Ele voltou, minha gente! O V8 HEMI está sendo festejado nesta quinta (5) nos states para alegria geral da nação dos gearheads, que não precisam mais chorar pela gasolina derramada.
A escolhida para o retomo da lenda é a picape Ram 1500 2026, cujas encomendas já estão abertas no mercado americano. As primeiras picapes com o trem de força V8 chegam às concessionárias no verão do hemisfério norte.
Para celebrar a volta do HEMI, com as bençãos do POTUS, a Stellantis passou a linha Ram 1500 de seis cilindros para o ano-modelo 2025, colocando assim as versões com o 5.7 litros na gama 2026.
Tim Kuniskis, CEO da marca Ram, confessa: “Todo mundo comete erros, mas a forma como você lida com eles define você. A Ram errou quando abandonamos o HEMI — nós o possuímos e o consertamos. Não estamos somente trazendo de volta um lendário motor V8, estamos iniciando um plano de produto assertivo e expandindo a liberdade de escolha em trem de força para nossos clientes.”
Todavia, para quem gostou (?) do seis em linha, Kuniskis tranquiliza: “A Ram continuará a oferecer o Hurricane Straight Six Turbo mais potente e eficiente, mas ouvimos alto e claro os consumidores: não há substituto para o icônico HEMI V8. No final de cada mês, contabilizamos as vendas para os clientes, não para estatísticos ou ideólogos. Dados, que se danem — levantamos nossa bandeira e deixamos o HEMI soar livre novamente!”
Pelo comentário do chefe da Ram, já dá para imaginar que a Stellantis no Brasil voltará com o HEMI na Ram 1500.
Cada Ram 1500 2026 com motor HEMI inclui um novo emblema Símbolo de Protesto montado no para-lama, criado pela equipe de design da Ram. O emblema delineia a cabeça do Ram empurrando para a frente, impulsionado por um bloco HEMI V-8.
O HEMI vai para as versões Tradesman, Big Horn, Express, Warlock, Laramie, Rebel (disponibilidade tardia), Limited e Longhorn como parte da cadência agressiva de produtos da marca que abrange os próximos 18 meses.
Com 400 cavalos de potência e 50,9 kgfm de torque, o HEMI ganha melhoramentos para ficar mais eficiente, como comando de válvulas variável e desativação de cilindros.
O sistema híbrido leve eTorque substitui o alternador tradicional montado no motor por uma unidade de motor-gerador acionada por correia.
Ele usa uma bateria de 48 volts para fornecer partida/parada rápida e contínua do motor, adicionando até 13,3 kgfm de torque na aceleração inicial.
Além do comando de válvulas variável e o Fuel Saver (desativação de cilindros), o V8 HEMI 5.7 ganha um ventilador de resfriamento elétrico de 850 watts usando Modulação por Largura de Pulso para adaptar o consumo de energia do ventilador à demanda de resfriamento.
A nova opção de motor oferece uma capacidade de reboque de até 5,2 toneladas e capacidade máxima de carga útil de 794 kg. E aí? Gostou da volta do HEMI? Que outro motor você gostaria de ver retornar à vida?
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