renault korea teaser
Há algum tempo, surgiu um sketch de um SUV de porte médio divulgado amplamente como uma proposta de carro da Renault com plataforma modular CMA da Geely-Volvo.
Este carro, que aparece na foto acima, seria o primeiro fruto da parceria da Renault com a Geely, que comprou 50% da divisão Horse da marca francesa, destinada ao desenvolvimento de motores a gasolina e híbridos.
Com o recente anúncio da Renault de um novo investimento de R$ 2 bilhões para produzir um inédito SUV médio híbrido de lançamento mundial no país, a marca francesa aponta na direção da Coreia do Sul.
volvo xc40 pure electric avaliacao na 2
Assim, este novo SUV, fruto da parceria com a Geely, deverá ser feito no Brasil, mas antes dele chegar, a plataforma CMA (Compact Modular Architecture) iniciará sua jornada no país com o Kardian.
A Renault deixou bem claro que essa nova plataforma daria corpo para oito modelos globais e incluindo a picape Niagara e o novo SUV médio da marca do losango.
Com a CMA sendo feita pela Renault em São José dos Pinhais, a Volvo pode ser beneficiada pelo acordo com a Geely, permitindo que a enorme planta subutilizada da francesa, possa produzir carros da sueca.
Seria mais ou menos como a VW faz com a Audi na mesma região, embora o processo industrial deva ser bem mais robusto.
volvo c40 avaliacao na 47
Atualmente, apenas os modelos XC40 e C40 possuem essa base na Volvo, já que o EX30 é feito sobre a SEA2, sem relação com a CMA e devido ao seu custo muito mais baixo, continuará provavelmente importado por algum tempo.
Além dos carros da Volvo, a Geely poderia ainda montar aqui modelos como o Polestar 2 ou Lynk & Co, bem como da própria Geely num eventual retorno, já que a operação com Gandini não deu certo.
De todas essas marcas, a Volvo seria a maior beneficiada diante do imposto de importação, ainda que o EX30 ficaria de fora.
Para o Paraná, uma eventual produção de carros da Volvo pela Renault seria especial, visto que a Volvo Trucks produz caminhões e ônibus em Curitiba e a divisão de veículos pesados da Renault pertence a essa empresa, independente da Geely-Volvo.
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!