Quinta-feira popular: Presidente Lula deve lançar programa do carro sustentável; IPI reduzido para automóveis até 1.0 litro e 90 cavalos estão na pauta

vw tera taubate 1
vw tera taubate 1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar o programa do “Carro Popular Sustentável” na próxima quinta-feira, dia 10 de julho, marcando talvez o início de mais uma ação do governo federal para impulsionar o setor automotivo a curto prazo.

Nesta segunda (7), Igor Cavet, presidente da Anfavea, comentou que o novo programa do governo é importante para o setor automotivo dentro do Mover, Mobilidade Verde e Inovação.

Segundo o site Auto Indústria , Cavet comentou: “Há uma previsão legal na MP do Mover do final de 2023 sobre o que chamamos de IPI Verde. É uma discussão que já acontece há algum tempo, ora esfria, ora aquece e mais recentemente voltou à pauta do governo federal”.

A questão de fato é importante para reduzir a carga tributária sobre os automóveis menos caros, mas a previsão é que o programa dure até o final de 2026, ou seja, apenas um ano e meio, o que não deve alterar as linhas de produtos consideravelmente nessa direção.

O “Carro Sustentável” deve atuar sobre a motorização, limitando a 1.0 litro, bem como a potência à 90 cavalos, além de eficiência energética do Inmetro, mais combustíveis, no caso o etanol, e também sobre elétricos e híbridos .

Hoje, somente alguns modelos são beneficiados com os primeiros detalhes listados, como cilindrada e potência, o alvo principal do programa, sendo eles Fiat Mobi, Fiat Argo, Fiat Cronos, Citroën C3, Citroën Basalt, Peugeot 208, VW Tera, VW Polo, Hyundai HB20, Hyundai HB20S e Renault Kwid.

Todavia, caso o governo atual continue com um sucessor apontado por Lula ou o próprio consiga a reeleição, o programa poderá continuar, mas caso contrário, fica difícil prever sua prorrogação no melhor estilo do IPI reduzido há mais de 10 anos.

Na época, a cada três meses, o governo fazia suspense com o IPI zero, o que moveu o mercado numa direção que fez até algumas montadoras projetarem o mercado na casa dos 5 milhões quando o mesmo já passava dos 2 milhões em realidade. Hoje sabemos bem o que aconteceu…



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X