
A Zafira é bem lembrada pelos brasileiros, que curtiram sua primeira geração como uma minivan familiar exemplar sob a marca americana Chevrolet, mas conceitualmente ela era alemã de pai e mãe e por lá evoluiu.
Mas, os caminhos da Zafira foram para uma direção em que hoje podemos vislumbrá-la ainda em nossas ruas e estradas, mas sob as marcas Fiat, Peugeot e Citroën, com seus respectivos nomes Scudo, Expert e Jumpy.

E é assim que a Opel Zafira reaparece na Europa com uma versão que também tem um propulsor bem conhecido e, inclusive, montado em suas irmãs vendidas por aqui, o diesel Multijet 2.2 litros.
Sendo agora o propulsor queimador de óleo da vez da Stellantis, ele está presente em toda a gama de veículos comerciais do grupo na região, incluindo as vans grandes e também as picapes Rampage e Dakota da Ram, bem como no Jeep Commander.
Veja também

Claro, não podemos esquecer das Fiat Toro e Titano, fazendo assim do Multijet 2.2 um motor “federal” na Stellantis local, mas na Europa, a oferta de diesel é bem mais ampla e o propulsor precisa de espaço.
Assim, o encontrou na Opel Zafira com 180 cavalos e 40,6 kgfm, além de transmissão automática de oito marchas, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e velocidade máxima de 185 km/h.

Disponível nas carrocerias de 4,98 m ou 5,33 m, a Opel Zafira é hoje uma van média que leva com conforto passageiros, com bom espaço para bagagens de até 4.900 litros, além de altura máxima de pouco mais de 1,90 m.
Para aplicação comercial, existe a Opel Vivaro, similar aos modelos que a Stellantis vende por aqui, não dedicada assim ao conforto dos passageiros como a Zafira, que pelo menos assim mantém sua proposta original para famílias bem grandes ou transporte executivo.

Custando a partir de € 43.250 na Alemanha, a Opel Zafira 2.2 diesel tem ainda a companhia da versão Electric com 156 cavalos.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










