Renault Captur finalmente morto no Brasil após saída da Rússia

renault captur 2022 avaliacao na 1
renault captur 2022 avaliacao na 1

A Guerra da Ucrânia fez uma vítima no Brasil e esta é o Renault Captur, que agora está finalmente morto no mercado nacional após meses de incertezas quanto ao futuro do crossover.

Não mais presente no site da Renault, o Captur deu seu último suspiro após a saída da marca francesa da Rússia, quando abandonou o país e, em consequência, matou o moscovita Kaptur.

Sem peças e componentes feitos na antiga Avtoframos, hoje a ressuscitada soviética Moskvich, o Captur brasileiro não tinha para onde correr com peças que só eram feitas em Moscou.

renault captur 2022 avaliacao na 12
renault captur 2022 avaliacao na 12

Assim, após estoques encerrados, o Captur sai de cena após seis anos de mercado brasileiro, onde chegou como um atraente crossover irmão do Renault Duster.

Feito sobre a plataforma B0 da Renault, a mesma do Duster, o Captur tinha uma boa aparência e acabamento com mesclas de cores interessantes, ficando acima do irmão romeno.

Quando chegou, o Captur sofreu com a inércia da Renault em seu portfólio sustentado por motores e transmissões antigas, com o 2.0 16V tendo caixa automática de quatro marchas e o 1.6 16V somente com câmbio manual.

renault captur 2022 avaliacao na 32
renault captur 2022 avaliacao na 32

O “apagão” do começo só foi corrigido algum tempo depois com a chegada do Captur 1.6 16V com transmissão CVT Xtronic, que deu vida ao crossover feito em São José dos Pinhais, no Paraná.

Ainda assim, o Captur precisava de mais força para apagar do mapa o longevo F4R e isso só aconteceu quando o M282, quer dizer, H5Ht chegou ao SUV da Renault pouco tempo antes da beligerância no leste europeu.

Com esse 1.3 TCe de 162 cavalos na gasolina e 170 cavalos no etanol, além de 27,5 kgfm e com CVT Xtronic da Nissan, o Captur finalmente alcançou seu melhor momento, mas infelizmente por motivos de força maior, isso não durou o suficiente e assim foi-se o mais bonito Renault feito no país.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X