Queda de ponte interrompe maior porto de automóveis dos EUA

ponte baltimore 1
ponte baltimore 1

O trágico acidente na ponte Francis Scott Key, em Baltimore, Maryland, interrompeu o tráfego de navios no maior porto de automóveis dos EUA, o que impactará importações e exportações de veículos do país.

Por Baltimore, os EUA movimentaram 823 mil carros em 2023 e o terminal tem 42% de suas importações representadas por motores e autopeças. A Administração Portuária de Maryland já indicou que haverá um impacto negativo nas operações.

Com isso, GM e Ford já anunciaram que moveram suas linhas de exportação e importação para outros portos americanos, mas ainda não se sabe se existia algum navio com carros já embarcados e que esteja preso no complexo portuário.

A GM emitiu uma nota: “Esperamos que a situação tenha um impacto mínimo em nossas operações. Estamos trabalhando para redirecionar quaisquer remessas de veículos para outros portos”.

Já John Lawler, diretor financeiro da Ford comentou: “Isso terá um impacto. Teremos que desviar peças para outros portos… Isso provavelmente alongará um pouco a cadeia de abastecimento.”

ponte baltimore 2
ponte baltimore 2

Ele acrescentou: “Onde soluções alternativas são necessárias no curto prazo, nossa equipe já garantiu alternativas de envio”. A Volkswagen disse que não houve prejuízo às operações de VW, Bentley, Audi e Lamborghini.

Jaguar Land Rover, Volvo, Toyota e Nissan também operam em Baltimore, que também é o maior porto americano para importação de máquinas agrícolas e de construção civil. Mesmo sem ser tão grande, o porto movimentou US$ 80 bilhões em cargas no ano passado, assim como 444 mil passageiros de cruzeiros marítimos.

O que se sabe até o momento é que 30 navios haviam cruzado a Francis Scott Key antes do colapso provocado pela colisão do porta-contêiner Dali da armadora A.P. Moller-Maersk A/S, que estava fretado por outra empresa. Dez estavam fundeados após a ponte, totalizando 40 navios presos na área.

Na colisão, cerca de 20 carros que cruzaram a ponte caíram nas águas do rio Patapsco e cerca de 30 pessoas estão desaparecidas, incluindo trabalhadores de manutenção do local. Equipes de resgate estão no local. O Dali tem bandeira de Singapura e mede 300 metros.

[Fonte: Autoblog]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X