Queda de mercado força Toyota a buscar ajuda na China para produzir elétricos mais baratos

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A Toyota, maior fabricante de automóveis do mundo, decidiu adotar uma estratégia que há poucos anos seria impensável: unir forças com a China para reduzir custos e tentar ganhar espaço no mercado global de carros elétricos.

O plano envolve ampliar o uso de peças e componentes produzidos por fornecedores chineses , que serão utilizados inclusive em sua base de produção na Tailândia.

O país é o maior polo da marca no Sudeste Asiático, região onde os fabricantes japoneses sempre dominaram as vendas.

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Porém, a situação mudou rapidamente com a chegada de modelos chineses mais baratos, equipados com tecnologia avançada e recursos que atraem cada vez mais consumidores.

toyota bz3x 1
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Nos primeiros cinco meses de 2025, a participação japonesa no mercado tailandês caiu de 90% para 71%, enquanto as marcas chinesas subiram de 0 para 16%.

Um exemplo do efeito dessa parceria já pode ser visto no Toyota bZ3X, SUV elétrico produzido em conjunto com a GAC-Toyota na China.

Com preço inicial de 109.800 yuans (cerca de US$ 15 mil), o modelo vendeu tão bem que se tornou, em maio, o carro elétrico mais vendido entre marcas estrangeiras no país, apenas dois meses após seu lançamento.

Do tamanho de um Tesla Model Y, ele custa praticamente metade no mercado chinês.

toyota bz3x 2
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A estratégia, confirmada por executivos da Toyota, é replicar o conceito do bZ3X em mercados do Sudeste Asiático a partir de 2028, usando peças chinesas para cortar cerca de 30% dos custos.

O movimento vem acompanhado de novas parcerias com gigantes como Xiaomi, Huawei e Momenta, além da construção de uma nova fábrica de EVs para a Lexus na China — apenas a segunda planta 100% estrangeira no país, depois da Tesla.

Com tarifas mais altas impostas pelos Estados Unidos a veículos importados do Japão, a Toyota também acelera a produção local para reduzir gastos.

Nos EUA, inaugurou recentemente sua primeira fábrica de baterias fora do Japão, na Carolina do Norte, que abastecerá modelos elétricos, híbridos e híbridos plug-in vendidos na América do Norte.

toyota bz3x 3
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Apesar do avanço, especialistas apontam que as marcas chinesas, como a BYD, ainda têm vantagem por produzirem praticamente todos os componentes internamente, incluindo as baterias.

Para competir, a Toyota promete lançar baterias mais eficientes e baratas — mas essas inovações podem demorar alguns anos para chegar ao mercado.

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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