A Renault confirmou na Argentina, o investimento de US$ 350 milhões para produção da nova picape monobloco Niágara, em Córdoba, sendo ela derivada do projeto global da marca francesa para mercados emergentes.
Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault América Latina, comenta: “A Renault reforça seu compromisso com a América Latina, especialmente com a Argentina, confirmando o projeto mais significativo de sua história”.
Pedrucci amplia: “Hoje anunciamos com orgulho o investimento para a fabricação de uma nova picape de meia tonelada, elemento-chave na transformação de nossa marca. Este passo não apenas reforça nossa presença na região, mas também consolida nossa estratégia global, conforme delineado no Plano de Jogo Internacional do ano passado”.
Feita sobre a Plataforma Modular do Grupo Renault (RGMP), a Niágara é um dos oito modelos globais de emergentes que a marca quer emplacar no mercado brasileiro.
O projeto da RGMP inclui veículo entre 4,00 m e 5,00 m de comprimento, com distância entre eixos de 2,60 m e 3,00 m, tendo ainda módulos traseiros com 3 comprimentos diferentes.
Estes carros terão propulsão com motores de combustão interna, flexfuel (E85), GPL, 48V mild hybrid advanced (light hybrid) e full hybrid, com tração dianteira ou 4×4. O lançamento ocorrerá em 2026.
No caso da Niágara, a picape monobloco da Renault deve chegar com porte próximo de 5,00 m e com base igual ou perto de 3,00 m, com cabine dupla e caçamba com bom volume para cargas.
Já na mecânica, a Renault Niágara deve apostar no motor Horse HR13 com até 170 cavalos no etanol ou pouco mais com sistema MHEV de 48 volts, porém, a picape poderia ainda usar o conjunto híbrido E-Tech HEV com 140 cavalos ou o PHEV com 160 cavalos combinados.
Com opção de tração nas quatro rodas, a Renault Niágara deve lançar-se contra a Fiat Toro e equivalentes de outras marcas. Na Argentina, a picape se somará aos modelos Sandero, Stepway, Logan, Kangoo nas versões passageiro e van, e Alaskan.
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