Renault garante produção de 65.000 unidades da Niagara para atender demanda nacional; picape argentina será rival da Fiat Toro

renault niagara concept 1
renault niagara concept 1

A Renault acelera o projeto da picape Niagara, modelo que rivalizará com Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e outras do segmento de picapes médias de cinco metros de comprimento.

Segundo o jornal argentino La Nación , Pablo Sibilla, presidente da Renault na Argentina, revelou que a produção da Niagara começará no segundo semestre de 2026.

Sibila revelou que serão 65.000 unidades produzidas anualmente para atender os mercados de Brasil e Argentina, além de exportação. A picape monobloco, feita sobre a plataforma modular RGMP, terá cabine dupla e capacidade de carga por volta dos 700 kg.

renault niagara concept 7
renault niagara concept 7

Não podemos esperar pela Niagara com motor diesel dCi, o que não seria nada ruim, mas por conta das emissões do Proconve L8, a picape da Renault chegará com opção de motorização híbrida.

A Renault pode usar o HR13 da Horse com sistema MHEV de 48V e tecnologia flex para alcançar em torno de 170 cavalos, devendo ainda se utilizar de transmissão automatizada de dupla embreagem com seis ou sete marchas.

Outra opção seria o emprego do novo conjunto híbrido da Horse, feito na Espanha, onde um novo 1.8 litro usa não só o sistema MHEV, como também o HEV para sustentar um híbrido não plug-in mais potente que o E-Tech 1.6 litro de 140 cavalos.

renault niagara concept 6
renault niagara concept 6

Ainda assim, devido aos custos, a opção pelo HR13 1.3 Turbo com eletrificação leve é a melhor opção, já que o motor de quatro cilindros com turbo e injeção direta flex agora é produzido pela Horse no Paraná.

O propulsor equipará também um SUV médio de estilo cupê baseado no Dacia Duster de terceira geração, o que reduz ainda mais os custos para a Renault na região.

Com dupla embreagem EDC, a Niagara terá um desempenho melhor que empregando um CVT Xtronic, mantendo a forças somente nas rodas dianteiras, embora os argentinos talvez queiram uma versão AWD como no caso da Oroch, por exemplo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X