Quem diz que “carro antigo era melhor” nunca viu esse teste de colisão de um Volkswagen Golf antigo

dekra crash test golf ii 4
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Muita gente ainda insiste em dizer que “carro antigo era mais resistente” ou que “não se faz carro como antigamente”.

Mas basta assistir a um teste de colisão entre modelos clássicos e veículos modernos para perceber que essa nostalgia pode ser perigosa — e até fatal.

A última comparação do tipo foi realizada na Alemanha e colocou frente a frente duas gerações do Volkswagen Golf: o veterano Golf II e o bem mais atual Golf VIII. O resultado é um verdadeiro choque de realidade.

Ambos os modelos passaram por um teste de impacto frontal com sobreposição moderada, a cerca de 64 km/h — uma velocidade comum em vias urbanas.

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dekra crash test golf ii 1
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O que aconteceu com o modelo antigo foi digno de um filme de terror automotivo: pneus empurrados para dentro da cabine, teto e portas desabando e o volante esmagando o motorista.

No Golf moderno, o habitáculo permaneceu intacto, com todos os sistemas de segurança funcionando como deveriam.

O teste foi realizado pela DEKRA, uma das principais entidades de segurança veicular da Alemanha. A ideia era simples: mostrar como a evolução tecnológica impacta diretamente a segurança dos ocupantes.

Segundo o pesquisador Markus Egelhaaf, “no Golf II, os ocupantes teriam pouquíssimas chances de sobreviver”. Já no Golf VIII, os passageiros provavelmente sairiam com apenas ferimentos leves.

dekra crash test golf ii 2
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Esses testes chamam atenção desde que, anos atrás, o IIHS nos Estados Unidos colidiu um Chevrolet Bel Air de 1959 contra um Malibu de 2009.

Desde então, clássicos como Mitsubishi Diamante de 1993 e Toyota Corolla de 1999 também foram destruídos para mostrar a dura verdade: por mais icônicos que sejam, os carros antigos eram inseguros em acidentes.

Mas não é só na hora da batida que os carros atuais levam vantagem. No chamado “teste do alce”, uma manobra rápida para desviar de obstáculos, o Golf dos anos 80 conseguiu manter o controle a 64 km/h.

Já o modelo novo fez o mesmo percurso com segurança a 75 km/h. Isso mostra como a estabilidade e os sistemas eletrônicos modernos fazem diferença até mesmo na prevenção dos acidentes.

dekra crash test golf ii 3
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Outro ponto destacado pela DEKRA foi o avanço nos sistemas de iluminação. Os faróis de LED dos modelos atuais iluminam com muito mais eficiência e os alertas visuais, como lanternas traseiras, são visíveis a distâncias maiores — o que pode evitar colisões noturnas.

Nesse quesito, o Golf II, com suas luzes fracas, parece uma relíquia de outro século.

A célula de sobrevivência do carro antigo se deforma completamente, enquanto no Golf atual não há nenhum colapso estrutural visível. Nem o pilar A — normalmente um dos primeiros a ceder — mostra sinais de falha.

Com tudo isso, fica difícil defender a ideia de que os carros antigos eram mais seguros ou mais confiáveis.

Eles podem até ser charmosos, nostálgicos e icônicos, mas quando o assunto é proteger vidas, os carros modernos estão anos-luz à frente. E isso, no fim das contas, deveria ser o que realmente importa.

Crashtest Golf II – dieser Gegenverkehrsunfall wäre kaum zu überleben | DEKRA

Euro NCAP Crash & Safety Tests of VW Golf 2022

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


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