
A tão aguardada bateria auxiliar da Tesla, prometida como acessório para aumentar a autonomia do Cybertruck, sumiu discretamente do configurador online da marca neste fim de semana, segundo informações divulgadas pelo site Electrek.
O item, batizado de “Range Extender”, era anunciado como uma solução capaz de elevar a autonomia da picape elétrica para cerca de 715 km com uma única carga — mas parece que esse plano está sendo discretamente engavetado.
Anunciado oficialmente durante o evento de entrega do Cybertruck, o Range Extender custaria US$ 16.000 e ocuparia quase metade da caçamba do veículo, o que já havia gerado críticas entre potenciais compradores.
Em 2019, quando o modelo foi revelado ao mundo, a Tesla havia prometido que a versão tri-motor do Cybertruck teria uma autonomia superior a 800 km por cerca de US$ 70 mil, sem mencionar a necessidade de qualquer bateria adicional.
Essa meta foi gradualmente rebaixada. Hoje, o modelo com maior autonomia no site é a versão dual-motor AWD, com 523 km de alcance por US$ 79.990. A versão topo de linha, a “Cyberbeast”, tem autonomia estimada em apenas 484 km e parte de US$ 99.990.

Durante os últimos meses, o Range Extender aparecia na seção de especificações técnicas do site da Tesla com a promessa de estar disponível no início de 2025. Em seguida, esse prazo foi adiado para meados de 2025.
Agora, além de não estar mais disponível para seleção no configurador, o acessório parece estar à beira do cancelamento — mesmo que a Tesla ainda o mencione vagamente em partes do site.
Apesar disso, a empresa continuava cobrando uma taxa não reembolsável de US$ 2.000 de clientes interessados em reservar a bateria adicional.
Não está claro o que a Tesla pretende fazer com esse dinheiro caso o produto não chegue ao mercado — uma dúvida que só amplia a insatisfação dos consumidores.
A situação vem em um momento delicado para a montadora de Elon Musk. As vendas da Tesla caíram 13% no comparativo anual, e o Cybertruck, que foi inicialmente anunciado como um divisor de águas no segmento de picapes elétricas, não emplacou como esperado.
Em 2024, apenas cerca de 50 mil unidades foram vendidas, um número tímido diante da promessa de um milhão de reservas feitas desde o anúncio.
Em paralelo, a imagem da marca tem sofrido abalos por conta da associação direta de Musk com o governo de Donald Trump, especialmente agora que ele ocupa o polêmico cargo de líder do Departamento de Eficiência Governamental, criado pela atual administração.
Tudo isso contribui para um cenário de incertezas — inclusive sobre a viabilidade de acessórios como o Range Extender, que, ao que tudo indica, pode nunca sair do papel.

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