Relembre quando a Zafira ganhou uma versão esportiva movida a gás; minivan da GM deixa saudades em muitos brasileiros

opel zafira opc 1
opel zafira opc 1

Quando observamos o nosso mercado automotivo como um todo, podemos pensar que tudo o que seria razoável lançar já foi apresentado, mas quando ampliamos isso internacionalmente, vemos que aqui é só a ponta do iceberg…

Na Europa , um dos mercados mais peculiares do mundo, a ainda querida minivan Zafira encontrou uma forma um tanto diferente de se impor num mercado não doméstico da alemã Opel, a Itália.

Por lá, há exatos 20 anos, a Opel Zafira OPC apareceu ao consumidor local com uma opção um tanto distinta do que poderíamos imaginar por aqui.

A minivan esportiva de sete lugares foi oferecida aos italianos movida não apenas por gasolina, mas também por gás natural veicular…

Veja também

opel zafira opc 2
opel zafira opc 2

Equipada com um motor Ecotec 2.0 a gasolina, que produzia 240 cavalos e uma transmissão manual de seis velocidades, a Opel Zafira OPC podia acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,8 segundos e atingir uma velocidade máxima de 231 km/h.

Isso é algo que faria feliz muitas famílias brasileiras, mas talvez nem tanto os taxistas, embora o uso do GLP fosse bem mais atrativo que apenas o derivado de petróleo de sempre.

Com chassi adaptativo IDSPlus dotado de controle eletrônico de amortecimento CDC, a Zafira OPC GLP garantia uma excelente condução e um elevado nível de segurança ativa.

Seus grandes discos de freio com pinças pintadas no clássico azul OPC asseguravam uma frenagem eficaz, mesmo com todo mundo dentro.

opel zafira opc 3
opel zafira opc 3

Imagine uma Zafira com essa cavalaria numa estrada sinuosa e livre, hein? Pois é, se aqui ela foi uma boa e comportada mãe de família, na Europa, o monovolume de projeto Porsche fez bem mais que levar as crianças para a escola…

Mas, tal como muita gente fez aqui, em especial na terra do gás, o Rio de Janeiro, a Zafira alemã também adotou o combustível com cilindros de gás, mas com um dispositivo que impedia o seu enchimento além de 80% do limite máximo.

Em pintura Azul Arden, a Opel Zafira OPC dispunha de belas rodas esportivas com pneus 225/40 ZR18, bem como interior com acabamento em couro, tonalidades diversas e itens exclusivos que denotavam a performance da minivan.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.