
A Renault comemora a marca de 50 mil unidades do Kardian produzidas no país, sendo o único que o produz, por ora, tendo ele pouco mais de um ano após sua estreia no mercado brasileiro.
Primeiro veículo produzido no país com a nova identidade visual da Renault, o Kardian marca uma nova fase da montadora francesa por aqui.
Carlos Carrinho, diretor de fabricação da Renault do Brasil, comemora: “Alcançar esse marco de 50 mil Kardian produzidos no Brasil é algo de grande orgulho para todos nós da Renault, em especial para todos os colaboradores que atuam na Curitiba Veículos de Passeio (CVP), onde o SUV é fabricado. É uma grande conquista para nós!”.
Iniciada em março de 2024, a produção teve 67% do total destinado para o mercado interno. Já no mix de vendas, a versão Evolution, com transmissão automática EDC, foi a mais comercializada.
A cor Cinza Cassiopée foi a preferida do consumidor neste primeiro ano de vendas do Kardian e, do volume exportado (33%), o SUV foi parar em nove países, com a Argentina sendo seu maior destino, com mais de 8 mil carros embarcados.
O Kardian estreou o novo motor 1.0 TCe de 125 cavalos com até 22,4 kgfm e o novo câmbio automatizado de dupla embreagem úmida de seis marchas EDC, fora a caixa manual de seis marchas, na versão Evolution.
A plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) se diferencia, segundo a Renault, pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior.
Entre eles, o freio de estacionamento eletrônico, a alavanca de marchas do tipo “e-shifter” e as regulagens do sistema Multi-Sense que permitem customizar a condução e o ambient lighting, com personalização com oito cores diferentes, mais ajustes de direção e da resposta do motor/câmbio.
Além disso, o Renault Kardian traz seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas de assistência ao motorista (ADAS).

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!