O Governo do Paraná anunciou uma proposta que promete trazer alívio financeiro para proprietários de motocicletas de até 170 cm³, com a isenção do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a partir de janeiro de 2025.
O projeto de lei, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e, se aprovado, beneficiará mais de 732 mil veículos, o que corresponde a cerca de 77% da frota tributável de motocicletas no Estado.
Hoje, apenas motos com até 125 cilindradas e mais de 10 anos de fabricação possuem isenção. Com a nova proposta, todas as motocicletas de até 170 cilindradas seriam contempladas, independente do ano de fabricação.
Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), o valor médio de IPVA para esses veículos é de R$ 474.
Ratinho Junior ressaltou o impacto positivo da medida, afirmando que o valor economizado poderia ser usado para atender necessidades diárias dos proprietários ou ajudar no pagamento de parcelas de financiamento da própria moto.
Além de beneficiar diretamente os proprietários, a medida visa fortalecer setores essenciais para a economia local, como o dos motoboys e entregadores, cuja atividade tem grande peso na economia do Estado.
“São profissionais que geram emprego e renda, ajudando o nosso Estado a crescer”, declarou o governador.
O secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, reforçou o caráter econômico da proposta, destacando que a isenção do IPVA para essas motocicletas permite que as famílias utilizem o dinheiro economizado em outras áreas, como alimentação, lazer e até viagens.
“Com essa medida, mais dinheiro permanece no bolso do cidadão, o que contribui para o aquecimento da economia local”, acrescentou Ortigara.
A proposta representa uma estratégia de estímulo econômico que beneficia diretamente uma parcela significativa da população paranaense, reforçando o compromisso do governo em apoiar os trabalhadores e fomentar o desenvolvimento econômico no Estado.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!