A Renault está enfrentando um problema em seu sistema híbrido E-Tech na Europa, onde os modelos Clio, Mégane, Captur e Arkana podem apresentar defeito na caixa de transmissão automática.
Todavia, o problema no câmbio está levantando questões sobre a confiabilidade do sistema híbrido da Renault, segundo o site francês L’Argus. A solução tem sido trocar a caixa de mudanças, porém, isto não estaria sendo feito num recall declarado.
O que se conta é que a Renault não emitiu um recall, mas ordenou à rede que se atenda às demandas dos clientes com problemas no câmbio e se fizesse assim a troca, o que chamamos de recall branco.
Oferecido nas versões HEV e PHEV, sendo que a primeira entrega 145 cavalos e a segunda tem 160 cavalos, o sistema E-Tech usa o motor H4M modificado, sendo ele o 1.6 16V que a Renault utiliza aqui em modelos como o Duster, por exemplo.
Na Europa, a OTS (Operação Técnica Especial), alerta a rede para atender os clientes que relatarem “perda de tração na partida, exigindo o reboque do veículo” e/ou presença da “mensagem de superaquecimento do motor elétrico”.
O que se sabe é que um vazamento de óleo provocaria esses defeitos, sendo que o defeito estaria num O-ring do eixo primário oco do motor elétrico. No entanto, um dos problemas não resultaria na troca do câmbio.
No caso, o alerta de superaquecimento do motor elétrico, com troca do vedador e também do conector elétrico em caso de oxidação. Já a perda de tração exige a troca da caixa de transmissão que, é automática de quatro marchas (2 para o 1.6 e 2 para o elétrico), sendo baseada numa manual sem sincronizadores e sem embreagem.
Os dois problemas no E-Tech Hybrid ou E-Tech Plug-In Hybrid estariam envolvendo carros feitos de 2020 ao começo de 2024. A garantia de serviço gratuito seria para carros com até 7 anos ou menos de 150.000 km.
Seja como for, parece estranho que na Dacia, não haja problemas relacionados com o E-Tech. Aqui no Brasil, o E-Tech Hybrid Flex será parte dos próximos lançamentos da Renault.
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