renault nissan picape 3
Nos planos da aliança Renault Nissan para a América Latina, dois novos carros elétricos pequenos estão no radar de franceses e japoneses para serem vendidos na região com base na plataforma modular CMF-AEV.
Como se sabe, essa plataforma CMF-A é a que sustenta o Renault Kwid, assim como os modelos da marca francesa na Índia e o Nissan Magnite, na variante CMF-A+.
Todavia, a base elétrica é muito mais utilizada na China com as marcas associadas com a Dongfeng e também da aliança com a Nissan, no caso a Venucia, mas como serão esses dois subcompactos elétricos?
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Em sua declaração anual aos acionistas, a Renault Nissan não deu detalhes de como serão estes carros, mas a julgar pela plataforma, deverão ter no máximo 4,00 m com a base+, porém, o alvo deve ser produtos como o BYD Dolphin Mini.
Nesse caso, a dupla de Renault e Nissan pode chegar como um hatch de até 3,8 m de comprimento com bateria de 30 a 40 kWh, além de motor elétrico de 60 a 70 cavalos.
Para ser mais vantajoso, o novo carro elétrico da aliança poderá ter mais espaço interno e porta-malas pelo menos similar ao do Kwid, de modo a ser um carro prático e não apenas um veículo sem condições de levar compras ou algumas malas.
Sem o Kwid, que deve expirar em algum momento após 2025, o novo carro subcompacto da Renault Nissan deverá ser produzido no Brasil, mas ainda não se sabe se em Resende ou São José dos Pinhais.
Como a Renault aparentemente é quem comanda o projeto, então o Paraná surge como melhor opção. A montadora poderia ainda fabricar esses carros no México ou na Colômbia, mas por conta dos investimentos e da política, o Brasil surge como melhor alternativa.
Com estes dois carros elétricos, as duas marcas poderão colocá-los com preços mais acessíveis para concorrer com os chineses.
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