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Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

Tudo anda bem, quando de repente você ouve algo estranho vindo da parte dianteira do carro. Mas, como acontece? Ao olhar melhor, percebeu que só ocorre quando esterça a direção. Então, vem outra pergunta: Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?


É sinal de problemas. Os sistemas de direção são desenvolvidos para funcionar em velocidade ou parado sem nenhum tipo de barulho, rangido ou outra manifestação audível ao motorista, exceto em situações como batendo no fim do curso do volante, o que infelizmente ainda acontece em alguns modelos, mesmo caros.

No geral, mesmo com assistência direção hidráulica, eletro-hidráulica e elétrica, não se pode verificar barulhos e outros ruídos que sejam anormais. Mas, o conjunto de direção não atua de forma individual na frente do carro.

Existe o sistema de suspensão também, assim como os freios.


Neste artigo, vamos ver algumas das causas que podem levar o volante fazer um barulho estranho quando se vira a direção. Os problemas mais comuns estão ligados ao sistema de suspensão, assim como o de tração.

Também a própria direção pode trabalhar contra, dando alguns problemas que geram ruídos.

Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

Alguns dos problemas do volante faz um barulho estranho ao esterçar vem dos itens citados acima, importantes não só para o conforto e controle ao dirigir, mas também para economia e, principalmente, para segurança. Abaixo, confira alguns problemas que podem se fazer presentes de forma “ruidosa”.

Rolamento do coxim do amortecedor

Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

Com o veículo parado e a direção esterçando, se houve um rangido ou estralo, uma das causas possíveis é o rolamento do coxim do amortecedor. Ele fica nas torres dos batentes hidráulicos dentro do coxim, que fica entre a parte externa da caixa de roda e a interna, sob o capô do carro, dentro do cofre do motor.

Acontece que, quando este rolamento trava, a mola do rolamento, que permite ao conjunto girar em movimento, acaba correndo para fora de sua posição, gerando um ruído durante o esterçamento da direção. Geralmente, esse rolamento com o coxim custa em média R$ 80 para modelos mais comuns.

O rolamento da torre do amortecedor também é outro item que pode causar um barulho ao virar o volante e, dependendo do modelo, o preço pode variar entre R$ 20 e R$ 80, mas obviamente alguns itens serão mais caros se forem importados.

Homocinética

Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

Durante a condução, um ruído mais preocupante é um estalar metálico, que lembra algo quebrando. Isso é a junta homocinética. Trata-se de uma peça com articulação que permite o movimento da força gerada pelo motor e transmitida pela transmissão via diferencial para as rodas.

A junta homocinética permite que o semi-eixo e a roda possam movimentar-se em ângulos diferentes, fazendo com que a roda possa girar livre para os lados e de cima para baixo ou vice-versa, acompanhando o terreno e a direção que se queira tomar.

Quando essa peça está avariada, geralmente por contaminação com água, poeira ou lama, por isso possui um guarda-pó (coifa), ela provoca um ruído forte, facilmente audível. Ela é feita de um conjunto de esferas de aço numa cúpula e quando dá sinal de problema, o recomendável é troca-la imediatamente numa oficina especializada.

O preço da junta homocinética varia bastante, mas geralmente começa pouco acima de R$ 100 e pode chegar a valores muito elevados, dependendo da marca e modelo ou se é nacional ou importado.

Além disso, a chamada manga de eixo pode apresentar problema no rolamento que prende o semi-eixo na roda, atravessando essa peça que faz a ligação entre o braço da suspensão e a chamada bieleta da barra estabilizadora, com o eixo da roda.

O rolamento tem preços variados, mas pode ser encontrado a partir de R$ 25.

Direção hidráulica

Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

A direção hidráulica pode gerar um ruído contínuo e agudo, assim como vibração no volante ao esterçar. O motivo é o baixo nível do fluido do sistema de direção.

Para evitar esses problemas, basta completar o nível do óleo lubrificante do sistema.

Entretanto, se isso nunca aconteceu e de repente começou a apresentar baixo nível, o recomendável é fazer uma inspeção para verificar se não há um vazamento de fluido.

O serviço deve ser realizado em uma oficina, de preferência especializada em sistemas de direção. O custo vai variar de acordo com marca e modelo, assim como dos reparos que precisarão ser feitos.

Precaução

Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

Para evitar ouvir ruídos e barulhos indesejáveis ao virar o volante, o importante é estar com a manutenção do carro em dia.

Verifique, de acordo com o manual do proprietário, os períodos de substituição e verificação dos itens de suspensão e direção, sempre sendo recomendado ir em oficinas especializadas para obter um serviço de qualidade e com preço aceitável.

Também verifique o estado do sistema de direção hidráulica, assim como pneus, freios e rodas, pois o desgaste natural de pneus, pastilhas e discos, por exemplo, facilita a geração de problemas em outros componentes, que aí poderão gerar mais ruído ao volante.

Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Joãozinho

    Uns dizem que não se troca fluido de DH.
    Outros dizem que troca.
    Meus últimos carros foram até 120.000 km em média comigo, e nunca tive problema com DH.
    Uma regra básica é não forçar até o fim de curso, coisa que MUITA gente faz.

    • Alvarenga

      Verdade, não se deve estrangular a bomba dando o fim de curso por periodos maiores que o necessário para alguma manobra curta.

    • 4lex5andro

      Fato, não esterçar o volante até o fim do curso, com frequência e prolongadamente nas manobras, é requisito básico pra otimizar a vida útil do equipamento. Como informação, além do relatado na matéria, esse barulho pode ser também, problemas nas juntas homocinéticas.

  • Tiago Batalha

    Texto que mais atrapalha o consumidor, do que ajuda.
    Vamos lá; em 70/90% das vezes não adianta substituir apenas o rolamento do coxim, ou apenas o coxim, muitas vezes o amortecedor dianteiro está com baixa pressão e/ou folga na haste do amortecedor, se for esse o caso, o indivíduo irá substituir o coxim do amortecedor com rolamento, passará 2 dias/ 2 semanas/ 2 meses, e retornará com o mesmo problema/ ruído.
    Ponto não abordado claramente: essencial a manutenção/ substituição do óleo da direção hidráulica, substitua o mesmo a cada 2/3 anos ou 40/60 mil km, o que ocorrer primeiro (custo médio entre 100 e 300 reais nessa manutenção).
    Terceiro ponto, faltou alguns detalhes de informação: Alguns modelos de veículos, não substituem apenas a ponta da homocinética, mas sim o semi-eixo/semi-árvore de cada lado (direito ou esquerdo). Exemplo de um carro popular que acontece isso: Etios

    • JarbasLopesPublicidade

      Muito elucidativo.

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