Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

O novo Renault Captur 2022 vem com preços a partir de R$ 124.490. Ele se mantém numa faixa adequada para seu segmento, convivendo pacificamente com o Renault Duster 2021, já que suas versões começam bem acima de seu irmão.


Mas, como já sabemos, a Renault colocou dois jogadores para cobrar a falta na grande área e apenas um dará o chute ao gol. O SUV se renovou e tem até mais tecnologia que o irmão um pouco mais velho. Se chegar aqui com proposta parecida, o Captur terá de se reinventar ou morrerá. Em realidade, qualquer um dos dois fica ameaçado com um equilíbrio de forças que gera fogo amigo.

O Captur nasceu originalmente na Europa como um crossover compacto de 4,12 m de comprimento e 2,60 m de entre-eixos. Feito sobre a plataforma do Clio 4, o modelo da Renault logo encontrou no Peugeot 2008 seu principal rival.

Feito na Espanha, ele ficou limitado ao velho mundo. Mas a marca tinha outros planos para ele, fora de lá.

Assim, utilizando a plataforma grande do Duster, a B0, a Renault criou o Kaptur (com K) para o mercado russo. Com 4,33 m e enormes 2,67 m (para seu segmento), o modelo rapidamente chegou ao Brasil, mas como Captur mesmo.

Renault Captur 2022 – detalhes

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

O Renault Captur 2022 tem um bom aspecto visual, sendo um dos mais bonitos do mercado nacional. Com carroceria esguia, ele é baixo e longo, mas apresenta uma boa altura livre do solo, além do grande entre-eixos de 2,67 m.

Chama atenção o balanço dianteiro curto. Ainda assim, os ângulos de entrada e saída são bons.

A frente é moderna e dá ao Renault Captur 2022 um visual agradável. Ele incorpora um conjunto ótico com faróis full LED (na versão mais caras), LEDs diurnos no para-choque e faróis de neblina de LED, além de função de conversão estática.

O para-choque com detalhes cromados também ajuda a compor o belo estilo do modelo. Na carroceria, teto, retrovisores e colunas são pintados de preto. As lanternas são com lâmpadas comuns, mas têm belo efeito visual.

Cromado na tampa do bagageiro e rodas de liga leve aro 17 fecham o conteúdo visual.

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

O ambiente tem um tom de preto e já abandonou a outra opção, que tinha dois tons com branco e cinza escuro. Os bancos seguem o estilo sóbrio e são oferecidos apenas em acabamento preto.

Com cluster análogo-digital bem resolvido e de boa leitura, o painel vem ainda com indicador de função Eco, além de computador de bordo.

A nova multimídia de oito polegadas e o ar-condicionado automático são envolvidos em acabamento em preto brilhante. Botão de partida e slot para a chave-cartão são heranças do finado Fluence.

O volante tinha piloto automático e limitador acionados apenas por botão entre os bancos, o que felizmente foi resolvido pela marca ao colocar tais comandos no volante. Bom mesmo é o aspecto das portas, cujo acabamento é parcialmente em couro e preto brilhante.

O Renault Captur 2022 vem ainda com vidros one touch e rebatimento elétrico dos retrovisores. O espaço do porta-luvas é grande. O condutor ainda tem ajuste em altura do banco e apoio de braço individual.

Atrás, Isofix e cinto de três pontos no meio e assento bipartido. De modo geral, o espaço interno é bem mediano e o porta-malas muito raso. Ou seja, poderia oferecer mais nos dois casos. O bagageiro, pelo menos, conserva seus 437 litros.

Renault Captur 2022 – novidades

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

As maiores mudanças do Renault Captur chegaram em sua linha 2022, que mudou o visual na dianteira e em outros detalhes da carroceria, melhorou o acabamento interior, adicionou novos equipamentos e finalmente trouxe o motor 1.3 turbo.

Falando primeiro sobre o visual, o Captur 2022 renovou sua dianteira ao acrescentar faróis full LED na opção mais cara, grade redesenhada, novo para-choque e mais detalhes cromados. As rodas de 17 polegadas ganharam um novo desenho, enquanto a traseira a única novidade é a região que abriga o nome do veículo, que agora é pintada na mesma cor da carroceria.

Por dentro, o francês melhorou bastante seu acabamento, adicionando detalhes em black piano, cromados no painel e novas áreas com material suave ao toque. Entre os bancos, o SUV ganhou um novo apoio de braço e novos porta-copos.

O espaço continua razoável para os ocupantes traseiros, mas agora eles contam com duas novas portas USB para carregar seus eletrônicos.

Falando sobre a lista de equpamentos, o Captur 2022 ganhou uma nova central multimídia de 8 polegadas, que vem com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, conta com o sistema Multiview de quatro câmeras. O volante também foi renovado.

Outras novidades são a partida do motor à distância, o que permite ligar o ar-condicionado e climatizar o interior, sensor de ponto cego e sistema de som da Bose, que vem com seis alto-falantes, subwoofer e amplificador digital.

A principal mudança do Captur 2022, porém, é seu novo motor 1.3 turbo, que entrega 162/170 cv e 27,5 kgfm de torque, sempre ligado ao câmbio CVT que simula 8 marchas.

Confira as novidades anteriores:

A última novidade do Renault Captur 2020 foi a adição de uma nova série limitada, chamada Bose. Essa edição especial ganha, como o nome diz, o sistema de som Bose, com amplificador digital de 7 canais, tweeters, woofers nas portas dianteiras e alto-falantes nas portas traseiras, além de um subwoofer de 150x230mm BOSE Fresh Air Subwoofer no porta-malas. O detalhe é que o equipamento não diminui o espaço no porta-malas.

Essa série especial chega em duas versões, 1.6 CVT X-TRONIC e 2.0 Automático. Além do sistema de som, o modelo ganha revestimento em couro sintético nos bancos, detalhes com a inscrição “Bose” e a nova pintura bicolor com carroceria Cinza Cassiopée e teto Prata Étoile. Outras três opções de pintura estão disponíveis: Preto Nacré com teto Prata Étoile, Branco Glacier com teto Preto Nacré e Vermelho Fogo com teto Preto Nacré.

Além da nova versão especial, as outras configurações do Captur também receberam novidades. Agora o modelo vem com o sistema Follow me Home (temporizador do farol), rebatimento automático dos retrovisores ao travar o veículo e luz de cortesia no quebra sol do passageiro.

Além disso, o Renault Captur 2020 já havia recebido a desejada versão CVT Xtronic, que traz mais eficiência e conforto ao motor 1.6 SCe, mostrando assim que o propulsor da marca francesa pode utilizá-lo não só no SUV mais caro e nem mesmo somente no Duster, mas também nos Logan, Sandero e até na picape Oroch.

Espera-se para o futuro a chegada de um motor pequeno com turbo e injeção direta, mais não será o 1.2 TCe europeu e nem o 1.6 DIG-T da Nissan. Este novo substituirá o longevo 2.0, enquanto a caixa CVT espanta para longe o automático de 4 marchas.

Renault Captur 2022 – versões

O Renault Captur 2022 está disponível em três versões, sempre com motor 1.3 turbo e câmbio CVT.

Confira abaixo a gama de versões do Renault Captur 2022:

  • Renault Captur Zen 1.3 Turbo 2022
  • Renault Captur Intense 1.3 Turbo 2022
  • Renault Captur Iconic 1.3 Turbo 2022

Renault Captur 2022 – equipamentos

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

Renault Captur Zen 1.3 Turbo 2022

ITENS DE SÉRIE: 2 airbags frontais, 2 airbags laterais, alarme perimétrico, apoios de cabeça traseiros com ajuste de altura, ar-condicionado, assistente de frenagem de urgência (AFU), aviso de cintos de segurança dianteiros não afivelado, banco do motorista com regulagem de altura, botão ECO, câmera traseira, chave cartão “Handsfree” com sistema “Walk away closing”, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, cintos de segurança traseiros de 3 pontos, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com auxílio de partida em rampa (HSA), direção com assistência elétrica, duas posições ISOFIX no banco traseiro, Eco Coaching, espelhamento de smartphones Apple CarPlay & Android Auto, faróis com lâmpadas halógenas, freios antitravamento (ABS), indicador de mudança de marcha (GSI), indicadores de direção laterais, luz de cortesia no porta-malas, luzes de circulação diurna em LED (DRL), monitoramento indireto de pressão dos pneus (iTPMS), multimídia Easy Link, retrovisor interno dia e noite, retrovisores externos com rebatimento elétrico automático, rodas de liga-leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, sistema de gerenciamento de energia, Start Stop, travamento central elétrico, vidros elétricos dianteiros tipo um toque com antiesmagamento e vidros elétricos traseiros tipo um toque com antiesmagamento, entre outros.

Renault Captur Intense 1.3 Turbo 2022

ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado automático, faróis de neblina com função “Cornering”, portas USB para o banco traseiro, sensor de chuva e crepuscular, entre outros.

OPCIONAIS:

  • Banco com revestimento premium (R$ 800)

Renault Captur Iconic 1.3 Turbo 2022

ITENS DE SÉRIE: itens acima + acabamento interno premium, bancos com revestimento premium, faróis full LED e com função “Follow me home”, sistema de som BOSE, sensor de ponto cego, sistema Multiview, entre outros.

Renault Captur 2022 – preços

Confira abaixo os preços do novo Renault Captur 2022:

  • Renault Captur Zen 1.3 Turbo 2022 – R$ 124.490
  • Renault Captur Intense 1.3 Turbo 2022 – R$ 129.490
  • Renault Captur Iconic 1.3 Turbo 2022 – R$ 138.490

Cores disponíveis: Branco Glacier, Branco Glacier com teto Preto Nacré, Prata Étoile, Bronze Sable com teto Preto Nacré, Cinza Cassiopée com teto Prata Étoile, Vermelho Fogo com teto Preto Nacré e Prata Étoile com teto Preto Nacré (R$ 3.200).

Preços com base no configurador online da Renault em julho de 2021.

Renault Captur 2022 – motor

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

O Renault Captur 2022 finalmente trouxe a prometida motorização TCe 1.3, feita em parceria com a Mercedes-Benz e usada pela marca alemã em alguns modelos por aqui também.

Esse propulsor tem 1,3 litro e vem com turbocompressor, injeção direta, 4 cilindros e 16 válvulas. Ele entrega 162 cv com gasolina e 170 cv com etanol, a 5.500 rpm, além de 27,5 kgfm com os dois combustíveis a 1.600 rpm.

O novo motor do Captur 2022 é acoplado ao câmbio CVT, que simula 8 marchas. Esse é o conjunto que equipa todas as versões.

Antes disso, o SUV francês vinham com duas opções de motor, sendo a Life e a Zen com motor 1.6 SCe com 118/120 cv a 5.500 rpm, respectivamente com etanol e gasolina, e torque de 16,2 kgfm a 4.000 rpm, nos dois combustíveis.

A outra opção era o 2.0 16V com 143/148 cv a 5.750 rpm e 20,2/20,9 kgfm a 4.000 rpm, na mesma ordem. Este estava disponível somente na Intense, a configuração mais cara da gama. A transmissão era manual de cinco marchas no 1.6 e automática com quatro velocidades no 2.0.

Renault Captur 2022 – desempenho

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Renault Captur 1.3 Turbo CVT – 9,2 segundos e 190 km/h
  • Renault Captur 1.6 MT – 11,9 segundos e 169 km/h (fora de linha)
  • Renault Captur 1.6 CVT – 13,1 segundos e 169 km/h (fora de linha)
  • Renault Captur 2.0 AT – 10,9 segundos e 179 km/h (fora de linha)

O Renault Captur 2022 melhorou consideravelmente seu desempenho com o novo motor 1.3 turbo, sendo um dos SUVs mais rápidos em nosso mercado. Além disso, seu câmbio CVT ajuda quando o assunto é a economia de combustível.

Antes dessa mudança, o francês tinha um desempenho apenas aceitável na versão 1.6, e que poderia ser melhor na 2.0, se não fosse o câmbio de 4 marchas. Com transmissão manual de cinco marchas, o SUV era mais ágil e tinha uma boa desenvoltura na estrada e na cidade.

Essa opção conferia ao utilitário esportivo um consumo urbano de 7,6 km/litro com etanol e 10,9 km/litro com gasolina. Na rodovia, o modelo fazia 8,0 km/litro com etanol e 11,3 km/litro com gasolina. Até 100 km/h, ele precisava de 11,9 segundos e tinha máxima de 169 km/h.

Mas é com o câmbio CVT que a diferença entre as duas propostas era perceptível. Para seus 1.286 kg, o Renault Captur com CVT entregava uma boa disposição para um propulsor 1.6 SCe, que 118 cv na gasolina e 120 cv no etanol.

Ele tinha bom torque em baixa e respondia razoavelmente bem ao acelerador, entregando 16,2 kgfm a 4.000 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol. Dessa forma, o motor trabalha mais manso, podendo ser tocado sem problemas em torno dos 1.500 rpm, quando na cidade.

Ele tinha uma saída esperta para seu porte e potência, precisando de uns 3.000 rpm para manter o embalo em subidas mais inclinadas. É verdade que há certa lentidão na resposta, mas o SUV rodava suave entre os carros, inclusive quando se usava o modo manual, que podia ser até tocado com os dedos na alavanca.

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

Dá para notar o CVT deslizando até entregar a força necessária para uma performance melhor, quando no modo Eco. Boas reduções e retomadas medianas no modo Eco.

Na estrada, o Renault Captur 1.6 com CVT tinha um trabalho suave para o motor a 2.000 rpm, quando a 110 km/h, o que é bom para conforto e consumo, como já se sabe. Em ultrapassagens, a rotação ficava em torno de 3.000 rpm, algo esperado pelas características do powertrain.

Seu consumo na cidade era de 7,3 km/litro com etanol e 10,5 km/litro com gasolina, enquanto em estrada fazia 8,1 km/litro com etanol e 11,7 km/litro com gasolina.

Mas ele chegava facilmente aos 4.000 rpm ou mais em aclives longos. A calibração mais macia da suspensão não comprometia a estabilidade e a condução. No entanto, a antiquada direção eletro-hidráulica é bem mais pesada do que deveria em manobra, embora com certa eficiência ao dirigir.

Ele vai de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos e tem velocidade máxima de 169 km/h.

Muita coisa mudava, porém, quando o assunto era o Renault Captur 2020 com motor 2.0 e câmbio automática de 4 marchas. O velho propulsor ainda dava um caldo, entregando 143 cv com gasolina e 148 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm.

Ele também não ficava atrás quando a questão era torque: 20,2 kgfm com gasolina e 20,9 kgfm com etanol. Estes aparecem em sua totalidade aos 4.000 rpm. Bom de respostas, o motor ficava à mercê do câmbio automático de quatro marchas, que limitava seu potencial e eficiência.

Com relações longas, ele pedia marchas por volta de 2.000 rpm. Para manter o embalo, só giro mais alto e aí é que vem o consumo em excesso e algum ruído, embora no geral seja aceitável. Rodando a 110 km/h, ele aponta para 2.800 rpm.

As retomadas eram apenas medianas, mas respondiam bem nas saídas mais vigorosas. Seus 1.352 kg não eram problema para o grande 2.0, mesmo no modo Eco. No modo Sport, as rotações alcançavam facilmente os 5.000 rpm, mas sem a resposta devida, por sua limitação de marchas.

Na cidade, as quatro marchas fluíam suficientemente, com um giro médio entre 1.500 e 2.000 rpm, mas não dava para ir muito além em uma tocada esportiva, mesmo com as trocas manuais sendo possíveis na alavanca. Para melhor equilíbrio entre performance e economia, o ideal seria um câmbio CVT, gerando assim mais conforto também.

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

Na cidade, o conjunto motor 2.0/câmbio automático de 4 marchas confere 6,2 km/litro com etanol e 8,8 km/litro com gasolina. Em rodovia, ele entrega 7,3 km/litro com etanol e 10,8 km/litro com gasolina. Tudo isso com posição de dirigir razoavelmente confortável, embora sem ajuste de profundidade. De modo geral, não é tão confortável para alguém de estatura alta.

Repentina redução no funcionamento do motor ao se esterçar completamente a direção é percebida, por causa do sistema eletro-hidráulico, que consome mais energia do propulsor e do condutor, pois é mais. Os freios são condizentes com a proposta, mas não há discos no eixo traseiro.

A suspensão tem DNA do Duster. bem estável nas curvas e em desvios rápidos de trajetória, o conjunto tem um bom ajuste entre maciez e estabilidade, mas se destaca mesmo é na passagem por buracos, valetas e pedras, entregando conforto e sem bater no fim do curso.

Mesmo passando sobre pedras e bloquetes soltos, o utilitário esportivo se saiu muito bem. Carregado de pessoas e bagagens, o SUV da Renault não raspa o fundo, mesmo em lombadas grotescas.

Com McPherson na frente e do eixo de torção, a proposta do Renault Captur 2022 é cumprida com louvor. Mesmo com rodas aro 17 polegadas, calçadas com pneus 215/60 R17, ele mostrou robustez, conforto e equilíbrio.

A atuação do conjunto em cruzamentos de ruas com depressões, como calhas de água, por exemplo, não são problema. Controles de tração e estabilidade garantem ainda mais segurança em curvas ou pisos escorregadios, bem como assistente de partida em rampa nos aclives mais acentuados. O Renault Captur 2022 está apto à enfrentar pisos ruins e a buraqueira brasileira.

Renault Captur 2022 – consumo

Renault Captur 2022: preço, motor, consumo, revisão, versões

Cidade

  • Renault Captur 1.3 Turbo CVT – 7,5 km/litro com etanol e 11,1 km/litro com gasolina
  • Renault Captur 1.6 MT – 7,6 km/litro com etanol e 10,9 km/litro com gasolina (fora de linha)
  • Renault Captur 1.6 CVT – 7,3 km/litro com etanol e 10,5 km/litro com gasolina (fora de linha)
  • Renault Captur 2.0 AT – 6,2 km/litro com etanol e 8,8 km/litro com gasolina (fora de linha)

Estrada 

  • Renault Captur 1.3 Turbo CVT – 8,3 km/litro com etanol e 12 km/litro com gasolina
  • Renault Captur 1.6 MT – 8,0 km/litro com etanol e 11,3 km/litro com gasolina (fora de linha)
  • Renault Captur 1.6 CVT – 8,1 km/litro com etanol e 11,7 km/litro com gasolina (fora de linha)
  • Renault Captur 2.0 AT – 7,3 km/litro com etanol e 10,8 km/litro com gasolina (fora de linha)

Renault Captur 2022 – manutenção e revisão

O novo Captur 2022 com motor 1.3 Turbo ainda não teve suas revisões divulgadas, mas a marca anunciou uma promoção de lançamento que dá as 3 primeiras revisões gratuitamente ao comprador.

Além disso, ele pode escolher outro benefício exclusivo entre as seguintes opções: patinete elétrico Renault, rack de teto + porta bike ou 2 anos de garantia estendida.

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 1.6 (fora de linha)

Preços 2.0 (fora de linha)

10.000 km

R$ 498,23

R$ 559,13

20.000 km

R$ 552,48

R$ 613,38

30.000 km

R$ 552,48

R$ 613,38

40.000 km

R$ 943,77

R$ 856,15

50.000 km

R$ 606,73

R$ 667,63

60.000 km

R$ 606,73

R$ 667,63

Renault Captur 2022 – ficha técnica

Motor

1.3 Turbo

TipoDianteiro, transversal, Turbo e Flex
Número de cilindros4 em linha
Cilindrada em cm31332
Válvulas16
Taxa de compressão10,5:1
Injeção eletrônica de combustívelDireta
Potência MáximaGasolina: 162 cv a 5.500 rpm / Etanol: 170 cv a 5.500
Torque MáximoGasolina: 27,5 kgfm a 1.600 rpm / Etanol: 27,5 kgfm a 1.600 rpm
Transmissão
TipoCVT de 8 marchas simuladas
Freios
TipoDisco ventilado / Tambor
Direção
TipoElétrica
Suspensão
DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasLiga Leve aro 17 polegadas
Pneus215/60 R17
Dimensões
Comprimento total (mm)4.379
Largura sem retrovisores (mm)1.813
Altura (mm)1.619
Distância entre os eixos (mm)2.673
Capacidades
Porta-malas (litros)437
Tanque (litros)50
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)n/d
Peso em ordem de marcha (kg)1.366
Vão livre do solo (mm)212

 

Motor

1.6 SCe

2.0 Flex (fora de linha)

Tipo

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1597

1998

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

10,7:1

11,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima

Gasolina: 118 cv a 5.500 rpm / Etanol: 120 cv a 5.500

Gasolina: 143 cv a 5.750 rpm / Etanol: 148 cv a 5.750 rpm

Torque Máximo

Gasolina: 16,2 kgfm a 4.000 rpm / Etanol: 16,2 kgfm a 4.000 rpm

Gasolina: 20,2 kgfm a 4.000 rpm / Etanol: 20,9 kgfm a 4.000 rpm

Transmissão

Tipo

Automático CVT

Automática 4 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

215/60 R17

215/60 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.329

4.329

Largura sem retrovisores (mm)

1.813

1.813

Altura (mm)

1.619

1.619

Distância entre os eixos (mm)

2.673

2.673

Capacidades

Porta-malas (litros)

437

437

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

449

449

Peso em ordem de marcha (kg)

1.273 (MT) 1.286 (CVT)

1.352

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

ND

Renault Captur 2022 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.