Reciclagem de material magnético ganha tração no mundo dos carros elétricos

terras raras carros eletricos

As vendas de carros elétricos estão aumentando no mundo e as chamadas terras raras estão ficando cada vez mais difíceis de encontrar a preços acessíveis no mercado internacional.

Sem estes elementos, os veículos elétricos não se tornariam acessíveis. O uso de material magnético num carro elétrico é essencial, como explica Ahmad Ghahreman, CEO da Cyclic Materials Inc.

Ghahreman comenta ao site Auto News : “O material magnético é como vitaminas em nosso corpo. Não precisamos de muito, mas sem elas, não podemos funcionar”.

Por isso, a reciclagem se tornou algo essencial na cadeia de suprimentos para carros elétricos , já que cada carro leva pelo menos 2 kg de material magnético, o que proporciona um funcionamento eficiente e preços mais condizentes.

Ahmad explica: “Os elementos de terras raras hoje representam um mercado de cerca de US$ 20 bilhões, mas eles desbloqueiam negócios de trilhões de dólares ao redor do mundo”.

Localizada em Toronto, no Canadá, a Cyclic está desenvolvendo tecnologias para reciclagem de terras raras e assim reduzir a mineração de novos materiais no meio-ambiente.

Os ímãs usados em motores elétricos custam de US$ 500 a US$ 1.000 por veículo, mas seu valor em dólar é a peso de ouro, já que de 2kg a 5 kg. Ghahreman explica que não é o material mais caro de um carro elétrico, mas é bem significante.

Entre as terras raras, o neodímio é o que permite a construção de motores elétricos pequenos que, no entanto, geram alto torque. O uso em propulsores elétricos não é obrigatório, mas sem ele, a eficiência cai muito.

Isso significará baterias maiores e mais caras, com aumento exponencialmente maior de peso, assim como menor autonomia. A Cyclic está trabalhando para levar sua tecnologia de reciclagem ao mercado o mais rápido possível.

Para eles, é imprescindível entrar rápido nesse mercado para processar 100 toneladas de material magnético por ano. A Cyclic está contatando empresas do setor automotivo fora da China para futuros negócios.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X