
Com mais de 750.000 carros híbridos vendidos, a Renault agora lança mais uma opção no mercado europeu para seus modelos a combustão, sendo essa com 160 cavalos, mais potente que a opção de 140 cavalos já usada em modelos como o Rafale, por exemplo.
Diferentemente do modelo de 140 cavalos, um HEV com motor 1.3 turbo com um sistema MHEV 12V que entrega 140 cavalos e 26,5 kgfm, este novo conjunto híbrido da Renault tem um motor 1.8 litro da Horse com 109 cavalos e um motor elétrico de 49 cavalos, bem como um MHEV de 20 cavalos.
Com uma caixa de transmissão direta sem embreagem, o conjunto híbrido entrega 160 cavalos e 20,5 kgfm, tendo assim menos torque que o anterior por usar um motor 1.8 aspirado e não um 1.3 turbinado.

Mais econômico, este conjunto confere consumo médio de 23,2 km/l ante os 16,9 km/l do anterior, porém, deve-se considerar que são configurações diferentes, sendo o menos eficiente MHEV diante de um HEV padrão.
Além disso, esse HEV da Renault também usa o sistema MHEV no próprio motor a combustão, além daquele elétrico junto à transmissão. Outro aspecto interessante na Renault é que ela tem ainda o primeiro desses sistemas híbridos.
O que estamos falando é do conjunto atualmente mais usado pela Dacia, que reúne o velho motor H4M 1.6 aspirado com dois motores elétricos em sistemas MHEV e HEV, garantindo assim 145 cavalos.

Como se sabe, a Renault desistiu de ampliar a oferta de modelos PHEV, centrando-se em híbridos comuns e híbridos leves, além de manter seu portfólio de carros elétricos.
Por aqui, a Renault ainda não oficializou o sistema híbrido que estreará no Boreal, mas por conta da produção da Horse no país, provavelmente o motor usado será o atual HR13 Flex com sistema MHEV.
Todavia, devemos esperar o Boreal com pelo menos 160 cavalos e 25,5 kgfm, além de câmbio de dupla embreagem EDC, diferente do Rafale que tem também opção manual com 140 cavalos.
Também podemos aguardar um “Hybrid 130” da Renault usando o HR10 1.0 TCe para o Kardian e outro derivado do mesmo.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!