A Ram tem registrado um aumento expressivo nas vendas nos EUA, impulsionada por uma estratégia de marketing e incentivos mais agressivos.
Esse impulso é especialmente importante com a chegada de 2025, quando a marca lançará suas primeiras picapes eletrificadas e versões renovadas de modelos heavy-duty, segundo a CEO Christine Feuell.
No terceiro trimestre, as vendas de picapes leves Ram aumentaram 11% em relação ao trimestre anterior, enquanto as vendas dos modelos pesados cresceram 4% e as vans ProMaster tiveram um salto de 29%.
Entre setembro e outubro, as vendas no varejo subiram 28%, revertendo uma queda de 19% registrada no terceiro trimestre do ano anterior.
Com um alinhamento mais próximo entre produção e demanda, a Ram está ajustando sua linha para atender ao aumento na procura por versões de alto nível, como a nova 1500 Tungsten.
Em outubro, a marca ampliou os descontos como parte de uma estratégia da Stellantis para reduzir os estoques, liberando espaço para modelos novos.
A linha Ram deve ganhar ainda mais fôlego em 2025, com o lançamento da picape elétrica 1500 REV e da 1500 Ramcharger, que inclui um gerador a gasolina para ampliar a autonomia, além dos modelos pesados atualizados em janeiro.
Feuell destacou que a Ram está “transformando toda a sua linha em um período de dois anos” e espera que o forte desempenho de outubro continue até o final do ano.
Ela também mencionou os esforços para recuperar terreno após um início de 2024 mais lento, marcado por atrasos na produção da renovada 1500 devido a problemas de qualidade na fábrica de Sterling Heights, Michigan.
O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, chegou a expressar insatisfação com o alto número de veículos que precisavam de ajustes após a montagem.
Agora, a produção segue uma cadência mais consistente, com foco nos acabamentos superiores, como os modelos RHO, Rebel e Tungsten. Com a produção e qualidade ajustadas, Feuell espera que a Ram consiga atender todos os pedidos até o final do ano e melhorar os níveis de estoque das concessionárias.
Após descontinuar a 1500 Classic em outubro, a Ram está finalmente concentrada nos modelos de geração atual e aumentando o foco nos produtos comerciais, como os modelos heavy-duty, ProMaster e Chassis Cab, com novos incentivos e suporte à equipe de frotas para impulsionar as vendas no segmento.
Sam Fiorani, da AutoForecast Solutions, destacou que a Ram 1500 Classic tinha um papel importante como opção acessível de picape grande, atraindo compradores que buscavam um veículo de qualidade a um preço inferior aos concorrentes como o F-150 e Silverado.
Ele acredita que o modelo será lembrado pelo mercado pela relação custo-benefício, especialmente para aqueles que desejavam a capacidade de uma picape grande a um preço menor.
Para 2025, a Ram adotará uma estratégia multifacetada, com foco em esportividade, eletrificação e expansão no segmento comercial por meio da unidade Ram Professional, lançada neste ano.
O modelo elétrico 1500 REV poderá ampliar a base de clientes da marca, embora Fiorani observe que a aceitação de picapes elétricas pelo mercado ainda seja um desafio.
No entanto, o modelo Ramcharger, com autonomia estendida, pode ser um diferencial competitivo, oferecendo uma solução para a ansiedade de autonomia dos consumidores.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!