Quem diria? Tesla começa a retirar o polêmico “manche” da maioria de seus modelos; ninguém vai sentir falta

tesla manche yoke
tesla manche yoke

O volante yoke, aquele item exótico e controverso que dividiu opiniões desde que a Tesla o apresentou em 2021, está com os dias contados.

Nos modelos Model S e Model X de 2025, o volante estilo manche deixa de ser padrão e se torna um opcional exclusivo apenas para quem optar pela versão mais potente Plaid — e ainda assim, mediante pagamento extra.

A Tesla , que sempre apostou em inovações ousadas e nem sempre práticas, parece ter finalmente atendido ao que seus clientes sempre quiseram: um volante de verdade.

Agora, para ter o tal yoke no seu Model S ou X novo, será preciso pagar cerca de mil dólares a mais — além do preço já salgado da versão Plaid, que passou por um reajuste de US$ 5 mil.

Isso mesmo: para ter metade de um volante, você vai desembolsar muito mais.

tesla atualizacao model s x (7)
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Na prática, a decisão da Tesla de abandonar o yoke em boa parte da linha parece mais uma correção de rota do que uma mudança estratégica.

Desde o início, o volante estilo manche dividiu opiniões, com relatos de dificuldade para manobrar, má ergonomia em curvas fechadas e até falhas no acabamento.

Houve casos em que a cobertura do yoke se desgastou em menos de 6.000 km, e o design chegou a ser questionado pelas autoridades de segurança viária dos Estados Unidos.

O descontentamento foi tão evidente que, em determinado momento, a Tesla passou a vender o volante tradicional como acessório, por US$ 700 — e ele esgotou em apenas uma semana.

tesla atualizacao model s x (1)
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Mesmo após a marca tentar melhorar a qualidade e o conforto do yoke em 2022, o volante tradicional continuou sendo a escolha da maioria dos consumidores.

Além da saída do yoke, os modelos Model S e Model X ganharam melhorias modestas, como isolamento acústico aprimorado, novos ajustes na suspensão, rodas redesenhadas e uma nova opção de pintura azul que custa mais US$ 2.500.

Nada revolucionário, mas um avanço para modelos que já pediam atualizações há algum tempo.

Curiosamente, embora a Tesla esteja deixando de lado o yoke, outras marcas ainda parecem acreditar na ideia.

A Lexus, por exemplo, vem testando um volante similar no SUV elétrico RZ — com a vantagem de um sistema de direção de proporção variável, que facilita manobras urbanas.

Ainda assim, o mercado parece relutante em adotar esse tipo de solução.

No fim das contas, o yoke pode ter sido mais um capricho de Elon Musk do que uma real evolução no modo de dirigir.

A reação dos consumidores mostrou que nem toda inovação precisa, ou deve, ser adotada. E, neste caso, parece que a Tesla finalmente ouviu.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.