O Canadá é um importante mercado para picapes das marcas americanas e lá a Ram Classic cumpria seu papel de fornecer uma alternativa às picapes médias de marcas rivais, uma vez que um retorno da Dodge ao segmento morreu antes de 2018.
Assim, já como Stellantis, o novo grupo manteve a ideia da Fiat Chrysler de preservar a geração antiga da picape grande com um preço semelhante ao de modelos médios, para compensar a ausência de uma picape como a Dakota, por exemplo.
Pelo que se sabe, a Stellantis retornará ao segmento, mas isso se dará apenas em 2027, com um novo modelo a ser elétrico e feito em Belvidere, Illinois. Até lá, o cavalo-de-batalha da Ram é a 1500 Classic, porém, agora ela sai do Canadá após cinco anos.
A Stellantis decidiu concentrar as vendas da Ram Classic nos mercados dos EUA e México, onde é produzida na fábrica de Toluca. Partindo de US$ 32.345, a antiga picape se torna uma opção barata para quem quer uma picape de tamanho tradicional por um preço menor.
Isso é o que mantém a Ram Classic em produção para atender consumidores que não querem encarar os mais de US$ 40 mil da Ram 1500 da atual geração. Diferente daqui, nos states, a picape é vendida também com opção de motor V6 3.6 Pentastar.
Lá ainda existe a oferta do V8 Hemi 5.7, mas ele logo estará fora de linha, pelo menos no mercado americano. O fim do V8 para a Ram Classic pode não ser tão ruim nos EUA, já que existe o V6 3.6, mas mesmo este já tem seus dias contados.
Não parece provável que, a despeito do fim da produção dos Hemis, a Classic consiga ir muito além, exceto se a Stellantis mantiver o Pentastar por mais tempo até a chegada dessa nova picape elétrica.
Mas, e aqui? Até agora não sabemos até quando a Ram Classic conseguirá vir do México com seu imponente V8 5.7, o mesmo da geração atual. O uso de um Hurricane 3.0 não parece o mais indicado devido aos custos, mas quem sabe…
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