Renault defende cotas de importação para carros elétricos

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Há poucas semanas da divulgação do programa Mobilidade Verde, a segunda fase do Rota 2030, o mercado automotivo anda agitado com a possibilidade de anúncio da retomada de imposto de importação para carros elétricos.

O motivo principal disso é a entrada em massa de carros elétricos chineses que, segundo a Anfavea, estaria prejudicando as vendas do país na América Latina e no mercado interno.

Uma das marcas que defendem a isenção de imposto de importação é a Renault, mas não apenas nesse caso, já que a empresa defende a isonomia em outras áreas.

Ricardo Gondo, presidente da montadora no Brasil, é a favor da criação de cotas de importação com imposto zero, já que traz da França o Megane E-Tech, que acaba de chegar por R$ 279.900.

Gondo disse: “Quem investiu e segue investindo no Brasil teria uma cota isenta de imposto. É o que nós e a Anfavea defendemos. Quem já produz por aqui poderia importar algum volume sem imposto”.

A ideia é mais ou menos a que foi implantada nos EUA, mas não para importação e sim para concessão de um bônus de US$ 7.500, mas apenas para os 200.000 carros iniciais de cada marca.

Nesse caso, as cotas eram de 200.000, um volume que seria dificilmente aprovado no Brasil, ainda mais porque o governo não concederá incentivo fiscais diretos.

Na proposta da Renault, então não entrariam as marcas chinesas GWM e BYD , que ainda não produzem no país.

Gondo citou exemplos do passado, como a Asia Motors, que obteve isenção fiscal de milhões para importar da Coreia do Sul as vans Towner e Topic com a promessa de produzir, o que descumpriu posteriormente, gerando uma enorme dívida para a Kia pagar depois.

Outro exemplo foi da JAC, que recebeu incentivos e nunca levantou a fábrica na Bahia. Gondo também defende o fim de incentivos regionais para benefício de uma ou duas empresas: “Não podemos ter fatores que desequilibrem o mercado. O que nós defendemos é previsibilidade e isonomia”.

[Fonte: Auto Data ]

 

 

 

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X