Mercado

Quais são os carros automáticos que ainda tem 4 marchas?

performance1-700x416 Quais são os carros automáticos que ainda tem 4 marchas?

Apesar da chegada de tecnologias mais recentes, tais como o câmbio de dupla embreagem, por exemplo, o mercado nacional ainda dispõe de muitos modelos com transmissão automática com apenas quatro marchas. Baixo custo ou incapacidade técnica? Aparentemente o motivo mais lógico é o primeiro.



Mas ainda assim, não se justifica economizar com uma caixa de quatro longas marchas, quando a tendência mundial é partir de seis velocidades, chegando mesmo em nove relações e com previsão confirmada para dez. Nesta matéria vamos relacionar os modelos vendidos no Brasil que ainda adotam o câmbio automático com quatro marchas.

Abaixo, todas as opções de modelos automáticos com 4 marchas no Brasil:

• Citroën C3 1.6 Exclusive – R$ 54.990
• Citroën C3 Picasso 1.6 GLX – R$ 53.890
• Citroën C3 Picasso 1.6 Exclusive – R$ 58.990
• Citroën C3 Aircross 1.6 GLX – R$ 58.690
• Citroën C3 Aircross 1.6 GLX Atacama – R$ 59.480
• Citroën C3 Aircross 1.6 Exclusive – R$ 64.390
• Citroën C3 Aircross 1.6 Exclusive Atacama – R$ 65.190
• Citroën C4 Hatch 2.0 GLX Competition – R$ 58.490
• Citroën C4 Hatch 2.0 Exclusive Sport – R$ 64.990
• Hyundai HB20 Comfort Style 1.6 – R$ 47.595
• Hyundai HB20 Premium Áudio BTH 1.6 – R$ 50.095
• Hyundai HB20 Premium BlueNav 1.6 – R$ 52.590
• Hyundai HB20S Comfort Style 1.6 – R$ 50.295
• Hyundai HB20S Premium Áudio BTH 1.6 – R$ 52.795
• Hyundai HB20S Premium BlueNav 1.6 – R$ 55.290
• Hyundai HB20X Style 1.6 – R$ 51.955
• Hyundai HB20 Premium Áudio BTH 1.6 – R$ 54.455
• Hyundai HB20 Premium BlueNav 1.6 – R$ 56.950
• Hyundai Tucson 2.0 Flex – R$ 69.000
• Kia Picanto 1.0 – R$ 41.900
• Kia Carens 2.0 C.162 – R$ 70.800
• Kia Carens 2.0 C.167 – R$ 80.700
• Mitsubishi TR4 2.0 4×2 – R$ 71.390
• Mitsubishi TR4 2.0 4×4 – R$ 77.390
• Mitsubishi Pajero HPE V6 3.5 Flex – R$ 146.990
• Nissan Livina S 1.8 – R$ 48.990
• Nissan Livina X-Gear 1.8 – R$ 52.990
• Nissan Grand Livina SL 1.8 – R$ 59.990
• Peugeot 208 Griffe 1.6 – R$ 55.990
• Peugeot 308 Allure 2.0 – R$ 64.990
• Peugeot 408 Allure 2.0 – R$ 63.990
• Renault Sandero Privilége 1.6 – R$ 46.600
• Renault Sandero Stepway 1.6 – R$ 50.790
• Renault Duster Dynamique 2.0 – R$ 65.750
• Renault Duster Tech Road 2.0 – R$ 66.650
• Renault Duster Tech Road II 2.0 – R$ 67.050
• SsangYong Actyon A200XDi 2.0 diesel – R$ 98.145
• Suzuki Grand Vitara 2.0 4×2 – R$ 86.990
• Suzuki Grand Vitara 2.0 4×4 – R$ 94.990
• Suzuki Grand Vitara 2.0 4×2 Limited Edition – R$ 89.890
• Suzuki Grand Vitara 2.0 4×4 Limited Edition – R$ 97.890
• Suzuki SX4 2.0 AWD – R$ 70.990
• Suzuki SX4 2.0 Mormaii AWD – R$ 73.380
• Toyota Corolla XLi 1.8 – R$ 66.010
• Toyota Corolla GLi 1.8 – R$ 68.280
• Toyota Corolla XEi 2.0 – R$ 77.220
• Toyota Corolla Altis 2.0 – R$ 86.790
• Toyota Corolla XRS 2.0 – R$ 78.700

COMPARTILHAR:
  • Guilherme Rezende

    Pelo visto,os AT com 4 marchas ainda são maioria no mercado,se eu estiver errado,ainda bem

    • MarcosBittencourt

      17 modelos de motores/transmissão. Se for tirar os repetidos.

    • Pedro_Rocha

      Se só agora nos livramos do último câmbio MT4 do mercado (Kombi), câmbio AT4 ainda é luxo!

  • Cassianoccm

    Vou dizer pra vocês que prefiro muito mais um AT4 do que um câmbio automatizado de uma embreagem, principalmente por causa da manutenção.

    • Maycon102

      Eu sou meio suspeito a dizer pois tenho um Corolla kkkkk. Mas acho o AT4 eficiente o bastante para meu uso urbano e viagens. Gostei da matéria justamente porque acabei de ver que são muitas outras marcas que usam 4 velocidade e não apenas o Corolla que sempre foi crucificado. Vi pessoas idolatrando o 308 e 408 como melhores em seus seguimentos, mas o AT4 está lá… bem quetinho por debaixo de mesa não só neles, mas em muitos carros de sucesso.

      • Cassianoccm

        Ando muito com o 307 Feline do meu avô e dentro da cidade ele dá conta do recado. Claro que existe o buraco da 3ª marcha e a indecisão em certos momentos, mas ainda é melhor do que o Fox I-Motion que dirigi, tranco demais e tem aquele barulho insuportável do sistema. Inclusive estou pensando seriamente em comprar um Corolla como próximo carro, não acho que o AT4 seria um problema para mim.

        • Maycon102

          Espero o novo estão , dizem que virá com 5.

          • Cassianoccm

            O novo Corolla virá com câmbio CVT, "com sete marchas". Eu quero comprar um usado mesmo, dê preferência um XEi 2.0

            • Maycon102

              Vai ser uma ótima escolha, certeza te dou que o câmbio será despercebido com tantas qualidades do conjunto. Meu padrasto tem um XEI 2.0…

              • saosao

                Em casa temos 2 Corollas AT, e a minha única reclamação é que em estrada sinto falta de 1 ou 2 marchas a mais para uma condução AINDA mais confortável. Porém como todos sabemos, o sistema do Corolla é bem eficiente e vc pouco percebe quando ele troca de marcha.

      • bandaxadibar

        Tenho um c4 hb com at4. Sem reclamacoes neste cambio, o que importa e' nao ter embreagem

        • Maycon102

          boa kkkk também acho.

      • Fabio D.

        O "Vovô" com AT4 não é nem um pouco ruim, muito pelo contrário… Meu sogro teve alguns Corollas, sempre automáticos, e eram muito bons de andar. Até ele ter a brilhante ideia de comprar um… City! Tão brilhante que tá esperando o modelo 2014 do Toyota pra voltar à regra huauahhuaahu

  • Tosca16

    NA o Tiggo que desde esse mês é oferecido automático também é 4 marchas ou não ? Tirem essa minha dúvida.

    • afonso200

      86 mil num corola só porque tem xenon e banco eletrico, é o fim do comunismo o brasil

      • Evandro

        cara, pra mim, mesmo que viesse todo o possível e imaginário em um corolla não deveria chegar nem perto dos 86k

      • Rafael Santos

        com 86 mil dá pra comprar um Volvo usado, ou até mesmo um Legacy H6 2008. Sobra dinheiro pra revisão e fazer uma viagem bacana.

    • Edson Roberto

      Sim é de 4 marchas.

      E o pior… é o cambio AL4.

      • Tosca16

        Mas vá que eleve as vendas, é o 1° chinês com essa configuração disponível…

        • Edson Roberto

          Com um cambio ruim? Prefiro deixar de lado… ainda que isso consiga novos compradores.

          • Tosca16

            é por mais que seja ruim é o mesmo da maioria dos concorrentes que oferecem a versão automática mas com preço bem abaixo destes , tipo é a mesma porcaria ou ruindade mas por um preço menos abusivo … Tipo pra quem nunca teve um carro deste tipo e o chinês lhe pareceu bom negócio vá que dê certo… Agora é claro se fosse um mais moderno, 5 marchas nem digo 6 seria bem melhor.

          • Tosca16

            E olhe que o Duster começa com 65 mil reais… o Tiggo se chegar é uns 59 mil de tabela mas na prática uns 47 leva-se … Já ví anuncio deste modelo restiizado à R$ 51.900,00 claro manual .

      • Pedro_Rocha

        A Chery vai usar o AL4 utilizado pela PSA? Onde você conseguiu essa informação?

        • Edson Roberto

          Eu fui atrás de uma informação passada por um dos comentaristas. Na Australia, vc verá foruns que falam a respeito.

          Inclusive no site da Chery Australiana se referem ao código de cambio DP0 que originalmente é de uma parceira com a Renault em desenvolvimento desse cambio só que com calibrações da Renault para o mesmo. Só que o conversor e a carcaça para lubrificação, filtros, é igual. E como houveram os mesmos problemas na PSA em relação ao cambio, concluo que DP0, AL4 e AT8 são os mesmos cambios (ainda que o AT8 seja um aumento na carcaça de lubrificação e mudanças de componentes do conversor de torque).

  • MakotoNet

    Haja coragem pagar 147 mil num carro com cambio de 4 marchas rs

  • SaulowR32

    Não sei qual é a maior vergonha da lista…

  • Fanjos

    Nossa é carro pra caramba usando esse museu….maaaaas ainda prefiro um AT4 que um Trancologic ou iTranco nojento

  • Daniel

    Os Peugeot 308 e 408 ja nao possuem mais o cambio de 4 marchas, apenas 6 marchas. Tenho um Peugeot 307 Feline Tip Tronic 4 marchas e acho que o desempenho eh muito bom.

    • granrs78

      Correto, e tbm as novas Pajero Dakar e L200 tbm aboliram esses cambios com 4 marchas, e estão utilizando cambios com 5 marchas.

  • ze oliveira

    Mitsubishi L200 Triton HPE 3.2 diesel – R$ 126.990 NAO MAIS. Modelo 2014 ja usa transmicao 5 velocidades

  • pablobmw

    Citroën C3 Aircross 1.6 Exclusive Atacama – R$ 65.190, será que alguém compra este modelo e acha que está fazendo um bom negócio? Kkkk

    • Pedro

      Pior é que compra… tenho um vizinho que comprou um desse branco, ficou rodando quase uma semana sem placa pra mostrar que é novo.. cada babaca nesse mundo

      • Edson Roberto

        Olha me desculpa…. "ficou rodando sem placa" para mostrar o veiculo? Exagero. O maximo foi correr atrás de documentação para emplacamento.

        • pablobmw

          Não duvido nada que tenha quem rode sem placa nuns dias para mostrar que tá de carro novo, em vista que ele pouco mudou de um ano para outro.

  • Paulo

    Pessoal, não sei porque a vergonha. Eu tenho um Corolla XEi e não troco por um Civic, Lancer ou Sentra, e acho o câmbio excelente. Só pra ter uma idéia, estou com 507 km rodados e o tanque está acabando, porém estou utilizando álcool, o consumo está excelente, claro que utilizei 95% em estrada, mas tem carros 1.4 manuais que não fazem esta média. E estes carros com câmbio de 4 marchas, se você colocar um de 6 não vai fazer milagre, o máximo que melhora é 10%, e olhe lá…

    • jcperes

      Mas você deve levar em conta que o tanque do Corolla tem 60 litros. Os carros com motor 1.4 vendidos por aqui têm (ou tinham) tanques menores:
      Celta – 46 litros
      C3 – 47 litros
      Uno/Palio/Siena – 48 litros
      Peugeot 207 – 50 litros
      Palio Weekend – 51 litros
      Onix/Prisma – 54 litros

      Você pode percorrer mais com um tanque, mas também gasta mais para enchê-lo. Esta não é uma medida de comparação confiável. Uma comparação melhor poderia ser feita se vc tivesse um carro 1.4 MT e comparasse o consumo em km/L com seu Corolla AT. Comparar entre motoristas diferentes já elimina boa parte da exatidão, pois cada um tem uma forma de dirgir, trafega por percursos diferentes, etc.

      • Maycon102

        Bom eu tenho uma medida confiável, meu 1.8 AT faz na cidade 10/11 e chegou a fazer 17 na estrada. kkkk

        • DCald

          andando a 60km/h? ou a 140km/h? subindo serra ou andando em estradas planas?

          tudo isso faz variar bastante…
          Com meu C4 hatch, fiz 15,2km/l entre RJ e Curitiba… isso pq fiquei 2 hs parado na serra do cafezal com motor ligado por causa do AC. AC ligado 100% do tempo, 4 pessoas mais bagagem.
          No mesmo trajeto já fiz média de apenas 11km/l… com apenas o motorista… (o que mudou foi "apenas" a velocidade…)

          • saosao

            Comparar consumo aqui é dar a cara à tapa, pois cada um tem um parâmetro para medir e raramente alguém vai acreditar.
            No meu caso, tenho um Civic AT4 2004 gasolina. Não é novo, já é bem usadinho. 165 mil km.
            Entre SP e Piracicaba, indo pela rod. dos Bandeirantes, estrada lisa, algumas subidas, limite de 120km/h. Minha velocidade média era de 120km/h com máxima de 170km/h, A/C ligado 50% do tempo.
            Tenho pé leve, de forma que para atingir altas velocidades vou pisando devagar e constantemente, sem fazer kick down.
            Saí de SP com o tanque já seco, coloquei R$50,00 e consegui ir até Piracicaba e voltar até minha casa na zona sul.
            Depois que parei no posto, calculei pouca coisa a mais de 17km/l.

            Nem eu acreditei, e mesmo com uma margem de erro, ainda assim é um número respeitável.

            • Maycon102

              Mas essa versão do Civic é super econômica, igual aquele Corolla 2000. Você fez um ótimo número a 120, o meu eu consegui mas andava geralmente a no máximo 100, e ar 50%.

    • Tom4x4

      Amigo tenho um XEI 2.0 e o tanque faz 350 no etanol , que milagre vc faz ? Fora o gasto o Corolla é o melhor do segmento, ótimo cambio , quase imperceptível as trocas.

    • zeuslinux

      Tive um Corolla XEi 2.0 automático também e para mim o câmbio era muito bom na cidade, pois o carro arrancava bem e as trocas eram suaves. Mas era só pegar uma estrada com serra que a gente percebia claramente a fraqueza do câmbio nas situações de subida de serra, onde parecia que existia um buraco grande.

  • Piauilivre

    Ainda faltou listar a Citroen Grand C4 Picasso, que também utiliza o AT4.

    • MarcosBittencourt

      Como todos os carros da Peugeot e Citroen que não usam o motor THP.

      • Edson Roberto

        Depende. 308, 408 e C4 Lounge usam AT6 atualmente.

  • Oba_

    A L-200 agora esta sendo equipada com caixa de 5 velocidades.

    • Felipe

      Verdade,a diesel ganhou cambio de 5 marchas no fim do ano.

  • Pedro

    Freemont não?

    • Paulo

      O 2014 ja tem cambio de 6 marchas

  • vonask

    A ssangyong actyon sports usa cambio de 6 marchas desde a a epoca do motor mercedes.

    • Tom4x4

      Sports

  • Evandro

    tive uma l200 at4, sinceramente, um lixo, a caminhonete poderia até prestar, mas aquele cambio era ridículo.

    hj tenho um jetta automatizado 6 marchas, qta diferença, o cambio parece "entender" mto mais o que vc precisa…

    • pablobmw

      Nossa, mas vc deu uma guinada né kkkkk de cominhonete de trabalho para jetta kkk

  • andrevidigal

    Que eu saiba os 2.0 da Toyota já possuem 5 marchas

    • Cassianoccm
    • MarceloAmorim

      Eu tbm acho que sim,desde o modelo 2012 quando o carro ganhou a versao mecanica de 6 marchas,o que soube foi que o AT foi pra 5 marchas.

      • Quem recebeu o AT de 5 marchas foi a Hilux. O Corolla permanece com as 4 marcas. A nova geração virá com câmbio CVT com 7 marchas virtuais e o mecânico com 6. [fonte: o próprio NA].

    • Pedro_Rocha

      Quem utiliza câmbio AT5 é o Civic.

  • jose

    Essa lista precisar ser atualizada.
    Merecem sair dela triton HPE diesel e os Peugeot 308/408.
    O Mit tem agora 5 marchas e os Pugs 6.

  • Francis

    NA, Dakar e Triton ja são 5 marchas!!!

  • Louis

    Não tenho do que reclamar do cambio 4m.da Livina. Claro que se tivesse mais marchas seria melhor, mas também confio mais num 4 marchas com conversor de torque do que num automatizado de 5 marchas monoembreagem.

  • jcperes

    E 3 donos de Citroen C4 já teimaram comigo que o câmbio automático de seus carros tem 5 e não 4 marchas. A pessoa nem conhece o carro que tem!

    • Cassianoccm

      Estão contando a ré RSSS

      • Maycon102

        ahahahah boa!

  • Guilherme

    Deve ser um exercício de paciência e tanto subir uma serra com um Picanto de 4 marchas…

    • Michel

      Se o carro estiver cheio deve ser triste, se estiver vazio vai tranquilo. No picanto você pode travar em primeira marcha, em apenas segunda, ou desligar o overdrive para ele nunca usar a 4a marcha. É bem versátil, na minha opinião o AT4 dele funciona muito bem.

    • Edson Roberto

      Não acho…. respeitando o limite do carro, ele vai bem. TEnho certeza que é possível segurar a marcha mais baixa para manter o motor cheio que vai tranquilo. Agora, não pode esperar mais desempenho de um motor 1.0 com conversor de torque se comparado a outros motores mais potentes.

  • Anderson_sp

    Baixo custo……….,pra mim é falta de vergonha na cara destas montadoras, vão oferecer um câmbio desse em países evoluídos pra ver se são bem aceitos, piada.

  • André Elias

    NA, o carro que estampa a reportagem, a L200 Diesel, tem câmbio de 5 e não 4 marchas! Apenas a V6 flex mantém a caixa de 4 marchas.

  • Ricardo

    Toyota Hilux 2.7 flex e SW4 2.7 flex tambem usam At4

  • olokobicho

    somente 208 agora tem cambio 4 marchas, o resto dos peugeot tem 6 marchas no at

    • O site da Peugeot ainda vende 408 com as duas opções, câmbio de quatro marchas e de seis marchas na mesma versão, diferença de R$ 3.000 entre os dois.

  • leoab

    recentemente fiz uma viagem com um passat turbo DSG, é impressionante o desempenho e a velocidade da troca de marchas. Depois de andar em um dsg fica dificil se acostumar com os automaticos convencionais, ainda mais com apenas 4 marchas.

    • Tom4x4

      Mas olha o carro tmb rs.

  • arthru rodrigo

    corolla tem cambio com 4 marchas e vcs da imprensa só falam do FOCUS passado, parece "panelagem"

  • pedro

    a l200 triton ta errada, pois ja tem 5 marchas o modelo 13/14

  • MARCELO

    SÓ RATIFICANDO… OS PEUGEOT 308 E 408 JÁ DISPOEM DE CAMBIO DE 6 MARCHAS, SÓ VAI ACHAR 4 MARCHAS SE ACHAR ALGUMA LOJA COM ESTOQUE ANTIGO!!!

    • Não…. O site da Peugeot ainda vende 408 com as duas opções, câmbio de quatro marchas e de seis marchas na mesma versão, diferença de R$ 3.000 entre os dois.

  • Romul0

    Os Peugeot AT com 4 marchas, são somente os que estão em estoque, a fábrica não aceita novas encomendas. Foi o que me informaram na css.

  • HumbertoRR

    Ainda prefiro os 4 marchas e os automatizados a ter embreagem.

  • Guilherme

    Ocorrem dois equívocos na lista: A Mitsubishi L200 Triton HPE 3.2 diesel 2014 já tem cambio AT de 5 marchas e o Peugeot 308 2.0 tem duas versões de cambio AT um com 4 marchas e uma caixa de 6 marchas!
    Atualizem a lista para 2014!!!

  • fabioalisson

    Numero de marchas não é tudo e não necessariamente o carro será melhor em todos os aspectos. Já dirigi bastante Corolla 1.8, Civic 1.8 e Cruze 1.8, todos automáticos. Posso afirmar que nas saídas e retomadas, Corolla é o mais rápido, é notável e pode ser confirmado no teste feito pela 4 Rodas: http://quatrorodas.abril.com.br/galerias/imagens/

    Fora que a suavidade de operação do AT4 da Toyota é bem superior ao AT6 do Cruze.

    • BituMattioli

      E consumo? Ah tá…

      Sua comparação foi o mesmo que comparar o AT5 manco da Toyota Hilux com o ZF8 da Amarok… desculpe, mas um cambio bom muitas vezes vale mais do que um motor (mais potente).

      Se eu pudesse, colocaria uma Over no meu Polo, pois sinto que o carro tem carência, (a 100km/h ele fica a 3000 rpm) mas quando pega a Amarok, o que é incrível por faltar no Polo, é incrível de excesso na picape.

  • RAFA8

    a captiva também utiliza quatro marchas que sugam gasolina de fazer inveja. deve ser a caixa do diplomata ainda.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email