Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

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Tudo anda bem, quando de repente você ouve algo estranho vindo da parte dianteira do carro. Em dúvida sobre o que está acontecendo, você começa a prestar atenção no ruído e descobre que ele só aparece quando esterça a direção.


Então, vem a pergunta: quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

Saiba que isso pode ser um sinal de problemas. Os sistemas de direção são desenvolvidos para funcionar em velocidade ou parado sem nenhum tipo de barulho, rangido ou outra manifestação audível ao motorista.

Isso só muda em situações onde algo não está funcionando como deveria, como batendo no fim do curso do volante, o que infelizmente ainda acontece em alguns modelos, mesmo caros.

No geral, mesmo com assistência de direção hidráulica, eletro-hidráulica e elétrica, não se pode verificar barulhos e outros ruídos que sejam anormais. Mas o conjunto de direção não atua de forma individual na frente do carro, onde existem também os sistemas de suspensão e freios.

Neste artigo, vamos ver algumas das causas que podem levar o volante a fazer um barulho estranho quando se vira a direção. Os problemas mais comuns estão ligados ao sistema de suspensão, assim como o de tração.

Também a própria direção pode trabalhar contra, dando alguns problemas que geram ruídos.

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Quando viro o volante faz um barulho estranho, o que é?

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Alguns dos problemas do volante que faz um barulho estranho ao esterçar vem dos itens citados acima, importantes não só para o conforto e controle ao dirigir, mas também para economia e, principalmente, para segurança.

Abaixo, confira alguns problemas que podem se fazer presentes de forma “ruidosa”.

Rolamento do coxim do amortecedor

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Se um rangido ou estalo aparece com o veículo parado e a direção esterçando, uma das possíveis causas é o rolamento do coxim do amortecedor.

Ele fica nas torres dos batentes hidráulicos dentro do coxim, que está localizado entre a parte externa da caixa de roda e a interna, sob o capô do carro, dentro do cofre do motor.

Quando esse rolamento trava, a mola do rolamento, que permite ao conjunto girar em movimento, acaba correndo para fora de sua posição, gerando um ruído durante o esterçamento da direção. Geralmente, esse rolamento com o coxim custa em média R$ 80 para modelos mais comuns.

O rolamento da torre do amortecedor também é outro item que pode causar um barulho ao virar o volante e, dependendo do modelo, o preço pode variar entre R$ 20 e R$ 80, mas obviamente alguns itens serão mais caros se forem importados.

Um detalhe importante a se lembrar é evitar esterçar o volante até o fim do curso por períodos maiores do que o necessário, como quando você faz uma manobra.

Homocinética

junta homocinetica

Durante a condução, um ruído mais preocupante é um estalar metálico, que lembra algo quebrando. Isso é a junta homocinética. Trata-se de uma peça com articulação que permite o movimento da força gerada pelo motor e transmitida pela transmissão via diferencial para as rodas.

A junta homocinética permite que o semieixo e a roda possam movimentar-se em ângulos diferentes, fazendo com que a roda possa girar livre para os lados e de cima para baixo ou vice-versa, acompanhando o terreno e a direção que se queira tomar.

Quando essa peça está avariada, geralmente por contaminação com água, poeira ou lama (por isso possui um guarda-pó, ou coifa), ela provoca um ruído forte, facilmente audível.

Ela é feita de um conjunto de esferas de aço numa cúpula e, quando dá sinal de problema, o recomendável é trocá-la imediatamente numa oficina especializada.

O preço da junta homocinética varia bastante, mas geralmente começa pouco acima de R$ 100 e pode chegar a valores muito elevados, dependendo da marca e modelo ou se é nacional ou importado.

Além disso, a chamada manga de eixo pode apresentar problema no rolamento que prende o semieixo na roda, atravessando essa peça que faz a ligação entre o braço da suspensão e a chamada bieleta da barra estabilizadora, com o eixo da roda.

O rolamento tem preços variados, mas pode ser encontrado a partir de R$ 25.

Direção hidráulica

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A direção hidráulica pode gerar um ruído contínuo e agudo, assim como vibração no volante ao esterçar. O motivo é o baixo nível do fluido do sistema de direção. Para evitar esses problemas, basta completar o nível do óleo lubrificante do sistema.

Entretanto, se isso nunca aconteceu e de repente começou a apresentar baixo nível, o recomendável é fazer uma inspeção para verificar se não há um vazamento de fluido.

O serviço deve ser realizado em uma oficina, de preferência especializada em sistemas de direção. O custo vai variar de acordo com marca e modelo, assim como dos reparos que precisarão ser feitos.

E mesmo que seu carro não apresente esses ruídos, fique atento ao prazo correto para a substituição do óleo da direção hidráulica. Consulte o manual de seu carro para saber o período correto em que isso deve ser feito.

Precaução

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Para evitar ouvir ruídos e barulhos indesejáveis ao virar o volante, o importante é estar com a manutenção do carro em dia.

Verifique, de acordo com o manual do proprietário, os períodos de substituição e verificação dos itens de suspensão e direção, sempre sendo recomendado ir em oficinas especializadas para obter um serviço de qualidade e com preço aceitável.

Verifique também o estado do sistema de direção hidráulica, assim como pneus, freios e rodas, pois o desgaste natural de pneus, pastilhas e discos, por exemplo, facilita o surgimento de problemas em outros componentes, que aí poderão gerar mais ruído ao volante.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.