Um pequeno descuido em um estacionamento acabou se transformando em um grande pesadelo financeiro para o dono de um Tesla Model Y.
Após colidir levemente contra um poste de proteção amarelo, o SUV elétrico sofreu danos visíveis, mas nada que parecesse grave: riscos na lateral traseira do lado do passageiro, um amassado na porta e a remoção completa do para-lama de plástico.
Ainda assim, o orçamento de conserto fornecido pela Tesla surpreendeu: US$ 11.671, o equivalente a mais de R$ 60 mil.
Embora os reparos pareçam simples à primeira vista, o valor assustou até mesmo os usuários mais familiarizados com os altos custos de manutenção de veículos elétricos.
Segundo a Tesla, mais da metade do orçamento é destinada apenas à mão de obra.
Foram estimadas 60,7 horas de trabalho, totalizando US$ 5.486, ou cerca de US$ 91 por hora. Para o proprietário, os números não fazem sentido, já que os danos visíveis sugerem algo muito mais direto e rápido de ser resolvido.
A situação coloca o proprietário em um dilema. Acionar o seguro? Aparentemente, não vale a pena.
Segundo ele, fazer uma reclamação por culpa própria acarretaria na perda do desconto de bom condutor, além de um aumento de mil dólares por ano no valor do prêmio pelos próximos cinco anos, sem contar o valor da franquia.
Com tudo somado, isso faria o prejuízo ultrapassar facilmente os US$ 15 mil.
Diante do cenário, resta ao proprietário buscar oficinas independentes que possam realizar o serviço por valores mais razoáveis.
Alternativamente, ele cogita uma abordagem mais prática: comprar as peças usadas – como uma nova porta traseira e o para-lama – e fazer o reparo por conta própria, gastando uma fração do orçamento original.
O caso, publicado no Reddit, gerou grande repercussão, com muitos usuários apontando o alto custo dos reparos como uma das principais desvantagens dos carros da Tesla.
Mesmo pequenos incidentes podem se transformar em rombos financeiros consideráveis, principalmente quando o conserto depende exclusivamente da rede autorizada da marca.
O episódio reforça a crescente preocupação com os custos de manutenção dos veículos elétricos, que, embora mais simples mecanicamente, acabam trazendo surpresas salgadas no pós-venda – principalmente quando envolvem montadoras com estruturas centralizadas e pouco flexíveis, como é o caso da Tesla.
Guess how much to repair this @ Tesla
byu/sgrinavi inTeslaModelY
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