RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

A RAM 1500 é uma das versões das famosas picapes RAM, que costumam mexer com as emoções de quem é fã do segmento. Enormes, com motores superpotentes e preços exorbitantes, elas tem todos os ingredientes para nunca passarem despercebidas.


Por aqui, estávamos mais acostumados com a gigante RAM 2500, tão grande que exige CNH do tipo C para ser conduzida. Mas a marca já estava preparando uma outra opção menor, mas igualmente impressionante, para os brasileiros.

A RAM 1500 Rebel chegou no final de 2020 com um poderoso motor V8 e preço sugerido de quase R$ 400.000, o que deixou claro que vê-la nas ruas teria o mesmo significado que avistar um superesportivo.

Confira todos os detalhes da RAM 1500!

RAM 1500 – detalhes

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

A RAM 1500 Rebel tem uma vida mais curta que suas irmãs maiores, pois foi apresentada ao público apenas em janeiro de 2015, no Salão de Detroit, e com chegada às lojas no segundo semestre daquele mesmo ano.

O objetivo da marca era ter uma opção off-road com estilo único, o que a destacaria em meio a tantas picapes nos Estados Unidos.

Mesmo com seu visual da geração anterior, que até hoje é muito apreciado pelos fãs da marca, a primeira RAM 1500 ostentava um para-choque exclusivo, faróis de LED e capô diferenciado, além de rodas de 17 polegadas pintadas em preto fosco.

Tanto na grade dianteira, quanto na tampa da caçamba, a marca colocava o enorme logo “RAM”, que se tornou uma característica bem conhecida de seus modelos.

Por dentro, a picapona agradava ainda mais. Especialmente para mercados acostumados com picapes menores, como o brasileiro, seu tamanho por fora e o espaço no interior impressionavam bastante. Isso incluía a distância entre os passageiros dianteiros, o que gerava um ótimo espaço entre os bancos.

Debaixo do capô, obviamente a RAM 1500 também era chamativa. A opção de entrada era o motor Pentastar 3.6 V6, com 308 cv e 37,1 kgfm, e o propulsor mais forte era o HEMI 5.7 V8 de 400 cv e 56,6 kfgm, ambos com câmbio automático de oito marchas e tração integral opcional.

Segunda geração marca uma nova era

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

A excelente receptividade da RAM 1500 Rebel nos Estados Unidos fez a FCA agilizar o desenvolvimento de uma nova geração. Sim, pouco tempo depois de exibir e lançar o primeiro modelo, o grupo (atualmente chamado Stellantis) já buscava uma renovação.

A partir de 2016, as primeiras imagens da nova RAM 1500 começaram a vazar, mostrando que seu visual ficaria mais moderno e sua lista de equipamentos ainda mais recheada, especialmente com novidades de dirigibilidade.

Mesmo assim, foi apenas em 2018, novamente no Salão de Detroit, que a nova geração da picape finalmente foi revelada por completo. E sua aparição mostrou que a RAM estava pronta para novos tempos no segmento em que atua.

Visualmente, a RAM 1500 estava muito mais moderna e sem perder a robustez que a fez ficar famosa. Foi nesse modelo que a marca estreou sua nova identidade visual, com faróis mais afilados e numa posição mais elevada.

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

Nos EUA, a picape chegou com seis versões, incluindo a Rebel que temos atualmente por aqui. Nesse caso, o visual estava ainda mais chamativo, com detalhes em preto, suspensão elevada e dianteira exclusiva.

Mas era em seu interior que a nova RAM 1500 realmente chamava a atenção do público. Praticamente sem nada da geração anterior, ela vinha com uma tela de 7 polegadas para o computador de bordo e uma central multimídia com tamanhos diferentes, variando entre 5 a 12 polegadas.

Essa última opção impressionava pela quantidade de informações exibidas em sua enorme tela vertical, lembrando muito mais um Tesla do que uma picape.

O espaço para os ocupantes também havia sido melhorado, assim como o acabamento, que tinha detalhes em madeira de lei, couro legítimo e alumínio.

E o que dizer da enorme lista de equipamentos? A RAM 1500 poderia ser equipada com bancos com aquecimento e ventilação (inclusive na segunda fileira), sistema de som da Harman Kardon com cinco entradas USB, multimídia com Apple Carplay e Android Auto, câmera 360 graus, Wi-Fi, carregamento wireless, piloto automático adaptativo, entre outros.

Qual versão nós teremos?

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

A espera pela RAM 1500 no Brasil foi bem longa, começando em uma geração e se concretizando apenas em outra. E sua chegada era importante para a marca, já que a grandalhona RAM 2500 exige habilitação C e, por isso, não tem tanto apelo comercial.

Depois de vermos a nova RAM 1500 aparecer nos Estados Unidos, ficou claro que receberíamos essa versão, como foi confirmado na época pelo próprio presidente da FCA no Brasil, Antonio Filosa.

Mesmo assim, a espera continuou, pois as vendas no mercado norte-americano só começaram vários meses depois do Salão de Detroit. Além disso, executivos da marca afirmavam que nós só receberíamos a picape com o novo motor V6 a diesel, que ainda não havia sido lançado nem nos EUA.

Esse motor só chegou a bordo da linha 2020 por lá, com atualizações que o deixaram com 264 cv e 66,2 kgfm de torque graças à ajuda do sistema híbrido-leve.

Mas como você já deve ter percebido, especialmente agora que sabemos o que realmente aconteceu, essa história teve muitas idas e vindas. Além de afirmar que a RAM 1500 só faria sentido por aqui se fosse equipada com um propulsor a diesel, a marca chegou a dizer informalmente que teríamos várias outras versões por aqui.

Mas aí veio a pandemia e, com isso, novas alterações nos planos da FCA. Em vez de apostar no motor a diesel, o que parecia uma opção mais lógica, a RAM 1500 decidiu ir para o caminho da esportividade com seu motor V8 a gasolina.

Finalmente no Brasil

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

Em dezembro de 2020, a espera finalmente acabou e a RAM 1500 Rebel foi lançada no Brasil por incríveis R$ 399.990. Vale lembrar, porém, que as primeiras 100 unidades estavam completamente equipadas, o que elevava seu preço para R$ 419.990 (hoje ele é ainda maior, como você pode ver abaixo).

Mesmo com esse alto valor e a espera de vários meses (depois de depositar R$ 20 mil de sinal, o comprador teria que aguardar cinco meses até receber a picape), o lote inicial foi esgotado em apenas 18 horas!

Essa versão é equipada com o também incrível propulsor HEMI 5.7 V8 de 400 cv e 56,7 kgfm, acoplado ao câmbio automático de oito velocidades. Visualmente, a RAM 1500 seria impressionante de qualquer forma, mas na versão Rebel ela se destaca ainda mais.

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

Primeiro pelo tamanho, com seus 5,92 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 2,01 m de altura e 3,67 m de entre-eixos. Mesmo com tudo isso, e pesando 2.610 kg, a enorme picape acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, com velocidade máxima limitada em 174 km/h.

Seu visual segue o que já era conhecido do modelo vendido no exterior, com uma dianteira quase toda escurecida, faróis de LED em posição elevada e capô bem musculoso.

Ao ver uma unidade ao vivo, você percebe o quanto é impressionante uma picape com mais de 2 metros de altura.

Em sua lateral, a RAM 1500 Rebel tem rodas de 18 polegadas com pneus 275/65 R18. Além disso, ela vem com caixas de roda bem alargadas, espelhos com o mesmo acabamento escurecido da dianteira e repetidores de seta.

Algo que chama a atenção nas laterais é a Rambox, um compartimento de 103,4 litros que conta com iluminação interna e tomada de força de 115V. Ele está disponível nas duas laterais.

Já na traseira, a RAM 1500 Rebel tem uma tampa mais vincada que no modelo da geração anterior, mas ainda ostentando o enorme logo da marca. As lanternas são escurecidas e posicionadas para invadir levemente a lateral.

Apesar de tantos detalhes impressionantes, e de ter uma capacidade de reboque de 5.062 kg, a caçamba da picape leva “apenas” 610 kg, apesar de ter 1.200 litros.

Isso pode ser explicado pela suspensão traseira voltada para um comportamento mais esportivo do que para suportar cargas maiores.

Interior luxuoso

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

O interior da RAM 1500 Rebel foi visto como seu aspecto mais impressionante quando chegou ao Brasil. Se o habitáculo já era elogiado nos Estados Unidos, onde o público está acostumado com modelos maiores e mais luxuosos entre as picapes, dá pra imaginar o efeito que isso teria em nosso mercado.

Alguns pontos podem ser destacados, como o conforto, a tecnologia e a qualidade dos materiais usados. Viajar na RAM 1500 Rebel faz qualquer um esquecer rapidamente que está numa picape, já que o espaço é muito generoso e os bancos bem confortáveis, tendo até mesmo aquecimento na segunda fileira.

A tecnologia também é outro ponto positivo, especialmente pela enorme tela de 12 polegadas que o modelo vendido por aqui sempre tem. Ali você pode visualizar até dois tipos de informações entre as várias opções disponíveis, como música, GPS, câmera 360º, funções do ar-condicionado, entre outros.

Por último, também podemos citar a qualidade dos materiais empregados no interior, como o couro legítimo não apenas nos bancos, mas também nas portas e no painel.

Tudo isso, aliado ainda ao teto solar panorâmico, torna a vida a bordo da RAM 1500 Rebel algo totalmente diferente do que qualquer outra picape em nosso mercado possa oferecer.

O grande escândalo da RAM 1500

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

Dentre tantos detalhes positivos, a história da RAM 1500 também teve uma enorme mancha. Em janeiro de 2017, a EPA (a mesma agência norte-americana que investigou o Dieselgate da Volkswagen) acusou a FCA de fraudar emissões em mais de 100 mil veículos.

A lista incluía a RAM 1500 com o motor 3.0 diesel, envolvendo modelos que estavam rodando desde 2014. Em resposta, o grupo emitiu um comunicado dizendo que estava surpreso com a acusação, já que seus modelos tinham sistemas de controle de emissões de última geração.

Depois disso, a FCA anunciou que iria corrigir o problema com uma nova programação do sistema dos modelos 2017, o que seria estendido posteriormente para todas as unidades envolvidas.

Mas todo esse trabalho em conjunto com a EPA não evitou o pior. Em 2019, a FCA divulgou que pagaria US$ 800 milhões pelas violações nos motores a diesel, que afetaram também o Jeep Grand Cherokee.

Além da instalação de um novo software, a marca estendeu a garantia dos modelos envolvidos e emitiu um pagamento para todos os proprietários, antigos ou atuais, em uma média de US$ 2.800.

RAM 1500 – novidades

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

Após chegar ao Brasil no final de 2020, a RAM 1500 Rebel ainda curte seus primeiros momentos no mercado. As primeiras unidades começaram a ser entregues em abril de 2021, lembrando que o lote inicial se esgotou em apenas 18 horas.

Por ser tão recente, obviamente não tem nenhuma novidade programada para o futuro próximo, exceto seu recente aumento nos preços, que elevaram o valor inicial para R$ 429.990.

Mas suas concorrentes terão várias novidades, especialmente depois de observar como o consumidor brasileiro de alto poder aquisitivo pode se interessar por esse segmento.

A principal rival, já confirmada para o Brasil mas sem data de estreia oficial, é a Chevrolet Silverado 1500. Exibida na Argentina no final de 2020, ela tem como grande diferencial a oferta do motor diesel Duramax 3.0, com seis cilindros em linha, 281 cavalos e 62,9 kgfm de torque.

Mesmo com a preferência da RAM 1500 Rebel pelo motor V8 a gasolina, é improvável que a GM mude a Silverado apenas para o mercado brasileiro. Isso faria com que a briga entre as duas fosse ainda mais interessante, com o modelo da Stellantis focado nos clientes urbanos e a picape da Chevrolet atraindo aqueles ligados ao agronegócio.

A nova Silverado chegaria com câmbio automático de 10 velocidades e tração 4×4, também podendo ser conduzida com a CNH B. Assim como sua rival, ela teria um nível excelente de equipamentos, com multimídia de 8 polegadas, alerta de colisão, alerta de saída de faixa, sistema de som premium da Bose e rodas de 20 polegadas.

RAM 1500 – versões

  • RAM 1500 Rebel

Cores disponíveis: Vermelho Flame e Branco Bright (sólidas, sem custo adicional); Cinza Maximum Steel e Prata Billet (metálicas, sem custo adicional); Preto Diamond (perolizada, sem custo adicional).

RAM 1500 – equipamentos

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

RAM 1500 Rebel – motor 5.7 V8 de 400 cv e 56,7 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.

ITENS DE SÉRIE: 2 tomadas 115V, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado digital dual zone, assistente de partida em rampa, assistente de permanência em faixa, bancos aquecidos (incluindo segunda fileira), bancos dianteiros elétricos com 12 posições, câmera de ré, carregamento de smartphone por indução, central multimídia Uconnect com tela vertical de 12 polegadas com GPS, câmera 360°, Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial com partida remota, comutação automática de farol alto e baixo, controle de descida (Hill Descent Control), controle de oscilação de reboque (TSC), controle de velocidade adaptativo (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, controles de tração, estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, direção elétrica, faróis dianteiros (principais e de neblina) e traseiro (lanternas) em LED, freio de estacionamento elétrico, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, nove saídas USB, pedais com regulagem elétrica de distância, pneus de uso misto de 32 polegadas Falken montados em rodas de aro 18”, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), suspensões elevadas em 2,5 cm, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, teto solar panorâmico, volante multifuncional aquecido, entre outros.

OPCIONAIS:

  • Grupo Rebel Level II (R$ 20.000) – Sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência (com 19 alto-falantes, subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos), Head-up display, Retrovisor interno digital com tela de LCD, Tampa traseira multifuncional com logotipo cabeça de bode, RAM da grade dianteira escurecido, Proteção funcional do parachoque dianteiro pintado em preto e Rodas de liga leve de 18” pintadas em preto.
  • Revestimento Preto (sem custo adicional).
  • Revestimento Preto/Vermelho (sem custo adicional).

RAM 1500 – preços

  • RAM 1500 Rebel – R$ 429.990

RAM 1500 – motor

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

Se antes a RAM 1500 era esperada no Brasil com algum motor a diesel V6, na realidade sua versão Rebel trouxe o poderoso HEMI 5.7 V8, o que até foi comemorado por alguns entusiastas da marca.

Esse enorme propulsor de 5,7 litros tem 8 cilindros em V, 16 válvulas e aspiração natural, entregando 400 cavalos de potência a 5.600 rotações por minuto e 56,7 kgfm de torque a 3.950 rpm. Ele está sempre acoplado ao câmbio automático ZF de oito velocidades, tendo ainda tração integral com os modos 4×2, 4×4 High e 4×4 Low.

RAM 1500 – desempenho

Confira o excelente desempenho da RAM 1500 Rebel em sua aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima, mesmo tendo 2.610 kg:

  • RAM 1500 Rebel – 6,4 segundos e 174 km/h.

RAM 1500 consumo

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

Se mesmo com proporções avantajadas a RAM 1500 Rebel consegue um desempenho excelente, quando falamos sobre seu consumo a realidade é outra. Confira suas médias urbana e rodoviária, sempre com gasolina:

CONSUMO CIDADE:

  • RAM 1500 Rebel – 5,3 km/l

CONSUMO ESTRADA:

  • RAM 1500 Rebel – 6,6 km/l

RAM 1500 – manutenção e revisão

RAM 1500: motor, equipamentos, preço, detalhes, ficha técnica

Pelo preço sugerido, muitos poderiam pensar que o custo de manutenção da RAM 1500 seria altíssimo. Na realidade, porém, não é isso o que acontece. Com paradas a cada 12.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, ela tem um custo total de manutenção até os 60.000 km de R$ 5.261.

Esse valor fica abaixo de outras picapes e da maioria dos modelos importados vendidos no Brasil, sendo que a primeira revisão custa apenas R$ 472 e a mais cara, a última, sai por R$ 1.268.

Confira abaixo os valores detalhados:

Revisão

Custo

Quilometragem

5.7 V8

10.000 km

R$ 472

20.000 km

R$ 997

30.000 km

R$ 899

40.000 km

R$ 997

50.000 km

R$ 628

60.000 km

R$ 1.268

RAM 1500 – ficha técnica

Motor

HEMI 5.7 V8

Tipo

Dianteiro, Longitudinal e Gasolina

Número de cilindros

8 em V

Cilindrada em cm3

5.654

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

400 cv a 5.600 rpm

Torque Máximo

56,7 kgfm a 3.950 rpm

Transmissão

Tipo

Automático de 8 marchas

Tração

Tipo

Integral temporária (4×2, 4×4 High e 4×4 Low)

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, braços sobrepostos

Traseira

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Roda de 18″

Pneus

275/65 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

5.929

Largura (mm)

2.084

Altura (mm)

2.012

Distância entre os eixos (mm)

3.672

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

610 (reboque: 5.062)

Tanque (litros)

98

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

2.610

Peso bruto total (kg)

3.220

Ângulo de saída

22,6

RAM 1500 – fotos

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.