O Renault Kardian terá transmissão manual em breve no mercado brasileiro, de modo a ampliar as vendas do crossover compacto no mercado nacional, ainda que essa opção de câmbio não seja de fato bem aceita pelo mercado.
A Renault aposta que funcionará com seu SUV de entrada, mas o histórico do mercado diz o contrário… Seja como for, a marca quer o Kardian mais barato e acessível, mas o detalhe que pode fazer a diferença para alguns é a motorização.
No lugar de ser um motor mais antigo, como o H4M 1.6 de até 120 cavalos ou menos, por exemplo, será o H4Dt 1.0 TCe de 120 cavalos na gasolina e 125 cavalos com etanol, segundo a Renault.
Assim, com uma caixa manual que deve chegar ao Kardian com seis marchas, para aproveitar melhor a força do motor, o SUV deve oferecer um desempenho bom, ainda mais com torques de 20,4 kgfm no derivado de petróleo e 22,4 kgfm no combustível vegetal.
Fabricado em São José dos Pinhais, Paraná, o Renault Kardian já emplacou 7.558 unidades desde o lançamento em março, porém, a greve de um mês na planta paranaense, que afetou a produção do SUV compacto.
Com potencial de crescimento, o Kardian precisa de uma versão para PCD para reduzir ainda mais o preço e ser mais acessível, assim como uma versão esportiva com motor 1.3 TCe de até 170 cavalos e, quem sabe, câmbio manual.
O Renault Kardian faz parte da nova estratégia da marca francesa de ter um portfólio mais moderno e eficiente, tendo como destaque a transmissão de dupla embreagem com seis marchas, além do motor com turbo e injeção direta de combustível.
Com sua presença, o Kardian já colocou um fim no Stepway 1.6 CVT, ficando agoira somente o 1.0 aspirado, que deve encerrar de vez a produção do velho Sandero. Logo, o modelo terá irmãos como SUV médio e picape.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!