Reforma Tributária: incentivos para elétricos é alterado e inclui flex

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Além do Regime Automotivo para as regiões Nordeste e Centro-Oeste, outro ponto importante da Reforma Tributária é a tributação de veículos no país, sendo que incentivos outrora garantidos no texto para carros eletrificados (elétricos e híbridos), foram alterados.

A mudança aconteceu um dia antes da votação desta quarta-feira (8), sendo que o texto que garantia incentivos para estes veículos com baterias também foi estendido aos carros flex.

Com isso, os incentivos para carros elétricos e híbridos, prorrogados até 2032, passam a valer também para carros a combustão com motores flex.

Ainda assim, eles estarão atrelados a determinadas exigências, como a produção de carros até 1º de janeiro de 2028 e compromissos como investimentos localizados, produção e a manutenção da mesma, ou seja, preservação dos empregos.

Isso iguala os incentivos que deveriam ser somente para investimentos em carros elétricos e híbridos, fomentando a indústria de tecnologia mais avançada, de modo a colocar o Brasil como um player mundial na exportação desse tipo de automóvel.

Assim, as montadoras de sempre continuarão a investir somente em motores flex e não em eletrificação, já que basta tornar estes produtos mais eficientes, com motores exclusivamente a etanol e no máximo sistemas MHEV de 48V com baixo investimento.

Em realidade, alguns fabricantes já embarcaram na missão de tornar o mil hybrid uma realidade nacional e até mesmo o retorno do motor a álcool, de modo a aproveitar o etanol produzido no Brasil.

Estados como Minas Gerais e São Paulo já se declararam abertamente em favor do etanol, com os híbridos flex conseguindo manter incentivos, enquanto os elétricos ficaram de fora.

Sobre a emenda que mudou o texto na PEC 45, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) se diz indignada como o texto iguala carros a combustão e eletrificados em tributação.

A ABVE também é contra incentivos regionais para montadoras de carros a combustão.

[Fonte: Estadão]

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X