
A Ford anunciou uma nova família de veículos elétricos “acessíveis” com foco nos mercados onde a marca do oval azul atua no momento e o primeiro produto dela será uma inédita picape, que possivelmente será chamada Ranchero, conforme registro no USPTO.
Chamada de Plataforma Universal de Veículos Elétricos da Ford, a nova base elétrica será feita por um Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos da Ford.
Segundo a Ford, trata-se de “um ecossistema simples, eficiente e flexível para entregar uma família de veículos elétricos acessíveis e definidos por software”, com a picape elétrica média de quatro portas com lançamento programado para 2027.
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Ela será montada na fábrica de Louisville para os mercados dos EUA e de exportação, onde a Ford planeja investir quase US$ 2 bilhões, que serão somandos aos US$ 3 bilhões anunciados anteriormente no BlueOval Battery Park Michigan.
Esta planta, fará as baterias LFP prismáticas para a nova picape a partir do próximo ano, os investimentos totalizam cerca de US$ 5 bilhões. Assim como a GM, a Ford aposta na bateria de fosfato de ferro para reduzir os custos de seus carros elétricos nos states.
Jim Farley, presidente e CEO da Ford, comenta: “Adotamos uma abordagem radical para um desafio muito difícil: criar veículos acessíveis que agradem os clientes em todos os aspectos importantes – design, inovação, flexibilidade, espaço, prazer de dirigir e custo de posse, com trabalhadores americanos”.
A Ford diz que a plataforma tem 20% menos peças comparados a um veículo típico, 25% menos fixadores, 40% menos estações de trabalho na fábrica e o tempo de montagem é 15% mais rápido.
O chicote elétrico na nova picape média, por exemplo, será mais de 1,3 km mais curto e 10 kg mais leve que o usado no SUV elétrico de primeira geração da marca.
Ela explica que as baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP), além de economia de espaço e peso, oferecem menor custo e maior durabilidade para os clientes.
A nova picape média deve oferecer mais espaço para os passageiros, sem contar o porta-malas dianteiro e a caçamba. A picape média vai acelerar de 0 a 100 km/h “tão rápido quanto um Mustang EcoBoost e com mais força descendente.
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