Renault Duster Hybrid está chegando perto de sua estreia na América do Sul; SUV compacto será importado da Turquia

renault duster 2025 turquia 1
renault duster 2025 turquia 1

A Renault está avançando no mercado latino-americano com a introdução de alguns modelos importados da Europa para iniciar a mudança que a marca francesa quer implementar na região.

Uma dessas ações envolve o Renault Duster Hybrid, um modelo que não é produzido no continente, mas que supostamente será importado da Turquia para o mercado da Colômbia, conforme relatado pelo El Carro Colombiano.

No país andino, um teaser revelador confirmaria a chegada da terceira geração do SUV compacto romeno, já que o centro da roda revelado na imagem corresponde ao modelo usado pelo Duster turco.

renault duster e tech teaser
renault duster e tech teaser

Como se sabe, a Dacia não tem presença na Turquia, onde a Renault é quem representa o grupo e é lá que o Duster ostenta o novo visual da marca francesa.

Por lá, a Renault e sua sócia local fazem o Duster E-Tech Full Hybrid, que tem motor H4M 1.6 16V a gasolina e uma transmissão automática de quatro marchas com motor elétrico, mais um sistema MHEV de 48V no propulsor.

renault duster 2025 turquia 6
renault duster 2025 turquia 6

Com isso, o Renault Duster E-Tech Full Hybrid dos turcos entrega 145 cavalos e 20,8 kgfm combinados, conseguindo ainda um consumo médio de 20 km/l.

Todavia, o Duster de terceira geração, feito por lá sobre a plataforma modular CMF-B da Renault, tem ainda uma versão E-Tech Hybrid com motor 1.2 TCe de 130 cavalos e um sistema MHEV de 48V.

renault duster 2025 turquia 3
renault duster 2025 turquia 3

Há também uma versão abastecida com gás natural veicular que entrega 100 cavalos, mas o destaque mesmo é o Duster E-Tech Full Hybrid, que vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos com máxima de 180 km/h.

Essa variante usa o antigo motor H4M usado em carros antigos da marca e consiste na primeira versão da tecnologia híbrida da Renault.

renault duster 2025 turquia 9
renault duster 2025 turquia 9

Para a marca na Colômbia, é um motor já conhecido e que acarretará um custo de manutenção menor que se for empregado o 1.2 TCe MHEV.

Todavia, esse não será o sistema híbrido do tipo HEV a ser usado no Boreal, que deve valer do mais recente HR13 da Horse, o motor 1.3 TCe Flex fabricado aqui atualmente.

 

 

 



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X