O Range Rover Evoque 2022 é vendido no Brasil como o modelo de entrada da marca. Antes feito pela Land Rover em Itatiaia-RJ, o crossover foi desenhado por Gerry McGovern agora vem importado da Inglaterra, com previsão de voltar a ser produzido por aqui no final de 2021.
Surgido a partir do conceito LRX de 2008, o Evoque só viu o mundo em 2011, quando teve como padrinhos o jogador David Beckham e sua esposa Victoria, ex-Spice Girls.
Parecendo um pequeno tanque de guerra aerodinâmico, o conceito foi aceito pelo público e indicava bons ventos para a Land Rover, num período pós-Ford, marcado por incertezas sob a gestão da indiana Tata Motors.
Vamos ler mais um pouco sobre o modelo:
Índice
Range Rover Evoque 2022 – detalhes
O Range Rover Evoque 2022 é pequeno, parrudo, robusto e dotado de linhas bastante musculosas. Com apenas 4,36 m de comprimento, ele tem estilo que impressiona mais que seu tamanho.
Destaque para os faróis bi-xenon com LEDs diurnos envolvendo os projetores semicirculares e prolongamentos nas laterais, interrompidos pelas grandes saias de rodas abauladas, além de grade em preto brilhante com logotipo da Land Rover no lado esquerdo e logo acima um grande capô com o nome Range Rover em destaque.
A linha de cintura do Evoque é bastante alta e reforça a sensação de segurança, ostentando ainda rodas aro 20 polegadas e pneus 245/45 R20. Na traseira, as lanternas em LED apresentam formato retangular com iluminação principal semicircular e a vigia é bem estreita.
O para-choque traseiro é integrado ao desenho da carroceria com um grande protetor e duas saídas de escape cromadas.
Com muitas semelhanças com o Range Rover, o Evoque tem acabamento geral é de primeira qualidade e o painel tem barra de cor metalizada, dividindo o painel em duas partes, bem como sustentando também os difusores de ar quadrados e o botão start-stop para partida.
O quadro de instrumentos tem dois grandes mostradores circulares com iluminação branca (vermelha no modo Dynamic) e um display TFT multifuncional.
O volante do Evoque 2022 é revestido em couro com aplique de alumínio, e o carro ainda tem botão de marchas retrátil, ar-condicionado dual zone com aquecimento dos bancos dianteiros, freio de estacionamento elétrico, comandos do Terrain Response 2 e porta-luvas bem espaçoso.
Além disso, vem com comandos dos vidros nos apoios de braço (tradicionalmente nos outros ficam sobre a porta), sistema de som Meridian com até 17 alto-falantes, multimídia InControl Touch Pro com navegação e câmera de ré, Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.
O anterior Range Rover Evoque Cabrio tinha diferenças e peculiaridades. A linha de cintura era elevada, marcada por vincos pronunciados e caixas de roda saltadas para fora.
Na traseira, as pequenas lanternas espichadas para as laterais são interligadas por um filete horizontal, além de para-choque com duas saídas de ar, uma em cada extremidade.
A frente do Evoque tem faróis afilados e full LED, dando um aspecto mais agressivo, assim como o para-choque com entradas de ar adicionais.
No Cabrio, a capota do carro era retrátil em lona impermeável, acionada eletricamente com o carro em movimento até 48 km/h, levando 18 segundos para abrir e 21 segundos para fechar.
O interior do Evoque é o mesmo desde o lançamento, mas tem desenhos das peças e o nível de acabamento melhor e dentro dos padrões da categoria.
Volante multifuncional, detalhes de acabamento em alumínio e preto brilhante, câmbio com botão seletor, painel de instrumentos com tela digital colorida ao centro, acabamento em couro com costura aparente, entre outros, eram alguns destaques do conversível inglês.
Range Rover Evoque 2022 – novidades
A última novidade envolvendo o Evoque é a volta de sua produção no Brasil, algo que pode ocorrer até o final de 2021. O anúncio veio num bom momento do SUV por aqui, que até setembro de 2021 já havia emplacado 868 unidades.
Veja as mudanças anteriores:
A atual linha do Evoque 2021 não teve grandes mudanças, mas apenas a saída da versão mais cara R-Dynamic HSE P300, o que deixou o modelo com apenas uma configuração.
Em meados de 2019, a Land Rover anunciou a chegada do novo Range Rover Evoque 2020, que passou a ser importado da Inglaterra.
Inicialmente, o modelo veio apenas na configuração mais cara R-Dynamic HSE P300, custando R$ 322.300. Essa versão tinha o motor 2.0 com 300 cavalos e 40,8 kgfm de torque.
Depois, a marca lançou também as versões mais baratas, como a P250, que tem motor 2.0 turbo flex de 250 cv e 37,2 kgfm de torque. O preço era de R$ 281.600. Em todos os casos o câmbio é o ZF automático de 9 marchas.
Entre as principais novidades do Evoque 2020 estavam seus equipamentos de conforto e segurança, que mostram o nível que esse SUV apresenta.
O principal é seu novo sistema semi-híbrido, onde um pequeno motor elétrico substitui o motor de partida e entra em ação em alguns momentos para melhorar a eficiência. Segundo a Land Rover, esse sistema melhorou o consumo do Evoque 2020 em 6%.
Além disso, o SUV conta com amplo espaço interno e porta-malas de 591 litros, sistema de som premium, display digital de 12,3 polegadas e multimídia Touch Pro Duo com duas telas digitais. A lista continua com todas as luzes em LED, piloto automático adaptativo, alerta de faixa e ponto cego, frenagem automática de emergência, sistema de detecção de pedestres e maior capacidade off-road (podendo rodar em até 60 cm de profundidade de água).
Outro sistema interessante do Evoque 2020 é o ClearSight Ground View, que reproduz uma imagem 3D e transparente do que está passando sob o capô durante o fora de estrada.
Range Rover Evoque 2022 – versões
- Range Rover Evoque S P250 AWD Flex 2022
- Range Rover Evoque SE P250 AWD Flex 2022
- Range Rover Evoque R-Dynamic HSE P250 AWD Flex 2022
Range Rover Evoque 2022 – equipamentos
Range Rover Evoque S P250 AWD Flex 2022 – acendimento automático dos faróis, aerofólio da tampa do porta-malas, Android Auto, Apple CarPlay, ar-condicionado de duas zonas, assistência a Frenagens de Emergência, assistência de Manutenção em Faixa, assistente de Estabilidade de Reboque (TSA), assistente de estilo de condução ECO, auxílio de partida em aclives, botão Start, câmera de ré, computador de bordo, conectividade Bluetooth, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, Controle de Descida em Declives (HDC), Controle de Estabilidade Antirrolagem (RSC), Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC), Controle Dinâmico de Volume, Controle Eletrônico de Tração (ETC), controle por voz, direção com assistência elétrica (EPAS), distribuição eletrônica da força de frenagem (EBD), faróis de neblina traseiros, freio de estacionamento elétrico (EPB), frenagem de emergência, indicador de desgaste da pastilha de freio, indicadores de direção animados traseiros, lanternas traseiras LED, limpadores de para-brisa com sensor de chuva, monitor de fadiga do motorista, nivelamento manual dos faróis, Pivi Pro (Conectado), pneus “All-season”, retrovisor interno antiofuscante automático, retrovisores externos com aquecimento, rebatimento elétrico, função antiofuscante automática e luzes de aproximação, saídas de ar traseiras, seis airbags, sensor de contato e airbag para pedestre, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, suspensão passiva, tampa do porta-malas elétrica, entre outros.
OPCIONAIS: nenhum.
Range Rover Evoque SE P250 AWD Flex 2022 – itens acima + assistente de pontos cegos, entrada keyless, faróis de neblina, indicadores de direção animados, lanternas traseiras com assinatura Hi-line, monitor de saída livre, monitor de tráfego em ré, nivelamento automático dos faróis, tela interativa do motorista e tela touchscreen móvel de 10” com tela touchscreen inferior de 10”.
OPCIONAIS: nenhum.
Range Rover Evoque R-Dynamic HSE P250 AWD Flex 2022 – itens acima + acionamento da tampa do porta-malas por gestos, assentos esportivos com costura contrastante, câmera Surround 3D, controle de cruzeiro adaptativo, monitor de colisão traseira, pacote de design exterior R-Dynamic e paddle-shifts em Satin Chrome.
OPCIONAIS:
- Retrovisor traseiro interno Clear Sight (usa uma câmera na parte traseira para fornecer uma visão desobstruída no retrovisor central, mesmo que ocupantes traseiros ou objetos no porta-malas estejam impedindo isso).
Range Rover Evoque 2022 – preços
- Range Rover Evoque S P250 AWD Flex 2022 – não divulgado
- Range Rover Evoque SE P250 AWD Flex 2022 – não divulgado
- Range Rover Evoque R-Dynamic HSE P250 AWD Flex 2022 – não divulgado
Range Rover Evoque 2022 – motor
O Range Rover Evoque 2022 tinha duas opções de motor no Brasil, mas isso mudou recentemente. Apenas o propulsor da versão P250, o Ingenium de 2.0 litros, 4 cilindros e Turbo, que se manteve em linha. Ele entrega 250 cv e 37,2 kgfm de torque, associado à transmissão ZF de 9 velocidades.
Já o motor da versão topo de linha, que não é mais oferecido, era o mesmo Ingenium 2.0 turbo, mas com 300 cv e 40,8 kgfm de torque. O câmbio era o mesmo.
Range Rover Evoque 2022 – desempenho
- Range Rover Evoque P250 AWD Flex – 7,5 segundos e 230 km/h
Com visual agressivo e motorização condizente com uma pegada mais esportiva, o Range Rover Evoque 2022 esconde debaixo do capô o propulsor 2.0 Ingenium, usado pela marca em diversos modelos e com diferentes potências.
Comandado pela caixa automática ZF-9HP, que colocada em transversal, oferece nove velocidades, o crossover agrada na cidade e na estrada, respondendo prontamente, mas de maneira mais eficiente.
A transmissão garante trocas mais suaves e precisas, bem como retomadas rápidas e nenhum esforço a mais no pedal para ultrapassagens na estrada ou saídas rápidas no semáforo, por exemplo, reduzindo bastante a perda entre as velocidades e garantindo maior economia.
O Start&Stop e o modo Eco também ajudam. Graças às nove marchas, a rotação fica na casa dos 1.800 rpm a 110 km/h.
No modo S (Sport), que estica mais as marchas, o conjunto motriz torna a condução mais agressiva, mas é mesmo no modo Dinâmico, selecionado junto às opções de terreno, pode-se obter performance invejável.
Também a suspensão Magnetic Ride Control se torna enrijecida e os parâmetros de operação dos controles de estabilidade, tração e vetoração de torque são alterados no modo Sport com Dynamic.
Controle de vetoração de torque permite curvas mais dentro do tangenciamento, assim como os controles de tração e estabilidade. No fora de estrada, o Range Rover Evoque 2022 a gasolina tem excelente comportamento, assim como na cidade, em pisos esburacados, bloquetes, paralelepípedos e outros tipos de pavimentos ruins.
No 4×4, o SUV modula perfeitamente as forças em cada roda, auxiliados sempre eficazmente pelo Terrain Response 2 com seus modos de terreno. O limitador e controlador de velocidade em baixa velocidade para o fora de estrada também é muito bom.
Range Rover Evoque 2022 – consumo
Cidade
- Range Rover Evoque P250 AWD Flex – 4,4 km/l no etanol e 7,7 km/l na gasolina
Estrada
- Range Rover Evoque P250 AWD Flex – 6,5 km/l no etanol e 9,4 km/litro na gasolina
Range Rover Evoque 2022 – manutenção e revisão
Na Land Rover, todas as revisões programadas (pacote de 5 anos) partem de R$ 2.490. O valor é para plano de manutenção de cinco anos, incluindo os serviços pré-definidos.
As paradas devem ser agendadas e são substituídos os seguintes itens: óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível (para veículos com motor a diesel), fluido de freio e mão de obra. No total são cinco revisões, sendo estas anuais.
Range Rover Evoque 2022 – ficha técnica
Motor | 2.0 P250 | 2.0 P300 (descontinuado) |
Tipo | Dianteiro transversal, Turbo e Gasolina | Dianteiro transversal, Turbo e Diesel |
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1999 | 1999 |
Válvulas | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | 250 cv @ 5500 rpm | 300 cv @ 5500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | 37,2 kgfm @ 1300 rpm | 40,8 kgfm @ 1500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo | Automática 9 marchas | Automática 9 marchas |
Tração | ||
Tipo | Integral | Integral |
Freios do Evoque | ||
Tipo | Disco ventilado / Disco sólido | Disco ventilado / Disco sólido |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | McPherson, independente com barra estabilizadora | McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira | Independente multibraço | Independente multibraço |
Rodas e Pneus do Evoque | ||
Rodas | Liga Leve aro 20 polegadas | Liga Leve aro 20 polegadas |
Pneus | 235/50 R20 | 235/50 R20 |
Dimensões | ||
Comprimento total (mm) | 4371 | 4371 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1904 | 1904 |
Altura (mm) | 1649 | 1649 |
Distância entre os eixos (mm) | 2681 | 2681 |
Capacidades do Evoque | ||
Porta-malas (litros) | 591 | 591 |
Tanque (litros) | 67 | 67 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 525 | 525 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1925 | 1925 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,33 | 0,33 |
Range Rover Evoque – história
Em 2011, o provocante Evoque surgiu não como um Land Rover, mas como Range Rover, o menor da gama alta da marca.
A estratégia era um downsizing bem planejado, que traria boas consequências para o fabricante britânico. Pela primeira vez, a linha superior da Land Rover estaria disponível para clientes novos e com menor poder aquisitivo.
Embora por fora não passasse essa impressão, visto que era baixo, largo e atarracado, especialmente por conta da linha de cintura bem alta e das janelas pequenas, o Evoque ainda abusava ao dispor de duas portas, algo já incomum no cenário britânico e mesmo dentro da marca.
Mas tudo isso escondia um interior bem requintado e com uma semelhança enorme com o luxuoso Range Rover e seu irmão Range Rover Sport. Tudo fazia parecer estar dentro de um Range Rover e, de fato, assim era.
Por conta disso, rapidamente formou uma legião de fãs e clientes ávidos por ter o pequeno luxuoso na garagem. Chamando muita atenção, o Evoque tinha uma combinação irresistível de tonalidades e materiais de primeira que conquistava num primeiro olhar.
O público feminino rapidamente se identificou com o Range Rover Evoque, elevando bastante o percentual de compradoras na marca, quase que exclusivamente masculina até então. O modelo evoluiu em motorização e câmbio, bem como ganhou um conversível e uma atualização visual.
Em tempos de pujança, chegou a ter uma versão mais “simples” no Brasil, que custava R$ 160 mil, quando o normal era custar de R$ 180 mil para cima. O sucesso cruzou o mundo e o fez sair de fábricas no Brasil, Índia e China, onde a Landwind gerou polêmica ao copiar o SUV inglês, rebatizando-o de X7.
A Land Rover processou, mas dentro da esfera chinesa, pouco efeito teve. Para nós, o destaque realmente é vê-lo sendo feito aqui.