Renault Arkana finalmente chega à América do Sul; Colômbia é a porta de entrada

arkana colombia 1

O Renault Arkana é um carro ainda cogitado para o Brasil, mas é a Colômbia que estreará o SUV de estilo cupê da marca francesa e, ele não chega ao país andino vindo da Europa, mas importado da Coreia do Sul.

Além de assumir um lugar de destaque no portfólio da Renault no país vizinho, o Arkana coreano desembarca somente com propulsão híbrida, a conhecida E-Tech Hybrid, mas não pense que se trata da mesma tecnologia usada na Europa em carros como o Dacia Jogger, por exemplo.

arkana colombia 2 e1727923985912

O Arkana para os colombianos traz um arranjo intrigante do motor H5Ht menos potente e com sistema micro híbrido, sendo ele um 1.3 TCe com penas 140 cavalos, porém, com 26,5 kgfm. Ele é equipado com a caixa automatizada de dupla embreagem EDC de sete marchas.

Seria esse o arranjo da Renault para o Brasil? Como se sabe, a Horse agora produz o motor HR13 ou H5Ht mencionado em sua planta perto de Curitiba, sendo que o sistema MHEV de 48 volts será amplamente usado no país em carros com motorização flex.

arkana colombia 3 e1727924038968

Na Europa, o E-Hybrid usa o motor H4M 1.6 16V com dois motores acoplados numa caixa transaxle, em tecnologia que lembra a Toyota, mas usando uma caixa automática de quatro marchas.

Assim como este 1.3 TCe MHEV do Arkana colombiano, o híbrido europeu tem potência semelhante. O motor H4M é fabricado atualmente na Argentina e parece que a Horse fará somente os HR10 e HR13 no Brasil.

arkana colombia 4 e1727923852182

Eles ajudariam o próximo SUV médio da Renault no Brasil, após a chegada do Kardian. Seja como for, com essa tecnologia fica mais rápido um modelo da marca francesa emplacar como um híbrido flex.

Com duas opções do sistema E-Tech Hybrid na Europa, onde atua como HEV e PHEV, agora a Renault tem um MHEV num padrão diferente do que se esperava. Preço? Parte de 124.990.000 pesos ou R$ 160,6 mil.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X