O Renault Duster 2022 segue firme no mercado nacional, sendo comercializado como opção de entrada da Renault dentre os SUVs, abaixo do Renault Captur, que é a nova referência na gama de crossovers e SUVs da marca francesa no país.
Com a chegada do novo Renault Duster 2022, o modelo quer deixar para trás a imagem do tipo “bruto, rústico e sistemático”, e apresentar mais adereços diferenciados para agradar quem busca um carro mais voltado à modernidade e conforto, como fazem HR-V, Renegade, Kicks e Creta.
A anterior geração do Renault Duster estava presente no Brasil desde meados de 2011.
De lá para cá, o carro recebeu mudanças pontuais no visual, acabamento, equipamentos e motorização e adotou até um câmbio automático Xtronic do tipo CVT, herdado de modelos como o “primo” Nissan Kicks.
O carro era um dos poucos modelos da categoria a dispor de opção de tração 4×4 – além do já falecido Ford EcoSport Storm 2.0 4×4 e do remanescente Jeep Renegade Diesel. Mas com a chegada da nova geração, estranhamente ele perdeu essa opção.
Vale lembrar que a nova geração do Renault Duster já havia sido lançada lá fora como um modelo da Dacia (marca romena de baixo custo da Renault) em 2017. O carro ficou maior em quase todos os lados e recebeu uma série de novas tecnologias.
Confira abaixo todos os detalhes da atual geração do Renault.
Índice
Renault Duster 2022 – detalhes
De aspecto robusto e quase quadradão, o Renault Duster 2022 teve boa parte de seu desenho renovado, apesar de não parecer à primeira vista por ter mantido a mesma plataforma.
O objetivo do utilitário francês continua o mesmo, que é passar uma imagem de resistência e valentia, mas sem aquele ar espartano da geração anterior. Visualmente, ele apresenta novos faróis com a assinatura luminosa que é marca da Renault, com luzes diurnas em forma de “C”.
O para-choque dianteiro também mudou (tendo um overbumper com faróis auxiliares embutidos), assim como o capô, que ganhou vincos mais pronunciados. A traseira chamou a atenção pelas mudanças em si, mas também pelas lanternas em LED “emprestadas” do Jeep Renegade.
Não há nenhuma relação colaborativa entre as marcas, mas elas realmente são muito parecidas entre os dois modelos. O para-choque ficou mais envolvente e a linha de cintura mais elevada.
Por dentro, o Renault Duster 2022 apresentou suas maiores mudanças, dando a impressão que a marca substituiu quase todos os componentes.
Já era hora, pois o que víamos no modelo anterior era suficiente para um mercado dominado por ele e pelo Ford EcoSport, e não saturado de SUVs como vemos hoje.
O painel ficou mais moderno e com um ar mais tecnológico. Os comandos de ar-condicionado são mais modernos e a central multimídia deu um salto de tecnologia, sendo compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O volante é o mesmo do Sandero e continua com os comandos na haste da coluna, um detalhe que não agrada a todos.
Em termos de espaço e porta-objetos, o Duster 2022 continua passando uma boa impressão, com 20,3 litros de espaço para os objetos pessoais. Aliás, falando em medidas, ele cresceu em comprimento (47 mm) e em largura (10 mm), mas perdeu 1 mm no entre-eixos.
Com isso, suas medidas são de 4,37 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. O porta-malas continua com os mesmos 475 litros e o tanque tem 50 litros.
Além disso, ele continua robusto e disposto a enfrentar terrenos acidentados, apesar de ter perdido sua versão 4×4.
A marca francesa destacou em seu lançamento que o Duster 2022 tem ângulo de entrada de 30º, de saída de 34,5º e altura do solo de 237 mm, ou seja, os maiores da categoria em todos esses quesitos.
Renault Duster 2022 – novidades
Depois de chegar totalmente reformulado, a Renault divulgou novidades importantes em fevereiro de 2022. Agora, o Duster 2023 (sim, ele já está nessa nova linha) finalmente ganhou o motor turbo já presente no Captur.
Os dados já são conhecidos e esse propulsor 1.3 turbo entrega 162 cv com gasolina e 170 cv com etanol, enquanto o torque fica sempre em 27,5 kgfm. O câmbio é do tipo CVT e simula oito marchas.
O que muda no Duster com esse motor são os números, ainda mais empolgantes. Ele chega aos 100 km/h em 9,2 segundos e tem máxima de 190 km/h. Seu consumo urbano é de 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina, enquanto na estrada faz 11,7 km/l e 16,1 km/l, respectivamente.
Tudo isso coloca o modelo da Renault, vendido com esse conjunto apenas na versão topo de linha Iconic, em outro patamar. Tanto é que ele recebeu nota A na avaliação do Inmetro. A versão 1.6 de até 120 cv e 16,2 kgfm continua sendo oferecida nas outras versões.
Além dessa principal novidade, o Duster 2023 também ganhou retrovisores e barras de teto em preto brilhante, moldura frontal remodelada, alargadores de roda e novo revestimento dos bancos, tudo isso dependendo da versão.
Confira as mudanças anteriores:
Se antes era difícil lembrar de alguma novidade trazida pelo modelo da Renault, agora o Duster 2022 tem uma ampla lista nesse quesito.
Como já dito acima, seu visual mudou quase completamente, apresentando um ar mais sofisticado e atualizado em relação aos concorrentes. Mas é por dentro que os compradores do Duster 2022 vão se sentir realmente num novo carro.
A começar pela central multimídia Easy Link, que tem tela de 8 polegadas e conexão Android Auto e Apple Carplay. O equipamento permite ajustes personalizados para até cinco usuários diferentes (mais um convidado), que podem escolher nome e foto de capa, layout personalizado, preferências de áudio, nove estações de rádio, funções de travamento/destravamento das portas, avisos sonoros e som das teclas.
A central multimídia ainda conta com os já conhecidos Eco Scoring e Eco Monitoring, conexão Bluetooth (até seis celulares e duas chamadas simultâneas) e as imagens das quatro câmeras do novo sistema Multiview.
O objetivo dessa novidade é permitir a visualização de todos os lados do SUV em situações off-road.
Outras novidades no interior que certamente serão apreciadas pelo motorista e demais ocupantes são os novos sistemas de segurança (como alerta de ponto cego e sensor crepuscular), novos comandos de ar-condicionado e a qualidade de construção, com materiais mais refinados e novas espuma e revestimento para os bancos (apenas o do motorista tem ajuste de altura).
Em relação à segurança, a marca destacou que o Duster 2022 recebeu ajustes que aumentaram em 12,5% sua rigidez torcional e que ele tem todos os sistemas de segurança comuns no mercado, como controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.
Por outro lado, a marca manteve apenas dois airbags em todas as versões, o que é quase inadmissível quando lembramos que o modelo mais caro passa dos R$ 113 mil.
Outro detalhe que não agradou muita gente foi a manutenção do motor 1.6 SCe aspirado de até 120 cv e 16,2 kgfm de torque em todas as versões, sendo associado ao câmbio manual de 5 marchas ou CVT que simula 6 marchas. O tão aguardado motor 1.3 turbo ficou reservado para Captur 2022.
O novo Renault Duster 2022 tem quatro versões de acabamento, com preços partindo de R$ 94.690.
Renault Duster 2022 – versões
Confira abaixo a gama de versões do Renault Duster 2022:
- Renault Duster Zen 1.6 MT 2022
- Renault Duster Zen 1.6 CVT 2022
- Renault Duster Intense 1.6 CVT 2022
- Renault Duster Iconic 1.6 CVT 2022
- Renault Duster Iconic 1.3 Turbo CVT 2022
Leia também sobre o antigo Duster Dynamique.
Renault Duster 2022 – equipamentos
Renault Duster Zen 1.6 MT 2022
Segurança: alarme, AFU (Auxílio à frenagem de urgência), freios ABS, desembaçador traseiro, travamento central automático, faróis de neblina, cintos de três pontos para todos os ocupantes, airbag frontal, apoios de cabeça para todos os ocupantes, controle de estabilidade, auxílio de partida em rampa, luzes diurnas, entre outros.
Conforto: ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, direção elétrica, chave rebatível, vidros elétricos nas quatro portas, indicador de troca de marcha, abertura interna elétrica do porta-malas, entre outros.
Design: assinatura em LED dos faróis, barras de teto longitudinais na cor preta e rodas de aço de 16 polegadas.
Tecnologia e Conectividade: rádio com Bluetooth e USB, 4 alto-falantes, Eco Scoring, Eco Coaching, Android Auto, Apple Carplay e stop/start.
Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina e rodas de liga leve 16”.
Renault Duster Zen 1.6 CVT 2022
Itens acima + câmbio automático CVT, retrovisores externos elétricos, ponteira cromada do escapamento e painel de instrumentos TFT.
Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.
Renault Duster Intense 1.6 CVT 2022
Itens acima + ar-condicionado automático digital, piloto automático com limitador de velocidade, volante revestido em couro, indicador de temperatura externa, barras de teto cromadas, rodas de alumínio de 16 polegadas, retrovisores em preto brilhante, vidros elétricos com função um toque, indicador de temperatura externa, maçanetas internas cromadas, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, seis alto-falantes, central multimídia com tela de 8 polegadas, grade cromada, faróis de neblina, entre outros.
Opcional: banco de couro.
Renault Duster Iconic 1.6 CVT 2022
Itens acima + apoio de braço para motorista, chave cartão, rodas de 17 polegadas diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium, farol alto automático, sensor de ponto cego, sistema Multiview com quatro câmeras, sensor crepuscular, entre outros.
Renault Duster Iconic 1.3 Turbo CVT 2022
Mesmos itens da versão acima.
Renault Duster 2022 – preço
Veja abaixo os preços das quatro versões do Renault Duster 2022:
- Renault Duster Zen 1.6 MT 2022 – R$ 99.990
- Renault Duster Zen 1.6 CVT 2022 – R$ 108.090
- Renault Duster Intense 1.6 CVT 2022 – R$ 115.190
- Renault Duster Iconic 1.6 CVT 2022 – R$ 122.090
- Renault Duster Iconic 1.3 Turbo CVT 2022 – R$ 135.590
Ele está disponível nas cores Vermelho Vivo (sem custo), Branco Glacier (R$ 700), Prata Étoile, Cinza Cassiopé, Bege Dune, Marrom Vison e Preto Nacré (R$ 1.650).
Renault Duster 2022 – motor
A estrela do momento na linha do francês é o motor 1.3 TCe flex, que entrega 162 cv com gasolina e 170 cv com etanol, a 5.500 rpm, e 27,5 kgfm de torque, a 1.600 rpm e independentemente do combustível.
O conjunto é associado ao câmbio CVT de 8 marchas e com a tração dianteira, já que o SUV não tem mais qualquer opção 4×4 em sua linha. Segundo a marca, esses números colocam o Duster (e seu irmão Captur) como os melhores em torque na categoria.
Além disso, o Renault Duster 2022 continua sendo equipado com o motor 1.6 SCe de quatro cilindros, equipado com cabeçote, bloco e cárter de alumínio, tendo quatro válvulas por cilindro, além de coletor de escape integrado ao cabeçote, bem como sistema ESM (Energy Smart Management), que permite a regeneração de energia nas frenagens para carregamento da carga da bateria.
A tecnologia é fundamental para outro sistema do motor SCe, o Start&Stop.
Este é o sistema de desligamento automático do motor do Renault Duster 2022, oferecido no 1.6 SCe, permitindo assim que o motor fica desligado com o veículo parado e engatado. Basta pisar no pedal de embreagem no câmbio manual ou soltar o pedal de freio no CVT para que o propulsor volte a funcionar.
Mas de volta ao motor 1.6 SCe, ele recebeu pistões e bielas otimizados, assim como anéis e virabrequim reforçado. O sistema de refrigeração é de alta pressão, garantindo a boa temperatura das partes do motor.
O sistema de injeção eletrônica de combustível é multiponto, mas não dispõe de sistema Flex com pré-aquecimento, sendo ainda o sistema antigo por injeção elétrica de gasolina, presente num tanquinho dentro do cofre do motor.
A marca francesa diz que o 1.6 SCe ficou 21% mais econômico. Mas no SUV, em comparação com Logan 2022 e Sandero 2022, por exemplo, ele entrega 118 cv a 5.500 rpm e 120 cv a 5.500 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.
O torque é também um pouco maior: 16,2 kgfm a 4.000 rpm nos dois combustíveis.
Em relação ao câmbio, o Renault Duster 2022 tem duas opções de transmissão: manual de cinco marchas e CVT, que simula seis velocidades.
Motor Renault Duster
Renault Duster 2022 – desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Renault Duster 1.6 MT 2022 – 11,4 segundos e 173 km/h
- Renault Duster 1.6 CVT 2022 – 12 segundos e 173 km/h
- Renault Duster 1.3 Turbo CVT 2022 – 9,2 segundos e 190 km/h
O Renault Duster 2022 tem uma performance adequada com seu motor, sendo que o 1.6 SCe se mostra uma evolução em relação ao anterior 1.6 8V, que era bem mais fraco. O SUV responde bem com o novo motor, obtendo uma boa rotação para condução urbana e respostas pontuais em saídas e subidas.
O câmbio manual de cinco marchas é bem escalonado e garante bom rendimento ao utilitário esportivo no circuito urbano.
Na estrada, o Duster 1.6 SCe 2022 se porta bem com o novo propulsor, entregando retomadas condizentes com um motor de 120 cv, bem como ultrapassagens com alguma segurança. O utilitário esportivo consegue bom rendimento em aclives acentuados, mas a baixa força do motor vai exigir muitas reduções com trânsito maior e serra bem íngreme.
Mas, fora isso, o motor dá conta do recado. Ainda assim, o modelo manual consegue fazer 7,7 km/l no etanol e 11,2 km/l na gasolina em trechos urbanos, enquanto na estrada ele faz 7,8 km/l no etanol e 11,2 km/l na gasolina.
Já o Renault Duster 2022 com motor 1.6 SCe e câmbio CVT, tem médias de 7,2 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina na cidade e 7,8 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na estrada.
As respostas ao acelerador são um pouco mais lentas que no manual, mas a economia de combustível compensa uma saída pouco mais lenta, mas nada que deixe a desejar de modo geral. A rotação fica em nível mais baixo e linear, fazendo o motor trabalhar de forma mais mansa.
Em rodovia, o Renault Duster 2022 com o CVT se mostra muito bom para um carro de seu porte. O conforto para viagens longas é muito bom, além de oferecer respostas adequadas em ultrapassagens e um regime mais baixo de rotação em cruzeiro.
Renault Duster 2022 – consumo
Consumo Renault Duster
Cidade
- Renault Duster 1.6 MT 2022 – 7,7 km/litro no etanol e 11,2 km/litro na gasolina
- Renault Duster 1.6 CVT 2022 – 7,2 km/litro no etanol e 10,7 km/litro na gasolina
- Renault Duster 1.3 Turbo CVT 2022 – 9,9 km/litro no etanol e 13,9 km/litro na gasolina
Estrada
- Renault Duster 1.6 MT 2022 – 7,8 km/litro no etanol e 11,2 km/litro na gasolina
- Renault Duster 1.6 CVT 2022 – 7,8 km/litro no etanol e 11,1 km/litro na gasolina
- Renault Duster 1.3 Turbo CVT 2022 – 11,7 km/litro no etanol e 16,1 km/litro na gasolina
Renault Duster 2022 – manutenção e revisão
O Renault Duster 2022 tem plano de revisão com custo mínimo de R$ 3.760,61 e a revisão da marca francesa ocorre a cada 10.000 km com troca de kit de correias a cada 60 mil km ou 4 anos, fluido de freio a cada 60 mil km ou 4 anos e fluido de arrefecimento a cada 80 mil km ou 4 anos.
A Renault ainda disponibiliza serviços rápidos de até 1 hora e verificação de outros componentes, tais como rodas, palhetas, escapamento, pneus, discos e pastilhas de freio, molas e amortecedores, entre outros.
Recomenda-se o agendamento do serviço junto ao revendedor autorizado mais próximo. A Renault também tem pacote fechado para revisões pagando-se um determinado valor por um número de revisões.
Revisão |
Custo |
|
Quilometragem |
Preços 1.6 SCe |
Preços 2.0 (descontinuado) |
10.000 km |
R$ 498,26 |
R$ 559,13 |
20.000 km |
R$ 552,51 |
R$ 613,38 |
30.000 km |
R$ 552,51 |
R$ 613,38 |
40.000 km |
R$ 943,81 |
R$ 856,15 |
50.000 km |
R$ 606,76 |
R$ 667,63 |
60.000 km |
R$ 606,76 |
R$ 667,63 |
Renault Duster 2022 – ficha técnica
Motor |
1.6 SCe |
1.3 Turbo |
Tipo |
Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1597 |
1332 |
Válvulas |
16 |
16 |
Taxa de compressão |
10,7:1 |
10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 118 cv @ 5500 rpm / Etanol: 120 cv @ 5500 rpm |
Gasolina: 162 cv @ 5500 rpm / Etanol: 170 cv @ 5500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
Gasolina: 16,2 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 16,2 kgfm @ 4000 rpm |
Gasolina: 27,5 kgfm @ 1600 rpm / Etanol: 27,5 kgfm @ 1600 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas / CVT de 6 marchas |
CVT de 8 marchas |
Tração |
4×2 |
4×2 |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Disco ventilado / Tambor |
Direção |
||
Tipo |
Elétrica |
Elétrica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção / Multilink |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
Aço 16 polegadas/Liga Leve 16 ou 17 polegadas |
Liga Leve aro 17 polegadas |
Pneus |
215/65 R16 / 215/60 R17 |
215/60 R17 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
4376 |
4376 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1832 |
1822 |
Altura (mm) |
1693 |
1693 |
Distância entre os eixos (mm) |
2673 |
2673 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
475 |
475 |
Tanque (litros) |
50 |
50 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
500 |
500 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1255 (MT), 1277 (CVT) |
1279 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
0,4 |
0,4 |
Renault Duster – história
Feito sobre a plataforma B0, o Renault Duster começou sua carreira como um SUV robusto, tendo sempre opção 4×4, bem como versões diesel e automática. Da Europa ao Brasil, ganhou de motor 0.9 Turbo até 2.0 Flex, tendo ainda câmbio automático, CVT e de dupla embreagem.
Outra característica do Duster é seu bom espaço interno, além de seu porta-malas com 475 litros. Além disso, tem dois tipos de suspensão traseira: eixo de torção e multilink, esta oferecida apenas na versão 4×4.
Desde 2009, o Duster – seja como Dacia, Renault ou Nissan (Terrano) – se tornou um cidadão do mundo emergente, sendo feito na Romênia, Brasil, Colômbia, Rússia, Índia e Indonésia.
Só não foi feito para a China por conta de sua proposta espartana, que não passa a impressão de luxo, desejo dos consumidores locais.
O modelo sofreu dois facelifts e agora chegou em sua segunda geração, mantendo a mesma plataforma, mas com design de carroceria bem diferente, assim como acabamento, painel, portas, equipamentos e segurança.