Como já se sabe, os funcionários das empresas Renault e Horse, esta última recém-criada e de propriedade compartilhada com a Geely, entraram em greve no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná.
Envolvendo 4,1 mil empregados, a greve tem como objetivo fazer com que as duas montadoras assumam um acordo que envolva a totalidade do PLR que é a Participação nos Lucros e Resultados para 2024.
A Renault-Horse havia oferecido R$ 12 mil de PLR como primeira parcela, porém, os empregados querem um acordo único, que inclua também uma segunda parcela já definida.
Diante da greve, a Renault-Horse oferece PLR de R$ 25 mil com primeira parcela de R$ 18 mil, que serão pagos após trÊs dias da assembleia do sindicato, que obviamente aprove a proposta das empresas.
Mesmo assim, Renault e Horse entraram na justiça sob alegação de que não houve aviso de greve, um descumprimento por parte do sindicato. Diante disso, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, determinou o fim imediato da paralisação.
A liminar do TRT, assinada pelo desembargador do trabalho Marco Antonio Vianna Mansur, considerou a greve abusiva. Em caso de descumprimento, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba terá multa diária de R$ 30 mil.
O desembargador Mansur explicou ao site Auto Data: “A Lei de Greve veda a paralisação havendo acordo coletivo de trabalho vigente, salvo se for para exigir o cumprimento ou em decorrência de substancial modificação das relação de trabalho”.
Mansur continuou: “Não parece ser o caso. De igual modo, ela exige a notificação da empresa com, no mínimo, 48 horas de antecedência da greve. Há, portanto, clara aparência de paralisação abusiva do trabalho, estimulada pelo sindicato.”
A Renault e sua parceira Horse, alega ainda que o acordo coletivo de trabalho está vigente até 30 de agosto de 2024. Em sua proposta, a montadora dá como meta 201 mil carros por ano, mas se alcançar 245 mil unidades, o PLR sobe para 30 mil.
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