ram 3500 2021 2
Um recall nos EUA envolve nada menos que 142 mil unidades das picapes RAM 1500, 2500 e 3500 por problemas nas setas, porém, isto não significa que elas não funcionem, pelo contrário, elas simplesmente não desligam.
Segundo relatos, o problema estaria num módulo de controle da coluna de direção, que tem um sistema anti-bloqueio das setas. Ainda assim, sugere-se que um curto-circuito na placa do sistema pode ainda causar o defeito.
Conforme os regulamentos do Padrão Federal de Segurança de Veículos Motorizados, “a unidade operacional do pisca-pisca deve ser cancelada automaticamente pela rotação do volante e capaz de ser cancelada por um controle operado manualmente”.
ram 3500 2021 1
Além dos repetidores de direção, as Ram 1500, 2500 e 3500 podem ainda ligar os faróis altos quando os motoristas usam o sinal de mudança de direção, cegando potencialmente o tráfego em sentido contrário com sua luz super branca.
Todavia, também funciona ao contrário, com os piscas sendo ativados quando o motorista liga os faróis altos, ou seja, criando uma lambança durante a condução.
Além do risco para os motoristas atropelados inesperadamente pelos faróis altos de uma picape enorme, os sinais de mudança de direção que não desligam ou ligam inesperadamente podem confundir as pessoas e resultar em acidentes.
Em situações específicas, um motorista terceiro pode até acabar colidindo com uma picape Ram afetada pelo problema, assim como também pedestres durante a travessia de ruas e avenidas.
ram 3500 2021 4
O recall afeta a Ram 1500 só de modelo 2023, enquanto os demais modelos também adicionam o modelo 2024, incluindo ainda os caminhões leves Ram 4500 e Ram 5500.
A NHTSA registrou o recall, sendo feito pelo site a consulta dos veículos envolvidos após inserir o número do chassi, sendo importante para os motoristas dessas picapes e caminhões, que garantem sua segurança e a de terceiros com um sistema de indicador de direção realmente eficiente.
A chamada afeta somente carros feitos para o mercado americano, não sendo relatadas unidades exportadas à América Latina.
[Fonte: Jalopnik]
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!