Renault e Nissan terão dois carros elétricos pequenos no Brasil

renault nissan picape 3
renault nissan picape 3

Nos planos da aliança Renault Nissan para a América Latina, dois novos carros elétricos pequenos estão no radar de franceses e japoneses para serem vendidos na região com base na plataforma modular CMF-AEV.

Como se sabe, essa plataforma CMF-A é a que sustenta o Renault Kwid, assim como os modelos da marca francesa na Índia e o Nissan Magnite, na variante CMF-A+.

Todavia, a base elétrica é muito mais utilizada na China com as marcas associadas com a Dongfeng e também da aliança com a Nissan, no caso a Venucia, mas como serão esses dois subcompactos elétricos?

kwid e tech 1 1
kwid e tech 1 1

Em sua declaração anual aos acionistas, a Renault Nissan não deu detalhes de como serão estes carros, mas a julgar pela plataforma, deverão ter no máximo 4,00 m com a base+, porém, o alvo deve ser produtos como o BYD Dolphin Mini.

Nesse caso, a dupla de Renault e Nissan pode chegar como um hatch de até 3,8 m de comprimento com bateria de 30 a 40 kWh, além de motor elétrico de 60 a 70 cavalos.

Para ser mais vantajoso, o novo carro elétrico da aliança poderá ter mais espaço interno e porta-malas pelo menos similar ao do Kwid, de modo a ser um carro prático e não apenas um veículo sem condições de levar compras ou algumas malas.

Sem o Kwid, que deve expirar em algum momento após 2025, o novo carro subcompacto da Renault Nissan deverá ser produzido no Brasil, mas ainda não se sabe se em Resende ou São José dos Pinhais.

Como a Renault aparentemente é quem comanda o projeto, então o Paraná surge como melhor opção. A montadora poderia ainda fabricar esses carros no México ou na Colômbia, mas por conta dos investimentos e da política, o Brasil surge como melhor alternativa.

Com estes dois carros elétricos, as duas marcas poderão colocá-los com preços mais acessíveis para concorrer com os chineses.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X