Renault Emblème é a proposta da francesa para um carro movido por hidrogênio

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O Renault Emblème é a proposta mais recente da marca francesa para um carro abastecido com hidrogênio nos próximos anos. O conceito é uma evolução do protótipo Scenic Vision H2-Tech de 2022.

Todavia, essa evolução é bem superior, com eficiência de 90% em redução de emissão de CO² do “berço ao túmulo”, onde o cálculo de emissão também contempla o descarte de materiais e a reciclagem do veículo.

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Hoje, um carro comum emite 5 toneladas de CO² no mesmo cálculo, o que é um ganho enorme para esse conceito, que é feito sobre a plataforma modular eletrificada AmpR Medium, pesando 1.750 kg.

Com coeficiente aerodinâmico de 0,25 de cx, o Renault Emblème mede 4,80 m de comprimento, 1,52 m de altura e 2,90 m de entre eixos, tendo ainda um motor elétrico traseiro de 217 cavalos e bateria NMC (níquel manganês cobalto) de 40 kWh.

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Usando células de combustível de 30 kW, o Renault Emblème tem eficiência energética de 60% e autonomia de 1.000 km combinada. Sem recarga externa e com apenas dois abastecimentos, o alcance se estende por mais 350 km.

Com a arquitetura AmpR Medium, a Renault tem uma plataforma de tração traseira com componentes do trem de força (motor elétrico, bateria, célula de combustível e tanque de hidrogênio), projetado para manter um baixo centro de gravidade e distribuição de peso ideal.

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Sendo ele uma das estrelas da Renault no Salão de Paris de 2024, que comece me 14 de outubro, o Emblème mostra um futuro mais viável para o hidrogênio, com peso adequado, aerodinâmica eficiente e uma arquitetura que parece dentro da conta para ser fabricada.

Atualmente, o hidrogênio só está sendo viável para comerciais leves como vans médias e grandes, bem como para caminhões pequenos. Somente Honda, Hyundai e Renault ousaram colocar carros a hidrogênio no mercado mundial com resultados pouco animadores.

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De complexa manipulação e infraestrutura cara, devido à segurança, o hidrogênio ainda é um combustível que precisa de muitos desenvolvimentos para se tornar de fato viável.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X