Relato do leitor: aluguel do Chery Tiggo 8

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Saudações, cabeças-de-marcha, vulgo gearheads!

Como proprietário, há 5 anos, de um Golf MK7 2014, (relato da compra publicado aqui no NA) sempre me preparei psicologicamente (nem tanto financeiramente…) para o dia que a famigerada mecatrônica ia me deixar na mão.

Pois bem, tardou mas não falhou: com 85 mil km, 5 primaveras de uso na minha mão (segundo dono, comprei com 30 mil km em 2017) deu pau no câmbio. @VW_brasil se fez de rogada, como a velha surda da praça: DSG!? Hein!?, recall no mundo todo, menos Brasil!? Vício oculto!? Comigo não, tá! e se recusou a cobrir o conserto. O carro está numa oficina especializada no RJ.

Enquanto o carro frequenta UTI sofrendo transplante de cérebro do câmbio, tive que viajar a trabalho do RJ para SP e então fui ver o cardápio de locadoras para escolher um veículo ao menos satisfatório para a viagem de cerca de 900 km ida e volta.

Estava inclinado a alugar um Peugeot 208 , pois me simpatizo com o carrinho. Porém, me deparei com uma oferta da Movida para o TIGGO 8, por R$148 a diária. Como dono de hatch médio, deixei meu preconceito de lado e fechei a locação.

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Seguro do carro deu módicos R$ 25 adicionais por dia, mas a pegadinha é que em caso de furto, colisão etc eu teria que pagar a bagatela de R$ 7.500 como coparticipação. A caução para a locação da categoria do TIGGO 8 (que conta também com Tiguan) custa 2 mil reais, que ficam pré-autorizados no cartão de crédito durante toda locação, e são estornados no final.

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Vamos pegar o carro

Reserva fechada, hora de pegar o carro junto com a patroa, um bebê de 1,3 anos e duas malas grandes. Com pouco mais de 9 mil km, minha carruagem já apresentava inúmeros riscos na pintura, muito provavelmente por conta de ser preto.

Como macaco velho de locações, chamei a atendente e solicitei que todos riscos fossem inventariados, o que é feito com fotos num tablet e depois mandado por email para o cliente.

Burocracias vencidas, pé na estrada.

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O que mais me chamou atenção num primeiro momento no TIGGO 8 foi o espaço interno digno de uma viatura real. Os bancos traseiros são corrediços, o que faz com quem vá atrás possa configurá-los para parecerem um assento de 1a classe de avião, com espaço de sobra para os pés e joelhos.

No porta-malas (na configuração de 5 lugares, com 2 lugares suprimidos e incríveis 889 litros, contra 193 litros com 7 lugares) couberam duas malas grandes e ainda sobrou muito espaço. Abertura e fechamento da tampa do porta-malas são elétricos, bom para as mamães não quebrarem as unhas feitas no shopping, nem ter que fazer supino toda vez que for fechar a mala.

O interior é todo forrado em couro de excelente qualidade, inclusive painel e portas. Console central é parrudo, com dois andares, com carregador de celular por indução, câmbio tipo “joystick”, totalmente eletrônico.

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Android auto e Apple car funcionam via USB. O carro conta com auto-hold, ar digital bizona, partida por botão, chave por aproximação, mas não possui start-stop para ajudar (mesmo que psicologicamente) no consumo.

Na parte que mui interessa a um cabeça-de-engrenagem como eu, o 1.6 turbo de 28 kgfm e 187cv até que não faz feio: carrega os mais de 1600 kg do mastodonte com certa dignidade.

O câmbio com sete marchas, que assim como no Golf é um dupla embreagem só que aqui “molhadas”, é eficiente, mas não tanto como o DSG.

Talvez por conta do peso do carro, há muitas reduções de marcha em leves subidas: o câmbio reduz da 7a para até a 4a/5a marchas, para dar conta do peso do carro. Isso tem um preço: o consumo vai às alturas.

Há um modo dito esporte, que muda o clutch digital da usual luz azul para vermelho e o câmbio fica com giros mais altos.

O carro fica mais arisco, mas não espere um rinoceronte veloz & furioso, no máximo a volúpia de um de um hipopótamo injuriado.

Ébrio habitual

Já havia lido a avaliação do TIGGO 8 aqui no NA, que o consumo auferido pelo INMETRO constavam até 12 km/litro na estrada, mas indo de RJ pra SP na Dutra mantive o carro fielmente entre 95 e 100 km por hora, 1600 RPM e mal consegui chegar aos 11 km/litro. Um tanque foi o suficiente para chegar a SP apenas, já na reserva.

Golfera me acostumou muito mal, consigo até 19 km/litro com ele na estrada.

Itens interessantes do carro são o sensor de ponto cego, que na estrada ajuda muito e também a câmera 360 que é ativada automaticamente pela seta em situações em que há carros ao seu lado.

Ela dá uma visão ampla de todo exterior do veículo, evitando colisões. Ajuste do banco do motorista e do carona são elétricos.

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Pontos positivos

Os materiais parecem ser de boa qualidade e passam requinte sem ser cafona. O interior do carro possui uma faixa led que, conforme a música, varia de cores, dando uma sensação de discoteca motorizada. A tela de 10,5 polegadas é bastante intuitiva.

O teto solar panorâmico é enorme, que amplia ainda mais a sensação de espaço gigante do interior do carro.

É um carro que parece até custar mais do que os 200 mil pedidos, as assinaturas de LED das lanternas e faróis são plasticamente muito agradáveis.

À noite, a traseira até lembra a de um Porsche Macan ou Cayenne. A garantia de 5 anos é um diferencial para quem for comprar.

A direção elétrica é precisa e leve na medida, sem ser muito molenga.

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Pontos negativos

Sem dúvida nenhuma, o ar condicionado deixa a desejar. Parece não dar vazão ao tamanho do carro. Talvez por conta de ser um carro de locadora, e não ter película nos vidros, o sol penetra vigorosamente pelas janelas – e olha que não estava tão quente neste outono paulista-carioca e o ar sofreu para gelar.

O piloto automático não é adaptativo. Freou, destravou, baubau tem que acionar de novo.

O tamanho do carro é um empecilho para achar vagas, mas quem compra um carro desse porte não deve se preocupar com esse tipo de pensamento provinciano, não é?

Para mim que não estou acostumado a dirigir carros tão massivos, a grande questão de SUvs é a ergonomia no sentido de você “vestir” o carro e se sentir uno (não o da escada) com o veículo.

Num carro tão colossal, essa relação máquina-maquinista fica longe de ser sublime: em certos momentos, de tão grande, me sentia um mero passageiro, como um turista num elefante, tal a massa de ferro sendo deslocada.

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Conclusão

Apesar de todos os mimos, da (falsa?) sensação de segurança, um SUV desse porte parece não fazer muito sentido (ao menos para mim): movido só a gasolina, beberrão, porte excedente para maiorias das vagas… tem seus predicados como luxo e espaço interno, mas é quase um pato, não nada (não anda bem estrada) nem voa (não anda bem em terrenos acidentados) direito, por não ser 4×4, nem diesel.

Por outro lado, sem dúvidas é um carro bonito e bem construído, um salto de qualidade para a Caoa-Chery.

Pelo preço de cerca de 200 mil é uma compra muito interessante, pelo o que entrega, mas pode-se dizer que é um carro para quem “não gosta de dirigir”, pois a dirigibilidade é muito comprometida pela altura e porte do carro.

Deixa eu ligar pra oficina para ver se meu Golf já tá pronto.

Por Gustavo Fonseca

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X