
Em um mercado onde o câmbio manual está cada vez mais raro, a Porsche se mantém como uma das últimas defensoras da velha guarda — mas não por convicção própria, e sim graças ao entusiasmo dos norte-americanos.
A fabricante alemã revelou que a preferência por transmissões manuais nos Estados Unidos é significativamente maior do que no resto do mundo, especialmente nos esportivos 911 GT3 e Carrera T.
O 911 Carrera T, por exemplo, é a segunda versão mais acessível da linha e, em 2025, passou a ser oferecido exclusivamente com câmbio manual de seis marchas.
Essa decisão, segundo a própria Porsche, foi tomada após anos de dados mostrando que os americanos consistentemente preferem essa configuração.
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Nos EUA, 70% dos compradores do 992.1 Carrera T escolheram o manual, contra apenas 52% no mercado global. E esse padrão se repetiu na geração anterior, com 68% nos EUA versus 53% no resto do mundo.
A mesma tendência é vista no GT3, onde os americanos também lideram na preferência pela troca de marchas no braço.
Na geração 992.1, 46% dos clientes americanos optaram pelo manual, contra apenas 22% no mercado internacional.
A versão GT3 Touring teve uma taxa ainda mais impressionante: 70% de manuais vendidos nos EUA, contra 43% no mundo.

Esses números mostram que, enquanto o planeta avança para os câmbios automatizados e elétricos, os Estados Unidos ainda resistem com força.
Esse cenário explica por que a Porsche decidiu eliminar o câmbio automático da versão mais recente do Carrera T.
Segundo Michael Tam, gerente de produto da Porsche Cars North America, o feedback dos clientes foi decisivo.
Ele revelou ainda que o retorno ao câmbio manual de seis marchas, ao invés do anterior de sete, também foi motivado por críticas.
“A sétima marcha parecia um exagero. Era mais por razões de consumo de combustível. Mas os clientes sempre elogiaram o feeling do câmbio de seis marchas, especialmente o usado no GT3.”

A estratégia também tem ligação com as metas de emissões.
No passado, quando a Porsche ainda não oferecia híbridos e elétricos em larga escala, o câmbio de sete marchas ajudava a equilibrar a média de consumo da frota.
Hoje, com modelos como Taycan e os híbridos plug-in, a marca tem mais flexibilidade para agradar os entusiastas sem comprometer os números globais.
Contudo, vale destacar que o câmbio manual está disponível apenas nas versões Carrera T e GT3. O restante da linha 911, assim como os demais modelos da marca, já não oferece essa opção.
A Porsche deixou claro: se os clientes quiserem manter essa transmissão viva, precisarão continuar “votando com a carteira”.
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