Renault: acordo com Geely favorece produção da Volvo no Brasil

renault korea teaser
renault korea teaser

Há algum tempo, surgiu um sketch de um SUV de porte médio divulgado amplamente como uma proposta de carro da Renault com plataforma modular CMA da Geely-Volvo.

Este carro, que aparece na foto acima, seria o primeiro fruto da parceria da Renault com a Geely, que comprou 50% da divisão Horse da marca francesa, destinada ao desenvolvimento de motores a gasolina e híbridos.

Com o recente anúncio da Renault de um novo investimento de R$ 2 bilhões para produzir um inédito SUV médio híbrido de lançamento mundial no país, a marca francesa aponta na direção da Coreia do Sul.

volvo xc40 pure electric avaliacao na 2
volvo xc40 pure electric avaliacao na 2

Assim, este novo SUV, fruto da parceria com a Geely, deverá ser feito no Brasil, mas antes dele chegar, a plataforma CMA (Compact Modular Architecture) iniciará sua jornada no país com o Kardian.

A Renault deixou bem claro que essa nova plataforma daria corpo para oito modelos globais e incluindo a picape Niagara e o novo SUV médio da marca do losango.

Com a CMA sendo feita pela Renault em São José dos Pinhais, a Volvo pode ser beneficiada pelo acordo com a Geely, permitindo que a enorme planta subutilizada da francesa, possa produzir carros da sueca.

Seria mais ou menos como a VW faz com a Audi na mesma região, embora o processo industrial deva ser bem mais robusto.

volvo c40 avaliacao na 47
volvo c40 avaliacao na 47

Atualmente, apenas os modelos XC40 e C40 possuem essa base na Volvo, já que o EX30 é feito sobre a SEA2, sem relação com a CMA e devido ao seu custo muito mais baixo, continuará provavelmente importado por algum tempo.

Além dos carros da Volvo, a Geely poderia ainda montar aqui modelos como o Polestar 2 ou Lynk & Co, bem como da própria Geely num eventual retorno, já que a operação com Gandini não deu certo.

De todas essas marcas, a Volvo seria a maior beneficiada diante do imposto de importação, ainda que o EX30 ficaria de fora.

Para o Paraná, uma eventual produção de carros da Volvo pela Renault seria especial, visto que a Volvo Trucks produz caminhões e ônibus em Curitiba e a divisão de veículos pesados da Renault pertence a essa empresa, independente da Geely-Volvo.

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X