A Ram 1500 Classic, versão de geração anterior que até mesmo chegou a ser vendida no Brasil, entre 2022 e este ano de 2024, finalmente deixou de existir em qualquer país do planeta.
Sua fabricação começou em 12 de setembro de 2008, e só acabou 16 anos depois.
A produção da quarta geração, conhecida internamente como “DS”, foi encerrada silenciosamente na sexta-feira, 4 de outubro, sem anúncio oficial da fabricante.
A despedida da picape foi registrada por alguns membros da UAW Local 140, da fábrica de montagem de Warren, em Michigan. Eles publicaram nas redes sociais fotos de um modelo Tradesman, pintado em Delmonico Red, adornado com uma faixa de despedida no capô.
No início, antes mesmo do ano de 2010, ela era simplesmente a nova Ram 1500, até que, com o lançamento da quinta geração em 2019, ganhou o nome “Classic” para continuar como uma opção mais acessível ao lado do novo modelo.
Com o tempo, a Ram 1500 Classic passou a ser a única maneira de adquirir um motor Hemi V8 em uma Ram nova, já que o modelo da nova geração trocou o 5.7 V8 pelo motor 3.0 V6 biturbo.
Mesmo assim, a descontinuação da Ram 1500 Classic parecia um cenário que nunca chegaria. Diversas vezes, rumores surgiram de que a produção seria encerrada, apenas para a picape reaparecer no site da marca logo depois.
A própria Ram sempre foi vaga sobre o futuro do modelo, e quando questionada em 2023, um porta-voz disse: “Ainda não anunciamos nada, mas avisaremos quando o fizermos.”
Em agosto deste ano, a fabricante foi mais direta:
“A Ram 1500 Classic foi uma excelente porta de entrada para os nossos clientes e o modelo Tradesman certamente atendeu às necessidades dos nossos clientes comerciais. Com a introdução da versão Tradesman na nova Ram 1500 para o ano-modelo 2024, nos despedimos da geração anterior e lembramos aos clientes que a Ram 1500 Classic com motor Hemi continuará sendo vendida até 2025.
Essa última frase requer uma leitura cuidadosa. Agora que sabemos que a produção da Ram 1500 Classic terminou, podemos presumir que ainda haverá estoques disponíveis nas concessionárias até o próximo ano.
Aqui no Brasil, o modelo saiu de linha no mês de agosto, com a versão especial R/T, limitada a 100 unidades, das fotos que ilustram essa página.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!