 1.281
Altura mínima do solo (mm) 188

Fonte Fiat

Pulse Abarth – fotos

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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.