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Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

Alinhamento e balanceamento. Este item faz parte das manutenções rotineiras que são uma obrigação de todo proprietário de automóvel.


A medida visa não só a segurança, mas também a redução de custos de manutenção e o conforto ao dirigir. Por isso, quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

Trata-se de um serviço feito com certa regularidade, sendo recomendado que se faça alinhamento e balanceamento de rodas e pneus a cada 10.000 km ou seis meses.

No meio disso, também é importante fazer o rodízio de pneus, embora não seja algo obrigatório. O objetivo é sempre buscar elevar a vida útil dos pneus, que são caros de repor.


Entretanto, este serviço tem custos, que podem ainda incluir a cambagem das rodas como algo extra e inesperado pelo proprietário do veículo.

Assim, este artigo visa dar uma ideia de preço do alinhamento e balanceamento de pneus. Também a cambagem será incluída, já que eventualmente pode ocorrer.

Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

Os serviços de alinhamento e balanceamento de pneus necessitam de equipamentos modernos para melhor execução do trabalho.

Os preços variam de acordo com o estabelecimento comercial e com os equipamentos que essa oficina possui. Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 80 e R$ 250, dependendo do tipo de veículo.

Alinhamento

Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

Esse trabalho – geralmente agregado para o balanceamento, embora possam ser feitos individualmente – exige uma plataforma com sistema ótico, laser ou computadorizado – este último mais caro – para fazer a correção dos ângulos das rodas, tendo para isso um programa específico com banco de dados de marca e modelo do veículo do cliente.

O alinhamento é vital para que o veículo se mantenha em linha reta durante a condução, assim como evita o desgaste prematuro dos pneus.

Além disso, o serviço permite que se corrija a posição da direção e também elimine a sensação ruim de puxar o volante ao rodar com o carro.

Balanceamento

Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

Uma das coisas mais irritantes que podem existir num automóvel é a trepidação do volante ao rodar. A sensação é bem ruim e está relacionada em grande parte ao balanceamento das rodas.

Quando o serviço é cotado de forma independente do alinhamento (recomenda-se fazer sempre os dois na mesma revisão), geralmente é cobrado por roda e isso pode custar a partir de R$ 40 para as quatro rodas, mas isso vai depender do local do serviço e do tipo de pneu.

Não é um serviço caro e o benefício que ele traz é enorme. Além da eliminação dessa sensação ruim ao volante, o balanceamento também evita o desgaste prematuro dos pneus, aumentando sua vida útil.

Outro ponto é que a eliminação da vibração, ajuda a evitar danos e aumenta a durabilidade de componentes da suspensão.

Buchas, pivôs, bandejas e homocinéticas serão beneficiadas com a manutenção regular do veículo através do serviço de alinhamento e balanceamento de pneus. Assim, recomenda-se sempre fazer esse trabalho junto com o alinhamento.

Através de um equipamento que faz rodar o conjunto roda/pneu, o técnico terá a indicação da máquina – através de números num display digital ou apontamento com laser – para adicionar o contrapeso no lugar exato onde é necessário.

O aparelho também indica o peso em gramas que deve ser colado (rodas de liga leve) ou encaixado (rodas de aço).

Cambagem

Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

Este serviço não é feito com regularidade e pode acabar sendo incluído devido a algum impacto forte que o conjunto de roda/pneu/suspensão sofra durante a condução.

Assim, para corrigir os ângulos de câmber positivo e negativo das rodas em relação ao eixo vertical do carro, é preciso um equipamento de pressão, que colocará o conjunto novamente na posição correta.

Isso evita desgaste prematuro dos pneus e mantém a dirigibilidade original. Os preços variam de R$ 60 a R$ 90, dependendo da região.

Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Ricardo

    Preços abusivos para um serviço simples, para variar, com a velha desculpa que os equipamentos são caros!

    • DougSampaNA

      Balançeamento eu faco cada 10 mil, alinhamento cada 20 mil, assim não estouro orçamento, só antecipo se houver necessidade; pacotes de caça niqueis nas Concessionárias pra cobrar mais do que a revisão normal, eu passo longe.

  • Anderson Trajano

    A alguns anos deixei de fazer esses serviços em css. A desculpa é sempre a mesma, equipamentos caros, mecânico treinado na fábrica etc. Na css só faço o básico da garantia, sai de lá e vou direto numa oficina de confiança. Avaliação honesta e preço bom. Manutenção simples e que a maioria dos brasileiros não faz.

  • SDS SP

    São serviços relativamente simples e baratos (quando fora da concessionária), mas muitos negligenciam.
    Engraçado que para fazer personalizações ninguém reclama, mas na hora das manutenções preventivas faz economia de palito.

    • Verdades sobre o mercado

      Hoje vi uma css Fiat ofertando Balanceamento + Alinhamento por R$ 60,00 (exceto Toro, Freemont e Dobló).

      • SDS SP

        O preço está bom, mas suspeito que seja uma isca para atrair gente até a css e empurrar outros serviços.

        • Verdades sobre o mercado

          Higienização do sistema do ar-condicionado em oferta na mesma css por R$ 60,00 também.

      • Retrato do Papai

        Está barato até demais, aqui na minha região só o balanceamento custa em torno de R$15~20 por roda. Suspeito que esse serviço de alinhamento seja acompanhado de uma frase do tipo “seu carro está com problemas em algumas peças da suspensão, assim não dá para alinhar”.

        • Verdades sobre o mercado

          Mês passado peguei uma cratera chegando em Fortaleza e fui em um Auto-Centro para ver o alinhamento e aproveitei para balancear também (mesmo sem vibração). O preço era R$ 30,00 tudo. Fiz o balanceamento e ao fazer o alinhamento veio esta história, a qual não aceitei fazer o serviço(comprovei depois na css que não havia nenhum problema, pode ter sido má fé ou desconhecimento mesmo por parte do Auto-Centro). Paguei apenas os R$ 15,00 pelo balanceamento das 4 rodas.

  • Danilo

    “sendo recomendado que se faça alinhamento e balanceamento de rodas e pneus a cada 10.000 km ou seis meses.”

    pode ser recomendado, mais nao eh nem um pouco necessario.

    Carro tração dianteira que é a grande maioria ai no Brasil, Pneu novo sempre atras. Se volante não vibra, se não tem roda torta e se não trocou pneu, NAO HA necessidade nenhuma de fazer balanceamento. Uma coisa tão obvia que povo não para pra pensar.
    Alinhamento é outra coisa. Como ha muitos buracos e estradas irregulares alinhamento sim fazer a cada 10.000km acho valido, pra evitar desgaste irregular dos pneus. Balanceamento e rodizio não.

    Depois que falei isso pra um primo que roda por ano 100.000 km ele economizou a cada 40milkm 2 pneus e uma tantada de balanceamentos. Ele dizia que faizia rodizio a cada 10milkm com balanceamento.

    Depois que seguiu minha dica, que na verdade eu aprendi com pessoal da Michelin, disse que rodou 40mil km, jogou os pneus traseiros pra frente e colocou 2 novos atras, e esses dianteiros rodaram mais 30mil km. Nesse prazo, ao inves de gastar com 4 pneus, gastou com 2.

    Enfim, pra mim Alinhamento e Balanceamento a cada 10milkm é uma forma das oficinas ganharem dinheiro facil. Meu carro e dos meus pais so fizeram alinhamento e balanceamento quando precisou, tirando isso nunca deixei fazer.
    Eu rodei na epoca da faculdade 40milkm em 1 ano e nao precisei nem fazer alinhamento nesse tempo. Foi 90% estrada, mas mesmo assim, andava na marginal em SP direto e na minha cidade no interior que eh chao de pedra. Carro não puxava, volante não vibrava, não tinha roda torta e não ia trocar pneu. Ai te pergunto: Fazer alinhamento e balanceamento PRA QUE? Pra gasta 80-120 conto? E ainda os caras riscarem a roda por dentro na hora de tirar os pesos…..

    • Unknown

      Concordo! Tenho um Ka sedan, com cerca de 56.000 Km, comprado zero, e fiz alinhamento e balanceamento uma única vez, com cerca de 40.000 Km, juntamente com o rodízio dos pneus, que por sinal, são os originais até hoje, e vão ficar lá até pelo menos os 60.000 Km!

    • todosal

      exato! tenho um carro com 90mil kms, fiz somente 2 x alinhamento e balanceamento… uma vez quando troquei os pneus aos 55mil e a segunda quando troquei algumas buchas da suspensao!

      carro que nao treme, nao puxa para nenhum lado, nao trocou pneu nem itens da suspensao, e nao esta comendo pneu, nao tem pq fazer…

      mas pessoal adora dizer que isso eh manutencao preventiva, que tem que fazer… preventiva do que? senao fizer o que vai estragar? somente se faz quando se tem problema!!

      alias, pq nenhuma oficina coloca o pneu na maquina antes de tirar os pesos?? pq se fizessem isso 80% dos clientes iriam ver que o trabalho todo foi desnecessasrio!

      • Janduir

        Concordo com o balanceamento. Se não vibra, não tem porque fazer. Agora conferir o alinhamento e fazer rodízio a cada 10.000 km não abro mão. Tem carro que realmente não perde fácil alinhamento, mas tem outros que o mínimo buraco já era. Eu a 10 anos sempre mando na mesma Dpaschoal (em geral cobram 100,00 pra alinhar ou conferir e fazer o rodízio). Meus pneus duram muito. Mas já teve que carro que descuidei, a lá se perdia um pneu pois comia por dentro.

    • RodrigoABC

      Concordo que balanceamento não precisa fazer sempre. O que foi dito na matéria é “preventiva” para a empresa que faz, não para o consumidor.

      E a cada 6 meses? Cara, não tem isso por tempo, tem gente que roda 3mil km por ano e vai ficar fazendo alinhamento/balanceamento por tempo? Dependendo de onde se anda 10mil km também é pouco, pode jogar para 40mil km dependendo do trajeto e condução.

      No mais, concordo com você.

  • Samluzbh

    Balanceamento só quando furar/trocar o pneu ou amassar roda, alinhamento a cada 10K ou se cair numa cratera, cambagem é só para carros que possuem essa regulagem, só os mais caros e avançados, nos carros simples se a cambagem ta errada é culpa de alguma bucha ou coxim que deve ser trocada, a foto da matéria mostra como empenam o amortecedor pra tentar voltar pro lugar.

  • André

    Nos meus carros só faço alinhamento caso o volante fique desalinhado ao cair um grande buraco ou caso necessite, balanceamento só faço caso precise trocar o pneu ou tirar da rodar por ex: consertar um furo e cambagem somente em caso de extrema necessidade(não tem outro recurso) pois pode comprometer as peças como o amortecedor que vão ficar empenados ou amassados e consequentemente pode ficar comprometidos.

    • Verdades sobre o mercado

      Faz quase 30 anos que tenho carro e procedo da mesma maneira. Mês passado peguei um buraco muito grande chegando em Fortaleza, a pancada foi a maior que dei nestes 30 anos. Levei para ver o alinhamento e tudo certo.

    • Janduir

      Rapaz, eu já tive carro que não puxava e o volante estava reto e bobeei com o alinhamento e acabei perdendo um pneu. Balanceamento concordo, somente se vibrar…

  • Miguel

    Acabei de fazer revisão de 5 anos no HRV.
    Serviços básicos de troca de óleo e outras coisinhas: 599,00
    Balanceamento e geometria (com rodizio de pneus): 600,00 contos!!!!
    Óbvio que eu não autorizei, isso é um roubo!

    • Verdades sobre o mercado

      Acho que nem nas marcas Premium eles tem cara de pau de pedir este valor. Merece uma reclamação para a Honda.

  • Alvarenga

    Quer ver um jeito fácil de perceber se esta desalinhado ou com buchas gastas: Preste atenção nas curvas e frenagens se o veiculo canta pneu facilmente, digo assim em situações que nunca antes cantava ou que não é normal de acontecer. Voce que tem seu carro faz tempo e/ou ja dirigiu varios veiculos percebe facilmente quando dirige um em que qualquer curvinha suave ja esta ameaçando cantar pneu, ou mesmo em qualquer freadinha mediana. Isso é um sinal que as rodas ja estão fora do angulo correto ou perdendo os angulos sob esforço.
    Quanto ao desbalanceamento é muito óbvio, nem precisa explicar, apenas lembre que amortecedores estragados permitem uma amplificação de pequenos desbalanceamentos que normalmente voce nem incomodaria.
    Lembre tambem que o tal “balanceamento no local” pode ser mais preciso, mas coloca o diferencial em risco de fritura se for feito sem cuidados.

  • Ricardo

    Essa primeira foto está na moda ridícula de rodas saltadas para fora dos pneus dos manos!

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    Aí o cara chega pra fazer um simples alinhamento e balanceamento, sai com cambagem, troca de fluídos, troca de óleo, higienização, troca de discos e pastilhas de freio e etc, principalmente esses serviços baratinhos de cupom do Peixe Urbano geralmente é assim, quando fiz por uma empresa que peguei promoção com troca de óleo/alinhamento/balanceamento o cara “analisou” e achou defeito em tudo o que era lugar, um simples pacote de serviço que custou R$ 80 na época iria sair quase R$ 300 com tudo o que acusaram que deveria trocar, disse que iria vender o carro e se não pudesse fazer eu cancelaria, fizeram o que tinha que fazer e não tocaram mais no assunto, o problema é que muitos além de picaretas ainda fazem o serviço porcamente.

  • RodrigoABC

    Meu último alinhamento foi em dezembro de 2015, quando tirei as Eibach.

    Paguei 35 reais pelo serviço, não achei caro

  • afonso200

    60 + 60 geometria,,,, 20+20+20+20 balanceamento cada roda

  • PAULO ROBERTO DOS SANTOS

    Muitos picaretas cobram por cambagem, um serviço que não existe em nenhum carro,por isso o ideal é fazer em concessionárias da marca,é mais caro porém não vão inventar a tal cambagem,no final pode ficar mais barato e mais eficiente, pois os aparelhos são calibrados de acordo com o fabricante.

    • Alex

      A cambagem existe sim, inclusive os aparelhos são fabricados com a ajuda de engenheiros de montadoras, no aparelho de qualquer concessionária tem a cambagem, vc assistiu o auto espere falando que não existe a cambagem, esse mesmo cara mostrou meses antes como fazer a a cambagem que ele disse que não existe, a globo coloca o que quer em seus programas, contradizendo ela mesma, veja o que outros alinhador és falaram depois desse vídeo, se informe melhor.

  • Alex

    É muito mimimi, muita gente falando um monte de besteiras, o mesmo
    cara que passou na globo falando que não existia cambagem, foi o mesmo
    que meses antes estava ensinando a fazer a mesma que não existia.
    A cambagem e o caster existem sim, prova disso é que existem vários
    aparelhos para esse tipo de serviço, aparelhos que foram desenvolvidos
    por grandes empresas em parcerias com engenheiros de montadoras.
    Até nos aparelhos de alinhamentos mais modernos do tipo 3D e
    computadorizado estão as medidas fixadas para cada modelo de veículos.
    Muitas pessoas falando de economia e mão de obra desnecessária, se uma
    pessoa tem um carro, ela tem que saber que existem gastos com manutenção,
    caso não consiga mante-lo, aconselho a vende-lo e procurar outro meio de
    transporte, não ficar falando bobagens.
    Qualquer veículo é uma arma na mão de quem não sabe usa-lo, a manutenção
    não é somente trocar o óleo, colocar água e gasolina.
    Antes de palpitar sobre alguma coisa, entenda sobre o que esta comentando,
    muitas pessoas são leigas e acreditam em várias besteiras que falam na
    internet.

    Por favor, leiam e se interem para saber mais sobre o assunto.

    • PAULO ROBERTO DOS SANTOS

      O que existe é correção de caster e convergência, que faz parte do serviço de alinhamento ,o que citei foi que picaretas cobram como um serviço extra, inclusive esta semana meu filho que tem um fiat siena,foi a uma oficina para fazer alinhamento ,me ligou dizendo que estavam cobrando à parte cambagem e convergência , fui até a oficina e retiramos o carro e levei para uma concessionária fiat, que fez o alinhamento do carro sem a cobrança a parte,pagamos somente o alinhamento ,trabalhei por vinte anos em concessionárias e nunca vi tal cobrança extra em serviços de alinhamento .

      • Alex

        Vc deveria se interar mais no mercado, as pessoas não dão razão para a vdd ou certo, e sim para o que querem ouvir, esses serviços não tem nada a ver com alinhamento, por isso que são ferramentas diferentes e medidas diferentes, mas não quero convencer vc e ninguém, apenas mostrando as diferenças.

        • PAULO ROBERTO DOS SANTOS

          Você não prestou atenção ,eu nao sou leigo,trabalhei no mercado automotivo por vinte anos,sei que em alguns casos e necessário o serviço ,porém muitos picaretas cobram sem necessidade ,só para lhe informar a maioria dos carros no Brasil , não tem regulagem de camber.

  • Netto RP

    Não me desce a forma como essa tal cambagem é feita. Pegar o amortecedor e desentorta-lo com uma prensa hidráulica pra deixar todo o conjunto alinhado? Essa peça sofre uma deformação! Por acaso os auto-centes da vida por ai dão garantia neste tipo de serviço? Se responsabilizam caso o carro quebre justamente por terem forçado uma peça para desentorta-la?

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