
Mesmo sem o famoso V8 debaixo do capô, a nova RAM 1500 RHO não está disposta a abrir mão do ronco encorpado que tantos fãs de picapes adoram.
Atendendo aos pedidos dos entusiastas, a marca lançou dois novos escapamentos esportivos desenvolvidos em parceria com a MagnaFlow, que prometem devolver à RHO a agressividade sonora que se perdeu com a aposentadoria do motor Hemi.
Os dois sistemas fazem parte do programa oficial Direct Connection Affiliated Accessories e trazem soluções que vão muito além da estética. Ambos utilizam tubulação de três polegadas, X-pipe e saídas duplas de cinco polegadas com acabamento em cromo preto.
O primeiro modelo, chamado SPEQ Series, tem preço sugerido de US$ 2.089 (cerca de R$ 11 mil) e inclui válvulas de escape para ajustar o fluxo e o som. O conjunto ainda conta com garantia de dois anos.
Veja também

A segunda opção é ainda mais completa — e cara. Trata-se do sistema xMOD Series, que custa US$ 3.099 (mais de R$ 15 mil). Ele oferece seis combinações sonoras diferentes, que vão do “esportivo” ao “furioso”, segundo a própria RAM.
O sistema inclui três módulos intercambiáveis que modificam o timbre do escape, além de dois mid-pipes trocáveis que permitem ajustes mais refinados no tom do motor.
Ambos os escapamentos contam com a tecnologia No Drone da MagnaFlow, que evita ressonâncias dentro da cabine usando cancelamento passivo de ruído — ou seja, o barulho fica do lado de fora, enquanto o conforto permanece no interior.

A RAM não divulgou se os novos escapamentos oferecem algum ganho de desempenho no motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha, mas a proposta é clara: entregar mais emoção ao dirigir, mesmo sem mudanças na ficha técnica.
“A galera pediu mais atitude da 1500 RHO, e estamos entregando”, afirmou Tim Kuniskis, CEO da marca RAM.
“Desempenho não é só cavalo e torque — é sobre experiência sensorial completa. E com esses novos escapamentos, estamos literalmente colocando o botão de volume nas mãos do motorista.”

Se o objetivo era manter viva a alma dos muscle trucks mesmo em tempos de downsizing, a RAM parece estar no caminho certo. Afinal, quando até o barulho vira opcional — e customizável —, o poder está mesmo no ouvido de quem dirige.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias