Os serviços de alinhamento e balanceamento de pneus necessitam de equipamentos modernos para melhor execução do trabalho. Os preços variam de acordo com o estabelecimento comercial e com os equipamentos que essa oficina possui.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
Alinhamento
Esse trabalho – geralmente agregado ao balanceamento, embora possam ser feitos separadamente – exige uma plataforma com sistema ótico, laser ou computadorizado (este último mais caro) para fazer a correção dos ângulos das rodas, tendo para isso um programa específico com banco de dados de marca e modelo do veículo do cliente.
O alinhamento é vital para que o carro se mantenha em linha reta durante a condução, além de evitar o desgaste prematuro ou desigual dos pneus.
Além disso, o serviço permite que se corrija a posição da direção e também elimine a sensação ruim de puxar o volante ao rodar com o carro.
Balanceamento
Uma das coisas mais irritantes que podem existir num automóvel é a trepidação do volante ao rodar. A sensação é bem ruim e está relacionada, em grande parte, ao balanceamento das rodas.
Quando o serviço é cotado de forma independente do alinhamento (recomenda-se fazer sempre os dois na mesma revisão), geralmente é cobrado por roda e isso pode custar a partir de R$ 50, dependendo do local do serviço e do tipo de pneu.
Não é um serviço caro e o benefício que ele traz é enorme. Além da eliminação dessa sensação ruim que citamos, o balanceamento também evita o desgaste prematuro dos pneus, aumentando sua vida útil.
Outro ponto é que a eliminação da vibração ajuda a evitar danos e aumenta a durabilidade de componentes da suspensão.
Buchas, pivôs, bandejas e homocinéticas serão beneficiadas com a manutenção regular do veículo através do serviço de alinhamento e balanceamento de pneus. Assim, recomenda-se sempre fazer esse trabalho junto com o alinhamento.
Através de um equipamento que faz rodar o conjunto roda/pneu, o técnico terá a indicação da máquina – através de números num display digital ou apontamento com laser – para adicionar o contrapeso no lugar exato onde é necessário.
O aparelho também indica o peso em gramas que deve ser colado (rodas de liga leve) ou encaixado (rodas de aço).
Cambagem
Esse serviço não é feito com regularidade e pode acabar sendo incluído devido a algum impacto forte que o conjunto de roda/pneu/suspensão sofreu durante a condução.
Assim, para corrigir os ângulos de câmber positivo e negativo das rodas em relação ao eixo vertical do carro, é preciso um equipamento de pressão, que colocará o conjunto novamente na posição correta.
Isso evita o desgaste prematuro dos pneus e mantém a dirigibilidade original. Os preços variam de R$ 70 a R$ 150, dependendo da região.
Quando fazer?
Alinhamento e balanceamento são geralmente recomendados a cada revisão do veículo, ou seja, a cada 10.000 km.
Eles podem ser feitos nas concessionárias, com a revisão do carro, ou então em centros automotivos, via de regra mais baratos.
Mesmo que o carro não apresente vibração ao volante ou desvio de direção, é importante fazer os dois serviços, que se complementam.
Outro momento em que se deve fazer alinhamento e balanceamento é na troca de pneus, quando geralmente as lojas oferecem a montagem dos pneus com os dois serviços incluídos.
Quando se fizer o rodízio de pneus, geralmente a cada 5.000 km, também é recomendado fazer, uma vez que a mudança de posição das rodas motrizes pode provocar uma variação ao rodar.
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